Buscar

APOL 1 - DIREITOS HUMANOS E ECONOMIA BRASILEIRA html

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“Embora a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) tenha fixado um elenco dos direitos humanos básicos, em seu momento inicial não apresentava força jurídica obrigatória e vinculante, uma vez que foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas sob a forma de resolução, e não pelos Estados partes em forma de tratado. Ao longo do tempo, porém, a Declaração assumiu a natureza jurídica de norma de jus cogens. Ainda que seja um documento de soft law, e não um tratado, por sua autoridade histórica assumiu o papel de uma cartilha de valores elementares compartilhados pela comunidade internacional, tornando-se um código de atuação e de conduta para todos os Estados”.
Fonte: FACHIN, M. G. (Org.). Guia de proteção dos direitos humanos: sistemas internacionais e sistema constitucional. Curitiba: InterSaberes, 2019, (livro eletrônico), (Capítulo 1).
Vimos no livro base da disciplina que o sistema universal ou global de proteção dos direitos humanos é formado por instrumentos e órgãos pertencentes a duas grandes áreas: a convencional e a extraconvencional. Com base nessa informação, analise os enunciados abaixo e selecione a alternativa que contém características do sistema convencional.
I. O sistema convencional é derivado da Carta da Organização das Nações Unidas (ONU) e da atuação de seus órgãos.
II. O sistema convencional é originado de tratados internacionais dos quais os Estados são signatários.
III. O sistema convencional tem como fundamento o consentimento prestado pelos Estados signatários ao assumirem as obrigações constantes em um instrumento internacional.
IV. Os órgãos criados por essas convenções, monitoram o cumprimento das obrigações estatais, desenvolvem a interpretação das disposições normativas e recebem e apuram as petições ou comunicações de indivíduos vítimas de violações de direitos humanos.
	
	A -
	Estão corretas apenas as afirmativas II e III
	
	B -
	Estão corretas apenas as afirmativas I e IV
	
	C -
	Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV
	
	D -
	Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV
	
	E -
	Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV
Questão 2/5 - Economia Brasileira
Bem, acreditamos que, agora, você deve estar entendendo o porquê se usa tanto aquela famosa frase "parece que as pessoas não entendem o que eu falo". Talvez seja exatamente isso: elas realmente não entenderam o que foi dito ou, ainda, é possível que o que foi dito não seja o que se queria dizer. Entendeu? Bem, o que importa aqui é que você perceba que a verdade é uma construção que pode ser vista sob diferentes ângulos. 
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, introdução, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente o significado do termo Efeito Rashomom: 
	
	A-
	Esse termo é usado para identificar aqueles casos onde se configura uma disputa de poder entre os diferentes grupos que disputam a liderança em uma instituição.
	
	B-
	Esse termo é usado para identificar aqueles casos individuais nos quais há a interferência de variáveis sociais aleatórias.
	
	C-
	Esse termo é usado para identificar aqueles casos nos quais a solidariedade coletiva é responsável pela correta distribuição de renda.
	
	D-
	Esse termo é usado para identificar aqueles casos onde os acontecimentos seguem padrões diferentes, resultando em dificuldade de compreensão por parte das pessoas envolvidas.
	
	E-
	Esse termo é usado para identificar aqueles casos onde não possível apurar com segurança um acontecimento, uma vez que cada testemunha o relata de forma diferente.
Questão 3/5 - Economia Brasileira
Leia o texto a seguir e responda:
"A história do Brasil, como do resto da história de qualquer país, não é "oito ou oitenta", assim como não é um romance com grupos de heróis e vilões caricatos. A formação do Brasil está mais para um palco onde personagens reais, com personalidades complexas, reagem como podem ao ambiente e às regras do tempo em que vivem."
Fonte: BRAGA, Bernardo Piccoli Medeiros e SILVA, João Ernani. Uma reflexão introdutória sobre o Brasil e sua formação econômica. Curitiba: Intersaberes, 2016, introdução, adaptado. 
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina, examine se os enunciados abaixo (relativos ao estudo da Formação Econômica Brasileira) são verdadeiros (V) ou falsos (F), e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( V ) O estudo da formação econômica do Brasil (FEB) exige que fatos sejam analisados segundo o contexto histórico e a percepção daqueles que desta aventura participaram. 
( V ) O estudo da FEB tem como objetivo desvendar a construção institucional do Brasil; nesse sentido, a investigação científica desse tema pode ser feita de diversas formas. 
( V ) Alguns autores retornam ao período da chegada dos portugueses ao que viria a ser o território brasileiro e vêm até os dias atuais buscando apresentar o impacto das heranças coloniais (por exemplo, Celso Furtado). 
( V ) Outros autores vão menos longe e buscam nas instituições mais recentes, cerca de um século atrás, elementos causais para justificar a identidade que hoje assumimos (por exemplo, Marcelo de Paiva Abreu).
	
