Buscar

Geografia: Fundamentos e Metodologias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
1-Estudar o lugar para compreender o mundo significa para o aluno a possibilidade de trilhar no caminho de construir a sua identidade e reconhecer o seu pertencimento”. 
A análise geográfica do lugar no qual moramos pressupõe investigações históricas, sociais, econômicas, políticas, culturais etc. Para entender geograficamente o “seu” lugar, você precisa estabelecer algumas relações. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais são as relações que precisam ser estabelecidas?
	
	C
	Relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social 
que a produziu e faz uso dela.
2“A geografia trabalha com conceitos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas e em geral elas possuem representações sobre tais conceitos”. 
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, um determinado conceito ignorava as lutas e resistências dos povos sem Estado. Não reconhecia nem valorizava sua organização socioespacial e seus modos de vida não capitalista. Qual é esse conceito?
	
	A
	Território.
3“O conhecimento cada vez mais elaborado do ser humano e da natureza, vindo das mais diferentes ciências, podem auxiliar na explicação da condição humana”. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque clássico apresentava:
	
	E
	Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus
 aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
4“A geografia [...] tem também se reestruturado, tornando-se uma ciência mais plural. Por um lado, ela reafirma seu foco de análise, que é o espaço, mas, por outro, torna-se mais consciente de que esta é uma dimensão da realidade, e não a própria realidade, complexa e interdisciplinar”.
Ao analisarmos as imagens no ensino da geografia, podemos ter uma ideia da realidade que nos é por ela revelada, contudo temos que saber que essa visão compreenderá apenas uma visão parcial do todo. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre o uso de imagens:
I. Para uma compreensão total, teremos que vislumbrar elementos para além da escala visível.
II. Conforme o encaminhamento pedagógico, tornam-se instrumentos para desvelar ideologias, compreender relações sociais, políticas entre outras.
III. As diferentes formas de interpretação se mostrarão imprescindíveis para a diferenciação entre a paisagem e o espaço, entre versão e fato.
IV. Podem ser como recursos autossuficientes para o processo de ensino e aprendizagem.
	
	B
	I, II e III apenas.
5“O ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico na sua concretude, nas suas contradições”.
A preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal, e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção. Quais são as duas posições teóricas? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon.
II. ( ) Sigmund Freud.
III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski.
IV. ( ) Lev Vigotski.
	
	B
	V – F – F – V
Cidades Educadoras
1“[...] o termo ‘urbanismo’, definido como a ‘ciência e teoria da localização humana’, foi cunhado somente no início do século XX, momento no qual a expansão da cidade industrial já era uma realidade consolidada, o que deprecava, em termos de respostas, novas posturas críticas e reflexivas sobre os problemas urbanos daí advindos [...]”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as características do processo de urbanização no final do século XX e do modelo de planejamento urbano emergente nesse contexto, leia as afirmativas e assinale V para verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) O planejamento urbano do final do século XX se caracterizou pela simplicidade, numa fase de organização do modo de produção capitalista.
II.( ) O século XX foi marcado pelo início da Terceira Fase da Modernidade, de urbanização mais complexa, caracterizada por uma sociedade do risco, mais racional e individualista.
III.( ) A urbanização, hoje, é a continuação do processo vivido no período do mercantilismo e da industrialização.
IV. ( ) O espaço urbano é uma concretização do modo de produção capitalista e a cidade, uma manifestação dessa concretização.
Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
“A cidade educadora adquire e esforça-se por difundir a consciência de todas as possíveis repercussões mútuas que as pessoas e grupos exercem entre si dentro do espaço público da cidade e procura descobrir todas as suas potencialidades positivas em ordem ao progresso pessoal e social de todos os seus componentes”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre as perspectivas de diferentes autores a da educação não formal, relacione corretamente os autores às suas respectivas considerações:
1. Souza
2. Gohn
3. La Belle
4. Gadotti
( ) Define a educação não formal como toda atividade educacional organizada, sistemática, executada fora do quadro do sistema formal.
( ) Trata da questão da educação formal e da não formal reconhecendo que toda educação é, de certa forma, formal, no sentido de ser intencional.
( ) Defende a ideia de que, para se criar um contexto favorável envolvendo a educação não formal, é importante que as cidades, ou a política das cidades, assuma a educação como prioridade.
( ) Na educação não formal, as metodologias operadas no processo de aprendizagem partem da cultura de indivíduos e grupos, da problematização da vida cotidiana.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	B
	3 – 4 – 1 – 2
3“[...] a reinvenção dos espaços a cada processo de mudança, na economia, nas relações sociais e na política, altera a paisagem, que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade”.Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre a percepção da paisagem da cidade educadora, analise as afirmativas:
I. A percepção da paisagem é campo de trabalho exclusivo do geógrafo.
II. Essa percepção abrange o conhecimento adquirido dentro e fora do espaço formal da escola.
III. Tal percepção compreende as metodologias, as competências e as habilidades envolvidas no processo.
IV. Aprender na cidade e com a cidade envolve criatividade e subjetividade.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	E
	II, III e IV
4“Paulo Freire [...] nos diz da necessidade de uma educação popular. Ele se refere à construção de saberes que reconheçam a presença das classes populares dentro das escolas públicas que se tornariam realmente progressistas à medida que fossem criadas novas práticas democráticas que atendessem a essas demandas”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre o papel da escola sob o olhar de Paulo Freire, é correto afirmar que:
	
	C
	Há informalidade no espaço formal da escola e a possibilidade 
de realizar educação não formal nos espaços formais de educação.
“Tornava-se evidente que esta tensão entre frequência, infraestruturas educativas e reivindicações sociais não podia sobreviver às alterações econômicas, sobretudo do pós-2ª Guerra Mundial, obrigando as estruturas governativas a conferir um outroespaço à educação, no quadro das opções estratégicas”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Cidades educadoras: um olhar acerca da cidade que educa sobre os sistemas escolares no contexto do pós-Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
	
	A
	caracterizaram-se pela incapacidade de atender à demanda escolar,
 na escassez de formação de novos profissionais e na limitada ação
 dos sistemas escolares na promoção social.

Continue navegando