Buscar

simulado av1 tributario II

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II   
	Aluno(a): WLIANA FEITOSA CAVALCANTE DUTRA
	Matrícula: 201401218687
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Início: 13/03/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201402206225)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Sobre o lançamento tributário, é correto afirmar que
		
	
	considera-se ocorrido o fato gerador e devido o ICMS quando o sujeito passivo faz sua declaração, mesmo não fazendo o pagamento antecipado, que é típico do lançamento por homologação.
	
	as taxas somente podem ter, em razão sua natureza de tributo vinculado, lançamento de ofício, não se admitindo outra modalidade. 
	
	o IPVA tem lançamento por homologação, devendo o sujeito passivo da obrigação tributária fazer a declaração do valor venal do veículo e aguardar o Fisco realizar a notificação para pagamento do tributo.
	
	no ITCD causa mortis o lançamento é necessariamente feito de ofício pelo Fisco, quando da comunicação do óbito feita pelo Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais.
	
	O Imposto de Renda Pessoa Física retido na fonte tem lançamento de ofício pelos Estados-membros e Distrito Federal que, dentro da repartição constitucional de receitas, é o credor de tal imposto.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402378132)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	A legislação que instituiu determinada taxa atribuiu ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento do tributo, sem qualquer exame prévio por parte do órgão da fazenda pública competente pela respectiva arrecadação. A mesma lei prevê que o lançamento do tributo ocorrerá em momento posterior ao pagamento, por meio de ato administrativo com o qual a autoridade tributária, tomando conhecimento da declaração prestada pelo contribuinte quanto à atividade exercida, confirmará ou não o montante do tributo devido. Nesse caso, estando o pagamento correto, a autoridade tributária reconhecerá de ofício a extinção do respectivo crédito tributário. Nessa situação hipotética, de acordo com o CTN, a modalidade de lançamento tributário prevista pela referida lei consiste em lançamento
		
	
	de ofício 
	
	direto.
	
	declaração 
	
	por homologação.
	
	misto 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401831052)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Sobre as formas de extinção do crédito tributário, é correto afirmar: 
		
	
	d) as causas que modificam o crédito tributário não atingem a obrigação que lhe deu origem.
	
	b) a moratória concedida por prazo superior a 5 (cinco) anos extingue o crédito tributário.
	
	a) as formas de extinção do crédito tributário mencionadas pelo artigo 156 do CTN ocorrem sempre após o lançamento.
	
	c) a anistia, assim como a remissão, extingue o crédito tributário decorrente da falta de recolhimento do tributo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402361955)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Suponha-se que determinada sociedade limitada, estando em débito com a fazenda pública estadual em razão do não recolhimento do imposto sobre operações referentes à circulação de mercadorias relativo aos dois últimos anos, promova o parcelamento do valor devido. Nessa situação, o parcelamento
		
	
	concede remissão ao crédito tributário.
	
	exclui o crédito tributário.
	
	suspende a exigibilidade do crédito tributário.
	
	extingue o crédito tributário.
	
	Concede a anistia ao crédito tributário
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402383199)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Não é hipótese de suspensão do crédito tributário:
		
	
	LIMINAR EM MANDADO DE SEGURANÇA
	
	PRESCRIÇÃO 
	
	PARCELAMENTO
	
	DEPÓSITO DO SEU MONTANTE INTEGRAL
	
	MORATÓRIA
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201402269237)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Por meio do lançamento a autoridade administrativa competente inicia o procedimento administrativo de constituição do crédito tributário. Aponte qual dos elementos listados não integra o ato administrativo do lançamento: 
		
	
	A atividade de lançamento tributário configura-se como ato discricionário do agente público competente, cabendo apenas a promoção do lançamento em uma das modalidades descritas na legislação tributária (declaração, arbitramento, ofício e homologação).
	
	verificação da ocorrência, na prática, do fato descrito na norma jurídica como gerador de uma relação obrigacional tributária.
	
	individualização do sujeito passivo (pessoa física ou jurídica) que efetivamente tenha pratica a hipótese legislativa originando a relação jurídica-tributária vinculativa entre contribuinte e ente administrativo (pessoa jurídica de direito público ou de direito privado) responsável pela arrecadação tributária. 
	
	Apontamento das penalidades cabíveis nos casos de infração da norma tributária.
	
	determinação do quanto devido pelo sujeito passivo da relação jurídica tributária, que poderá ser denominado contribuinte ou responsável tributário, este último sempre na forma e limites da legislação em vigor.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201402269173)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	São consideradas causas de extinção do crédito tributário:
		
	
	A moratória, a isenção e a remissão.
	
	A decadência, a transação e a remissão.
	
	O parcelamento, o depósito do montante integral e a remissão.
	
	A isenção, a remissão e o pagamento.
	
	A anistia, a decadência e a prescrição.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201402076635)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	O Código Tributário Nacional, em seu artigo 156, relaciona expressamente as hipóteses de extinção do crédito tributário. As alternativas a seguir apresentam hipóteses que estão inseridas na extinção do crédito tributário, à exceção de uma. Assinale-a.
 
 
 
		
	
	Dação em pagamento com bens imóveis.
.
	
	Pagamento antecipado e homologação do lançamento.
	
	Compensação.
 
	
	Novação.
 
	
	Transação.
 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201402332733)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Avalie as três proposições abaixo, à luz do Código Tributário Nacional, e responda a questão correspondente, assinalando a opção correta. I. Os condôminos de um imóvel são solidariamente obrigados pelo imposto que tenha por fato gerador a respectiva propriedade. II. Segundo entendimento do STJ, a expressão `crédito tributário¿ não diz respeito apenas a tributo em sentido estrito, mas alcança, também, as penalidades que incidam sobre ele. III. No lançamento por homologação, a legislação impõe ao sujeito passivo o dever de pagar, sem que o fisco tenha previamente examinado a matéria ou cobrado o tributo. Contém ou contêm erro: 
		
	
	apenas as duas primeiras proposições. 
	
	nenhuma, pois as três estão certas. 
	
	apenas a primeira. 
	
	apenas a terceira. 
	
	apenas a segunda. 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201402332728)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(AUDITOR FISCAL ¿ RFB ¿ 2003 ¿ ESAF) Avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas; em seguida, marque a opção correta. ( ) Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existentes os seus efeitos, tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios. ( ) A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária. ( ) Salvo disposição de lei em contrário, as convenções particulares, relativas à responsabilidade pelo pagamento de tributos, podem ser opostas à Fazenda Pública para modificar a sujeição passiva, desde que o novo sujeito passivo comunique a existência do convencionado à repartição fazendária competente antes de ocorrero fato gerador da correspondente obrigação tributária. 
		
	
	F, F, F
	
	V, V, F
	
	V, F, F
	
	F, F, V
	
	F, V, F

Continue navegando