Buscar

Literatura Brasileira e Identidade Nacional

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	"No período romântico, a Literatura de cada nação europeia buscava frequentemente colocar em evidência seus respectivos heróis nacionais, representados por reis e cavaleiros andantes medievais. (...) Assim como os europeus buscavam um herói que representasse suas origens nacionais, alguns autores brasileiros faziam o mesmo [utilizando o índio]." (José Luis Jobim e Roberto Acízelo de Souza) Esta reflexão refere-se ao:
		
	 
	Ultra-romantismo.
	
	Medievalismo.
	 
	Indianismo.
	
	Parnasianismo.
	
	Barroco.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Identifique abaixo a qual movimento literário pertence esta visão sobre os nativos:
		
	 
	Simbolismo indianista.
	
	Barroco indianista.
	
	Realismo indianista.
	 
	Romantismo indianista.
	
	Parnasianismo indianista.
	
Explicação:
O Romantismo, corrente da literatura difundida no Brasil a partir do século XIX possuía uma vertente de exaltação da nacionalidade. Nesta vertente o indígena ganhava destaque sendo enaltecido como herói nacional.
 
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Gilberto Freyre em sua obra Casa Grande & Senzala procurou:
		
	 
	apresentar uma imagem positiva de um Brasil mestiço , como resultado da fusão das três raças.
	
	difundir a eugenia em sua obra, ou seja, um branqueamento racial.
	
	defender a inexistência da chamada "democracia racial e combater a fusão dasx três raças.
	
	estimular as imigrações estrangeiras , principalmente de orientais, para o desenvolvimento das atividades urbanas.
	
	despertar nos governos republicanos a idéia de criação de reservas indígenas e quilombos.
	
Explicação:
Casa-Grande & Senzala é uma obra surpreendente e esclarecedora sobre a formação do povo brasileiro- com todas as qualidades e seus vícios-, e foi importantíssima para consagrar a importância do indígena- e principalmente do negro- no desenvolvimento racial e cultural do Brasil, que é um dos mais complexos do mundo.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	"Com efeito, desde os anos 1870, teorias raciais passam a ser largamente adotadas no país - sobretudo nas instituições de pesquisa e de ensino brasileiras predominantes na época -, em uma clara demonstração de que os critérios políticos estavam longe dos parâmetros científicos de análise. Percebe-se, então, uma clara selecão de modelos, na medida em que, frente a uma variedade de linhas, nota-se uma evidente insistência na tradução de autores darwinistas sociais que, como vimos, destacavam o caráter essencial das raças e, sobretudo, o lado nefasto da miscigenação." ( SCHWARCZ, Lilia M. USOS E ABUSOS DA MESTIÇAGEM E DA RAÇA NO BRASIL uma história das teorias raciais em finais do século XIX.).
Um dos principais nomes defensores das teorias raciais no Brasil foi: 
		
	 
	Gonçalves Dias.
	
	Gregório de Matos
	 
	Nina Rodrigues.
	
	Camilo Castelo Branco.
	
	José de Alencar.
	
Explicação:
Nina Rodrigues é considerado o fundador da antropologia criminal brasileira e pioneiro nos estudos sobre a cultura negra no país. Foi o primeiro estudioso brasileiro a abordar o problema do negro como questão social relevante para a compreensão da formação racial da população brasileira, apesar de adotar uma perspectiva racista, nacionalista e cientificista, em seu livro Os Africanos no Brasil (1890-1905).[1]
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque entre as opções abaixo aquela que apresenta o nome de dois autores que se dedicaram a refletir sobre a presença da cultura africana na identidade social brasileira.
		
	
	Caio Prado Jr e Gilberto Freyre.
	
	Nina Rodrigues e Roquette Pinto.
	
	Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Jr.
	 
	Gilberto Freyre e Nina Rodrigues.
	
	Von Martius e Nina Rodrigues.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Os embates científicos raciais se agravaram no Brasil após a abolição da escravidão, as discussões sobre raça e mestiçagem passaram a fazer parte da agenda dos assuntos ligados à cidadania brasileira. A simples importação de análises científicas feitas por europeus e estadunidenses deixou de ser suficiente. Mesmo partindo de lugares diferentes (o direito, a medicina e o jornalismo), Silvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha identificaram a diversidade racial ¿ principalmente a forte presença negra no Brasil ¿ como:
		
	 
	Entrave para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil República, de fato se transformassem em prática social;
	
	Entrave para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil Imperial, de fato se transformassem em prática social;
	
	Solução para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil Colonial, de fato se transformassem em prática social;
	 
	Solução para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil República, de fato se transformassem em prática social;
	
	Entrave para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil República, jamais se transformassem em prática social;
	
Explicação:
É interessante perceber, como foram ricas e profundas as contribuições desses autores: Silvio Romero, Nina Rodrigues e Euclides da Cunha que em suas análises pesquisaram a questão da mestiçagem e o negro.
Esses cientistas sociais, identificaram a diversidade racial, principalmente a forte presença negra no país e, verificaram como o ¿entrave para que as palavras ordem e progresso, estampadas na bandeira do Brasil República, de fato se transformassem em prática social¿. Portanto, a única proposição correta é a terceira.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	O movimento indianista foi uma adaptação do Romantismo à realidade brasileira, na falta do cavaleiro medieval, qual figura foi escolhida para representar o herói nacional?
		
	
	O português;
	
	O africano;
	
	O afrodescendente;
	
	O mestiço.
	 
	O índio;
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O Brasil é constituído por diversidade étnico-cultural. Contudo, embora reconheçamos esta diversidade, pode-se pontuar que:
		
	 
	Diferentes povos contribuíram, em diferentes nuances, para a formação da sociedade brasileira.
	
	Houve menor contribuição dos povos indígenas.
	
	A contribuição dos povos indígenas e africanos se sobrepõe àquela dos portugueses.
	
	Houve maior contribuição e importância dos europeus.
	
	A contribuição dos povos indígenas e europeus se sobrepõe àquela dos africanos.

Continue navegando