A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Avaliando o Aprendizado - Ensino Clínico II

Pré-visualização | Página 1 de 1

1a Questão (Ref.: 201301635290)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A anticoncepção de urgência, popularmente conhecida como "pílula do dia seguinte" é um método utilizado para evitar uma gravidez indesejada e está indicada em casos de: I Violência sexual II - Relação sexual, sem uso se método anticonceptivos III - Falha conhecida ou presumida do método anticoncepcional em uso de rotina. Com base nas afirmativas acima, assinale a opção correta:
		
	
	Nenhuma das assertivas está correta.
	
	Apenas a assertiva II está correta.
	
	Apenas a assertiva III está correta.
	 
	Apenas a assertiva I está correta.
	 
	Todas as assertivas estão corretas.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 201301724544)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No que diz respeito à anticoncepção, os serviços de saúde devem fornecer todos os métodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministério da Saúde, ao mesmo tempo em que os profissionais de saúde devem empenhar-se em bem informar os usuários para que conheçam todas as alternativas de anticoncepção e possam participar ativamente da escolha do método. Com relação a essa temática, assinale a opção INCORRETA:
		
	
	( ) A atuação dos profissionais de saúde na assistência à anticoncepção envolve, necessariamente, três tipos de atividades: educativas, aconselhamento e atividades clínicas que devem ser desenvolvidas de forma integrada.
	 
	( ) Na decisão sobre o método anticoncepcional a ser usado, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos: a escolha da mulher, as características dos métodos e os fatores sociais e financeiros relacionados aos usuários do método.
	 
	( ) a reversibilidade do método anticoncepcional, refere-se quando interrompido, o método contraceptivo deve proporcionar a recuperação total da fertilidade.
	
	( ) Nas orientações relativas ao uso do preservativo feminino, deve-se orientar o casal para que esse preservativo seja usado em todas as relações sexuais, mesmo durante a menstruação, e seja mantido em lugar fresco, seco e de fácil acesso ao casal, afastado do calor, observando-se a integridade da embalagem, bem como o prazo de validade.
	
	( ) As atividades educativas devem ser desenvolvidas com o objetivo de oferecer à clientela os conhecimentos necessários para a escolha e posterior utilização do método anticoncepcional mais adequado, assim como propiciar o questionamento e reflexão sobre os temas relacionados com a prática da anticoncepção inclusive a sexualidade.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 201301635341)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O método de Billings baseia-se na determinação do período fértil pela auto-observação das mudanças do muco cervical e da sensação de umidade na vagina ao longo do ciclo menstrual. O último dia de sensação vulvar de umidade lubrificante chama-se ápice e por este achado, o enfermeiro poderá orientar o casal sobre o período infértil, que começará:
		
	 
	Na 2ª noite após o ápice.
	
	Na 3ª noite após o ápice.
	
	Na 1ª noite após o ápice.
	
	Na 5ª noite após o ápice.
	 
	Na 4ª noite após o ápice.
		
	
	
 4a Questão (Ref.: 201301641156)
	A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher tem como princípios norteadores:
		
	
	A promoção a saúde da mulher a prevenção de doenças e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	
	A integralidade e promoção da saúde de todas as mulheres com HIV/AIDS e das portadoras de câncer ginecológico e de pulmão, excluindo as portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.
	
	A proibição do aborto inseguro e das cesáreas desnecessárias e atenção obstétrica à mulher.
	
	A promoção a saúde da mulher e de seus direitos sexuais e reprodutivos.
	 
	A integralidade e a promoção da saúde num enfoque de gênero, buscando consolidar os avanços no campo dos direitos sexuais e reprodutivos, com ênfase na melhoria da atenção obstétrica, no planejamento familiar, na atenção ao abortamento inseguro e no combate à violência doméstica e sexual.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 201301724543)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Conforme preconização do Ministério da Saúde, o Planejamento Familiar deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos para garantir às mulheres e aos homens o direito de escolha livre e consciente acerca do método contraceptivo mais adequado para o seu contexto socioeconômico e cultural. Frente as orientações necessárias sobre os métodos contraceptivos a ser decidido pelo casal, o(a) enfermeiro(a) deve considerar determinadas características. Assim, preencha as lacunas, realizando a associação com: 1- Eficácia; 2- Facilidade de uso; 3- Reversibilidade e 4- Aceitabilidade. ( ) O método anticoncepcional, quando interrompido, deve proporcionar a recuperação total da fertilidade, de acordo com a faixa etária do (a) usuário (a). ( ) Utiliza-se a taxa de falha que, para seu cálculo, tem como numerador o número de mulheres com gestação não desejada e, como denominador, o total de mulheres usuárias de um determinado método anticoncepcional nos primeiros 12 meses de uso. ( ) O método contraceptivo deve ser de conhecimento da população e ser assimilado pelas usuárias. A escolha e o uso do método devem ter o suporte adequado do profissional da saúde. ( ) O respeito aos aspectos psicológicos, culturais e étnicos pelos profissionais da saúde são fatores determinantes para a adaptação do usuário(a) ao método escolhido. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.
		
	 
	(3) (1) (2) (4)
	 
	(3) (2) (4) (1)
	
	(2) (1) (3) (4)
	
	(2) (3) (4) (1)
	
	(2) (3) (1) (4)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.