Buscar

trab direitos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE PELOTAS
NELZA MARIA ALVES MARQUES MACHADO / RA: 335700912820
4° A / NOTURNO
DIREITOS HUMANOS – Atividade Discursiva.
Pelotas
2019
Com base na Legislação vigente e abordando os aspectos Direitos humanos a Teoria do Duplo Estatuto é pautada por relações jurídicas desenvolvidas no plano internacional que se organizam no plano político. Neste contexto, no âmbito do Supremo Tribunal Federal no julgado de habeas corpus, onde foi estabelecido de forma muito amigável a maneira como os Direitos Humanos devem ser classificados, assim como, este tratados devem ser normatizados dentro do país e consiste em uma revisão da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, e traz que os Tratados Internacionais que versem sobre Direitos Humanos, sendo aprovado nas duas Casas Legislativas com quórum do art. 5º, parágrafo 3º, terão status de norma constitucional.
Caso não seja aprovado nestes moldes, terá eficácia supralegal. Ou seja: abaixo da Constituição e acima das leis. Essa teoria também é conhecida como Teoria da Supralegalidade. E por último, terá Força de Lei Ordinária quando os tratados não estiverem embasados em assuntos tangentes aos Direitos Humanos. No caso podemos afirmar que a Teoria do Duplo Estatuto dos Direitos Humanos diz respeito à classificação dos direitos humanos e como suas normas devem ser estabelecidas no Brasil. A repercussão desta teoria em nossa constituição, é de maior segurança a outros princípios, como o da dignidade humana, que são fortemente atacados por grupos mais conservadores. 
Portanto, a Teoria dos Estatutos estará pautada em Normal Constitucional, que visa que tratados internacionais aprovados no Congresso Nacional, segundo o artigo 5° da CF terão força constitucional. Importante notar que os direitos humanos estão no âmbito internacional sendo positivados na constituição na forma de direitos fundamentais. Nesse quesito, é importante notar que os direitos humanos possuem uma hierarquia superior as normas nacionais. Veja que o anteriormente aludido foi positivado no artigo 5º da Constituição Federal. No presente artigo ele fala que as normas de direitos humanos deverão ter status de emenda constitucional.

Outros materiais