Buscar

organizacional (5)

Prévia do material em texto

Papel e Prática da Psicologia Organizacional do Trabalho.
Analise de Cargos: é o processo de reunir informações sobre os elementos do cargo orientados para o cargo e os elementos do cargo orientados para fazer o trabalho
Quem faz Análise: Um supervisor, um especialista em RH ou um consultor.
Como se faz Analise: O método mais comum é observação e entrevista.
Porque se faz Analise: É importante para os procedimentos de seleção, treinamento, desenvolvimento organizacional e outras ações e decisões organizacionais.
ANALISE, DESCRIÇÃO E ESPECIFICAÇÃO DE CARGOS
Antes do processo seletivo a organização precisa detalhar o cargo a ser preenchido.
 
Estas informações são encontradas na “ANALISE DE CARGO”, que inclui informações sobre as tarefas que devem ser executadas como parte do cargo, o equipamento que deve ser utilizado, as condições das instalações de trabalho, as horas e os dias de trabalho, o salário e a estrutura de promoção.
Descrição do cargo – Relato das tarefas de forma sistematizada. O que – Porque – Como, é feita a tarefa.
Especificação do cargo – diz respeito ao conhecimento do candidato, quanto ao cargo pretendido, nível de instrução e experiência, as capacitações e outras qualificações requeridos da pessoa que ocupa o cargo.
MÉTODO DE ANALISE DE CARGO
(Como coletar informações para análise do cargo)
Entrevista – sobre as tarefas desempenhadas no cargo e o os CHAs; “CONHECIMENTO de”, “HABILIDADE de” e “ATITUDE para” bem exercer o cargo.
OBSERVAÇÂO DIRETA – os funcionários são observados enquanto realizam tarefas: Excelente método para compreender as condições adversas. (ruído, calor)
QUESTIONÁRIO – produz uma classificação das informações. As informações são mensuradas num banco de dados.
MÉTODO COMBINADO – combinação ente os métodos anteriores.
Os empregados ao fornecerem os dados da descrição e da especificação do cargo, ajuda a eliminar candidatos não capacitados ao cargo. E torna os candidatos cientes de todos os requisitos do cargo.
As avaliações orientadas para o cargo, focalizam recursos organizacionais, tais como produtividade, tarefa deveres e responsabilidades necessárias para o desempenho do cargo.
As avaliações orientadas para o trabalhador focaliza as características dos trabalhadores, tais como as capacidades e habilidades que eles devem ter para executar o cargo corretamente.

Continue navegando