	A -
	V, F, F, F
	
	B -
	F, V, V, F
	
	C -
	V, V, V, V
	
	D -
	V, F, V, F
	
	E -
	F, F, F, F
Questão 4/5 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“A Comissão de Direitos Humanos (CDH), criada em 1946, tendo como pano de fundo o segundo pós-guerra, concebeu uma estratégia de atuação da ONU na área de direitos humanos sob o conceito de Carta Internacional dos Direitos Humanos, que compreendia a elaboração de uma Declaração Universal, de uma Convenção de Direitos Humanos e o estabelecimento de medidas de implementação. Não houve dificuldades intransponíveis para se dar o primeiro passo, ou seja, para a elaboração da Declaração Universal, adotada em 1948 na Assembleia-Geral, por 48 votos a favor e 8 abstenções. A Declaração, não sendo mandatória, representou uma nova vis directiva. Além dos direitos civis e políticos, incorporou os direitos econômicos, sociais e culturais, e constituiu uma manifestação clara do repúdio aos regimes totalitários”.
Fonte: LAFER, Celso. A ONU e os direitos humanos. Estud. av., São Paulo, v. 9, n. 25, p. 169-185, Dec. 1995. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000300014&lng=en&nrm=iso>. access on 19 Feb. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141995000300014.
Com base nos seus conhecimentos sobre o sistema universal de proteção dos direitos humanos, acerca das principais características da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), analise as afirmativas abaixo assinalando V para verdadeiro e F para falso. Após, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
I. A DUDH é marcada pela amplitude: mostra-se ampla ao compreender um conjunto de direitos e faculdades necessários para que um indivíduo possa desenvolver sua capacidade física, moral e intelectual.
II. A DUDH é marcada pela focalização: promove a "compensação" no nível microssocial, o assistencialismo focado na pobreza crítica em um contexto caracterizado pela transferência de renda para cima.
III. A DUDH é marcada pela universalidade: é universal ao ser aplicável a todas as pessoas, sem restrições de nacionalidade, raça, religião ou sexo, independentemente do regime político do território no qual incide.
IV. A DUDH é marcada pela complementariedade: trata-se de um enfoque que promove a mercantilização dos bens sociais, entendidos como “satisfatórios” sociais, com a produção e gestão privada dos mesmos.
	
	A -
	F, V, V, V
	
	B -
	F, V, V, F
	
	C -
	F, F, V, FD -
	F, V, F, V
	
	E -
	V, F, V, F
Questão 5/5 - Direitos Humanos
Leia o texto abaixo e depois responda à questão:
“O Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais (doravante, PIDESC), adotado pela Assembleia Geral da ONU, em 1966, entrou em vigor no dia 3 de janeiro de 1976. O PIDESC consagra diversos direitos sociais, como o direito à segurança social, incluindo a assistência social, bem como o direito a um nível de vida suficiente (artigos 9.º e 11.º, respetivamente). Mas os direitos económicos, sociais e culturais constantes do Pacto devem ser lidos numa perspectiva de acordo com a qual os particulares “devem usufruir dos direitos, das liberdades e da justiça social de forma simultânea”, sendo que a proteção desses mesmos direitos é necessária na medida em que “o direito a uma vida condigna não pode ser atingido a não ser que as necessidades básicas da vida – trabalho, alimentação, habitação, saúde, educação e cultura – estejam, adequada e equitativamente, acessíveis a todos" (Adaptado).
Fonte: BRAS, Afonso. O Núcleo Essencial dos Direitos Sociais na Ordem Jurídica Internacional. e-Pública, Lisboa, v. 3, n. 2, p. 194-208, nov. 2016. Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183184X2016000200009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 19 fev. 2019.
Partindo da contextualização acima e do livro base da disciplina de “Direitos Humanos”, assinale a alternativa que descreve corretamente dois dos principais direitos econômicos, sociais e culturais previstos pelo Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.
	
	A -
	“Direito à não discriminação” e “Direito à propriedade privada”.
	
	B -
	“Direito à seguridade social” e “Auxílio moradia”.
	
	C -
	“Direito a condições dignas de vida” e “Direito à educação”.
	
	D -
	“Direito à participação na vida cultural” e “Direito à discriminação”.
	
	E -
	“Proteção da família” e “Seguro desemprego”.

Outros materiais