Buscar

Questões sobre o Imperialismo na África e Ásia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sobre o imperialismo na África e na Ásia, analise as proposições abaixo e identifique as que se relacionam diretamente com o período abordado.
1) Na China, os ingleses aproveitaram-se da Guerra do Ópio para conquistar os portos importantes da região, como os de Hong Kong e Xangai.
2) Durante a Conferência de Berlim, foi definida cada região que as potências europeias explorariam na África, o que fez com que a região passasse a ser ocupada por diferentes países.
3) Em decorrência do imperialismo presente na África e na Ásia, os povos desses continentes passaram a conviver de forma mais harmoniosa.
4) Por causa do processo de ocupação ocorrido nas regiões da Ásia e da África, os países de lá atualmente encontram-se em alto estágio de desenvolvimento.
Está(ão) correta(s):
	
	1, 2 e 3 e 4
	
	1 e 4
	
	2, apenas
	
	1 e 3
	 
	1 e 2
Entre as afirmativas abaixo apenas uma delas NÃO pode ser relacionada à experiência histórica do Neocolonialismo, assinale-a:
	
	o etnocentrismo europeu implicava em não reconhecer nas sociedades africanas o valor de suas culturas e entendê-las como sociedades que possuíam uma dinâmica própria de funcionamento.
	
	embora a superioridade bélica dos países europeus, já industrializados, a submissão dos povos africanos e asiáticos não foi pacífica, pois ocorreram inúmeros conflitos contra a exploração estrangeira.
	
	pela ideologia da "missão civilizadora" podemos concluir que a mentalidade europeia acerca dos povos fora do continente permanecia marcada pelo etnocentrismo, que entendia sua cultura como civilizada, e as demais, como bárbaras.
	 
	a única diferença significativa entre o colonialismo e o neocolonialismo consiste no fato de que na América não houve resistência à conquista europeia, já na Ásia e África ocorreram vários conflitos contra o imperialismo europeu.
	
	essa expansão neocolonial também é conhecida como ¿imperialismo¿, pois países europeus como a França e a Inglaterra formaram impérios na Ásia e África para garantir seu enriquecimento.
	O momento de expansão das potências industriais europeias em direção aos continentes asiático e africano no século XIX pode ser definida como:
	
	
	Novos fluxos comerciais
	
	Era dos extremos
	
	Era Meiji
	
	Era das revoluções
	 
	Neocolonialismo
	
	O colonialismo pode ser considerado como a glória para os impérios coloniais do século XIX por que:
	
	A Europa estava passando por grave situação financeira e a posse de novas colônias garantiria a recuperação das principais potências da região.
	
	Quanto mais colônias um país possuísse, maior era sua possibilidade de expandir seus domínios sobre as colônias de outras metrópoles.
	
	Havia a possibilidade de expansão dos negócios bancários e de aquisição cada vez maior de novas matérias primas.
	
	A formação de impérios coloniais estava atrelada ao respeito e a manutenção de valores culturais e religiosos por parte das metrópoles.
	 
	Para o homem comum, fazer parte de uma nação colonizadora significava motivo de orgulho.
Podemos apontar como consequências da Guerra do Ópio entre a China e a Inglaterra:
	
	vitória inglesa, mas com o Tratado de Nanquim do comércio de ópio foi proibido definitivamente na China.
	
	vitória da China que conseguiu afastar em definitivo a ameaça inglesa em seu território e assegurou para si a posse sobre Hong Kong.
	
	embora a China tenha sido obrigada e entregar Hong Kong para a Inglaterra, podemos considerar uma vitória parcial dos chineses devido a proibição do comércio de ópio em seu país.
	 
	vitória da Inglaterra e assinatura do Tratado de Nanquim, que concedia o direito sobre a ilha de Hong Kong para a Coroa inglesa.
	
	vitória chinesa e assinatura dos Tratados Desiguais que concediam à China a posse da antiga ilha britânica de Hong Kong.
	
