Buscar

Simulado 2 - trabalho

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201307517243)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(OAB/RJ 32º EXAME) Assinale a opção incorreta:
		
	
	Além do pagamento em dinheiro, compreendem-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, a habitação e o vestuário concedidos in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado.
	 
	O adicional de insalubridade fixado pela legislação trabalhista corresponde sempre a 30% do salário mínimo, independentemente de previsão contratual.
	
	Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.
	 
	As diárias para viagens e as ajudas de custo são verbas contratuais, sendo que a primeira integra o salário, em princípio, para todos os efeitos, se exceder 50% do salário-base diário do empregado, o que não acontece com as ajudas de custo, que, em princípio, não integram o salário do trabalhador.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307655963)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca do Contrato de Trabalho Temporário previsto na Lei 6.019/74, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta: I) Não existe prefixação de prazo para essa modalidade de contrato. II) O contrato de trabalho temporário somente é admissível na hipótese de substituição de mão de obra temporária. III) No contrato de trabalho temporário a Carteira Profissional do Trabalhador não é anotada, tendo em vista ser considerado na lei 6019/74 como trabalho autônomo. IV) No contrato de trabalho temporário há uma relação bilateral entre o trabalhador e o empregador. Jamais haverá intermediação da mão de obra. V) Em Nenhuma hipótese o tomador do serviço terá qualquer tipo de responsabilidade trabalhista para com o empregado temporário.
		
	
	Somente é falsa a alternativa V.
	 
	Todas as alternativas são faltas.
	 
	As alternativas I e V estão erradas e as demais corretas.
	
	Todas as alternativas são corretas.
	
	Somente é correta a alternativa IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307517248)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/FGV 2010.2) Marcos foi contratado para o cargo de escriturário de um banco privado. Iniciada sua atividade, Marcos percebeu que o gerente lhe estava repassando tarefas alheias à sua função. A rigor, conforme constava do quadro de carreira da empresa devidamente registrado no Ministério do Trabalho e Emprego, as atribuições que lhe estavam sendo exigidas deveriam ser destinadas ao cargo de tesoureiro, cujo nível e cuja remuneração eram bem superiores. Esta situação perdurou por dois anos, ao fim dos quais Marcos decidiu ajuizar uma ação trabalhista em face do seu empregador. Nela, postulou uma obrigação de fazer ? o seu reenquadramento para a função de tesoureiro ? E o pagamento das diferenças salariais do período. Diante desta situação jurídica, é correto afirmar que:
		
	
	o pedido deve ser julgado improcedente, uma vez que a determinação das atividades, para as quais o empregado está obrigado, encontra-se dentro do jus variandi do empregador.
	 
	o pedido deve ser julgado procedente, se for demonstrado, pelo empregado, que as suas atividades correspondiam, de fato, àquelas previstas abstratamente na norma interna da empresa para o cargo de tesoureiro.
	
	o pedido deve ser julgado procedente em parte, uma vez que só a partir da decisão judicial que determine o reenquadramento é que o empregado fará jus ao aumento salarial.
	
	o pedido está inepto, uma vez que este é um caso típico de equiparação salarial e não houve indicação de paradigma.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308002555)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A CLT veda qualquer descontos nos salários dos empregados, salvo:
		
	
	somente nos casos de empréstimos contratados diretamente com o empregador e em caso de dano causado pelo empregado, que agiu com dolo.
	 
	nos casos de adiantamento, por força de descontos previstos em lei e normas coletivas, assim como em caso de dano causado pelo empregado, que agiu de forma dolosa.
	
	nos casos de descontos de empréstimos consignados e em caso de dano causado pelo empregado, que agiu de forma negligente e quebrou um bem
	
	no caso de adiantamentos e de no caso de empréstimos contratados diretamente com o empregador, somente.
	
	em caso de dano causado pelo empregado, que agiu de forma imprudente e quebrou um bem e no descontos de empréstimos consignados
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307476259)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/SP 126º EXAME) A redução do salário, no direito brasileiro, é:
		
	
	Possível em caso de acordo entre empregado e empregador, desde que tenha por finalidade evitar a dispensa do empregado;
	 
	Possível, mediante convenção ou acordo coletivo de trabalho;
	
	Possível, mediante autorização da Delegacia Regional do Trabalho;
	
	Impossível.

Continue navegando