Buscar

APOL HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL HISTORIOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
1- Considere a seguinte citação: 
“No prefácio à primeira edição de 'La méditerranée...' [O Mediterrâneo], Braudel iniciou sua obra escrevendo sobre o amor que durante sua vida dedicou ao Mar Interior. Esta foi a principal iniciativa que o levou a escrever uma história de tal personagem tão vasto e diversificado”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CRACCO, Rodrigo Bianchini. A longa duração e as estruturas temporais em Fernand Braudel: de sua tese O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico na Época de Felipe II até o artigo História e Ciências Sociais: a longa duração (1949-1958). Dissertação, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2009. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a contribuição teórica de Braudel presente em sua obra sobre o Mediterrâneo e Felipe II, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A obra de Braudel pautou-se pelas batalhas que a armada espanhola lutou no Mediterrâneo.
	
	B
	Embora haja um recorte geográfico e temporal limitado, a obra de Braudel expressa seu rigor na interpretação das fontes históricas, reconstituindo a história política deste reinado.
	
	C
	A ação política de Felipe II representa o foco da segunda geração dos Annales na constituição de uma nova história política.
	
	D
	O foco em aspectos de longa duração, característico da segunda geração dos Annales, foi o responsável por elevar o Mediterrâneo à categoria de sujeito histórico, inclusive possuindo maior relevância que o próprio Felipe II.
	
	E
	Braudel abordou a história do Mediterrâneo em duas partes, tratando dos aspectos contextuais primeiro; e depois, dos geográficos
2- Considere a seguinte passagem: 
“Ranke foi uma espécie de pai da pátria (praeceptor Germinae), pois falava desde sua convicção profunda de que a história concorria inevitavelmente para a constituição dos Estados-nações e, por conseguinte, também para a instituição do Império Alemão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marco Antônio (org.) A Constituição da História como ciência - De Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 54. 
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre o impacto de Ranke na escrita da história, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A metodologia rankeana exigia rigor metódico porque estava voltada para a recuperação da “história dos vencidos”.
	
	B
	Ranke interpretava a história como processo de formação dos Estados-nação do século XIX, vendo a mesma de forma teleológica e inevitável.
	
	C
	O objetivo do método Rankeano consistia na elaboração de histórias locais, com ênfase em história rural.
	
	D
	A influência de Ranke na institucionalização da história na Alemanha estava ligada ao seu foco em história social, desligada das barreiras nacionais comuns a outros pensadores.
	
	E
	A história representava para Ranke um processo variável e com orientação múltipla, sem que seu desfecho seja compreensível ou previsível.
3- Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O método retrospectivo não leva o historiador à busca das ‘origens’. O historiador vai do presente ao passado e retorna do passado ao presente. Passado e presente se determinam reciprocamente. O passado só é apreensível se se vai até ele com uma problemática sustentada pelo presente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval; LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luís. História e História da Educação - O debate teórico-metodológico atual. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 41. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a relação entre passado e presente na Escola dos Annales, assinale a alternativa correta:
	
	A
	De acordo com a Escola dos Annales, passado e presente são realidades diferentes e cindidas, sem relação.
	
	B
	A Escola dos Annales acreditava que cabia ao historiador, no presente, deixar o passado falar por si, sem interferência no conteúdo das fontes que deveria ser revelado, jamais questionado.
	
	C
	O passado só seria útil à Escola dos Annales caso os elementos pinçados se encaixassem no projeto acadêmico-político do(a) historiador(a).
	
	D
	O ponto a partir do qual o(a) historiador(a) indaga o passado é o presente, e por isso urge que conheça esse presente para que a interlocução entre quem investiga, de onde investiga e suas hipóteses sejam claras.
	
	E
	A relação entre passado e presente é de causa e consequência para os Annales, em consonância com a metodologia importada da Física, adotada por essa corrente de pensamento.
4- Atente para a seguinte passagem: 
“Trata-se de estudar [...] a história de um milagre. Refazer grande parte do percurso da Idade Média e da Época Moderna para compreender o rito de cura das escrófulas (adenite tuberculosa), efetuado pelos reis de Inglaterra e França através do toque de suas mãos, regiamente diferenciadas. Ou, para ser mais exato e explícito, 'fazer história com aquilo que, até o presente, era apenas anedota'”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GASPAR. Tarcísio de Souza. A Ilusão e a Cura - Reis Taumaturgos, Marc Bloch. Revista Cantareira, n. 8, 2005. Disponível na íntegra em http://www.historia.uff.br/cantareira/v3/wp-content/uploads/2013/05/e08a06.pdf. Acesso em 04 mar. 2017. 
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre as contribuições da obra Os Reis Taumaturgos, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os Reis Taumaturgos é o melhor exemplo da historiografia pretendida pelos Annales, uma vez que se concentrava em história política "acontecimental" dos grandes reis do passado.
	
	B
	A obra de Bloch se constituiu como um dos pilares da historiografia moderna ao abordar ciclos econômicos da França rural.
	
	C
	Os Reis Taumaturgos inaugurou a assim chamada micro-história, uma vez que seu objeto de estudo era bem específico e consideravelmente diminuto: as moedas concedidas pelos reis quando efetuavam o toque de cura. 
	
	D
	A obra de Braudel sobre o Mediterrâneo pode ser considerada a primeira obra de Geo-história por incluir mapas em sua edição impressa.
	
	E
	O estudo proposto por Bloch expressa os anseios da primeira geração dos Annales, ao estudar as crenças no milagre, recuperando fontes que até então eram descartadas pelas escolas históricas anteriores e com uma problemática inédita.
5- Considere a seguinte citação: 
"[...] no decorrer da primeira metade do século XX, novas formas de conceber a história emergiram com impacto transformador. Da estrita esfera da política tradicional, dos discursos oficiais e das ações dos varões insignes passou-se às articulações complexas das diferentes dimensões da vida social, pelo alargamento dos horizontes temáticos dos historiadores". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marco Antônio (orgs.) A Constituição da História como ciência - De Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 37. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a importância das diferentes dimensões da vida social, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A principal dimensão social analisada pela escola positivista era a do aspecto econômico, com ênfase nas trocas de bens de economia simbólica.
	
	B
	A narrativa históricaconstruída pelos positivistas não negava outras esferas da vida social, mas a análise política tradicional era, de forma quase unânime, o fio condutor.
	
	C
	A escola positivista desenvolveu métodos e técnicas específicas para estudar a dimensão das mentalidades sociais ao longo do tempo, e por isso a produção nesta área foi mais numerosa.
	
	D
	O positivismo elencava como foco de análise as questões processuais das formações das diferentes classes sociais.
	
	E
	A economia política sempre figurou entre a principal temática positivista no que se refere aos estudos históricos.

Continue navegando