	
"A principal característica desse processo desenfreado por ampliação de espaços era a de que a expansão dos Estados europeus tinha sido motivada por uma necessidade irrefreável de ampliação de mercados das economias competitivas (...). Isto significava uma mudança radical no modo de organização política dos Estados-nação, uma vez que suas fronteiras tornaram-se restritivas e constrangedoras para a expansão dos mercados." (REIS FILHO, 2011). Acerca do processo de expansão de mercados que caracterizou o neocolonialismo no século XIX, podemos apontar como fator primordial para esse processo a consolidação do:
	
	Anarquismo
	
	Cientificismo
	
	Socialismo
	 
	Capitalismo
	
	Racionalismo
Sobre a colonização da África do Sul e suas consequências, assinale a única alternativa INCORRETA:
	
	os colonos chamados de bôeres, de origem holandesa, desenvolveram uma língua própria, o africâner, um dos idiomas africanos oficiais atualmente.
	
	as riquezas daquela região africana despertaram os interesses ingleses, que entraram em guerra contra os colonos, este episódio ficou conhecido como Guerra dos Bôeres.
	 
	os povos africanos não foram capazes de organizar uma resistência contra a presença holandesa e a conquista da região se efetivou rapidamente e de forma pacífica.
	
	entre os séculos XVII e XVIII, houve um afluxo de imigrantes holandeses e franceses, sobretudo calvinistas, que povoaram a região onde atualmente se localiza a África do Sul.
	
	os holandeses fundaram a Cidade do Cabo no século XVII, e desde o início de sua história a cidade se tornou um importante entreposto comercial para os navios que rumavam para o Oriente em busca de especiarias.
	
	Várias estratégias de domínio foram mobilizadas na África, pelos europeus, durante o neocolonialismo. Dentre elas, podemos citar:
	
	A tentativa pacifica de domínio cultural, através do cinema e da literatura.
	
	O respeito às tradições culturais e religiosas dos povos dominados.
	 
	O estimulo as rivalidades entre as tribos locais, para enfraquecer a resistência a presença europeia.
	
	Diversos acordos diplomáticos que garantiam a permanência europeia.
	
	O reconhecimento do direito de autodeterminação dos povos.
A visão dos europeus acerca das sociedades africanas implicava:
	 
	O não reconhecimento de suas culturas e das suas dinâmicas próprias de funcionamento.
	
	buscar integrá-las como parceiras no sistema capitalista europeu.
	
	Trocas comerciais e transmissão de valores entre ambos
	
	Eliminação total e completa dos colonizados para ocupação de seu território com imigrantes europeus
	
	Troca de conhecimento e consciência acerca do que suas culturas poderiam acrescentar ao europeu.
A corrida imperialista, também chamada neocolonialsmo, dividiu territórios africanos e asiáticos entre os países europeus de acordo com as possibilidades políticas e econômicas de cada um. Sobre este tema relacione as colunas. 
I. Imperialismo francês 
II. Imperialismo britânico 
III. Imperialismo japonês 
IV. Imperialismo norte-americano 
( ) Foi resultado de um processo relativamente rápido de industrialização conseguindo incorporar a parte meridional da ilha Sacalina de propriedade russa. 
( ) No continente asiático, conquistou a Indochina (atuais Vietnã, Camboja e Laos) onde desenvolveu seringais para a produção do látex. 
( ) Apresentou fases distintas, a primeira caracterizada por um forte isolamento e a segunda pela ampliação de seus domínios que passam a ir de uma costa a outra de seu continente. 
( ) Com a invasão da Índia, iniciou seu domínio pela Ásia onde se cultivou ópio para ser negociado com os chineses. 
A ordem de preenchimento correta é:
	
	II, I, IV, III
	 
	III, I, IV, II
	
	I, II, III, IV
	
	II, IV, III, I
	
	IV, III, II, I
	
	
Analise as seguintes características de um conflito ocorrido como resultado do imperialismo inglês: Essa guerra foi desastrosa para a China e culminou com a vitória inglesa e a assinatura do Tratado de Nanquim. Além do pagamento de uma indenização,a China foi obrigada a abrir cinco portos ao comércio britânico, a entregar a ilha de Hong Kong - que ficaria mais de um século sob o domínio inglês. Trata-se da:
	
	Guerra dos Bôeres.
	
	Revolução Meiji.
	 
	Guerra do Ópio.
	
	Revolta dos Sipaios.
	
	Guerra dos Boxers.
Historicamente, o neocolonialismo pode ser entendido como a retomada de praticas que já haviam caracterizado a Europa após a expansão marítima, durante a colonização da América. Embora ambos os processos tenham suas particularidades, podemos apontar como uma semelhança entre eles:
	
	A adoção de um modelo único, comum a todas as metrópoles.
	
	A posição da igreja católica que se opunha firmemente a toda e qualquer forma de colonização
	
	A manutenção dos sistemas políticos autônomos nas colônias.
	 
	A Resistência dos povos, tanto na colonização da América quanto no neocolonialismo.
	
	O respeito as diversidades étnicas e culturais.

Mais conteúdos dessa disciplina