Buscar

vertentes historiograficaa do século XX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a seguinte passagem: 
“Trata-se de estudar [...] a história de um milagre. Refazer grande parte do percurso da Idade Média e da Época Moderna para compreender o rito de cura das escrófulas (adenite tuberculosa), efetuado pelos reis de Inglaterra e França através do toque de suas mãos, regiamente diferenciadas. Ou, para ser mais exato e explícito, 'fazer história com aquilo que, até o presente, era apenas anedota'”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GASPAR. Tarcísio de Souza. A Ilusão e a Cura - Reis Taumaturgos, Marc Bloch. Revista Cantareira, n. 8, 2005. Disponível na íntegra em http://www.historia.uff.br/cantareira/v3/wp-content/uploads/2013/05/e08a06.pdf. Acesso em 04 mar. 2017. 
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre as contribuições da obra Os Reis Taumaturgos, assinale a alternativa correta:
	N
	A
	Os Reis Taumaturgos é o melhor exemplo da historiografia pretendida pelos Annales, uma vez que se concentrava em história política "acontecimental" dos grandes reis do passado.
	
	B
	A obra de Bloch se constituiu como um dos pilares da historiografia moderna ao abordar ciclos econômicos da França rural.
	
	C
	Os Reis Taumaturgos inaugurou a assim chamada micro-história, uma vez que seu objeto de estudo era bem específico e consideravelmente diminuto: as moedas concedidas pelos reis quando efetuavam o toque de cura. 
	
	D
	A obra de Braudel sobre o Mediterrâneo pode ser considerada a primeira obra de Geo-história por incluir mapas em sua edição impressa.
	
	E
	O estudo proposto por Bloch expressa os anseios da primeira geração dos Annales, ao estudar as crenças no milagre, recuperando fontes que até então eram descartadas pelas escolas históricas anteriores e com uma problemática inédita.
Você acertou!
O foco de Os Reis Taumaturgos não estava na história dos monarcas, mas nas crenças do milagre, em suas representações coletivas. Além disso empregou uma metodologia inovadora por compor uma história comparada e também por fazê-lo utilizando fontes até então consideradas inadequadas ao estudo histórico (livro-base, p. 61-63).
Questão 2/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Considere a seguinte citação: 
"[...] no decorrer da primeira metade do século XX, novas formas de conceber a história emergiram com impacto transformador. Da estrita esfera da política tradicional, dos discursos oficiais e das ações dos varões insignes passou-se às articulações complexas das diferentes dimensões da vida social, pelo alargamento dos horizontes temáticos dos historiadores". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BENTIVOGLIO, Julio; LOPES, Marco Antônio (orgs.) A Constituição da História como ciência - De Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 37. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a importância das diferentes dimensões da vida social, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A principal dimensão social analisada pela escola positivista era a do aspecto econômico, com ênfase nas trocas de bens de economia simbólica.
	
	B
	A narrativa histórica construída pelos positivistas não negava outras esferas da vida social, mas a análise política tradicional era, de forma quase unânime, o fio condutor.
Você acertou!
vertente de uma análise política tradicional emergia quase como uma unanimidade entre os especialistas como área de um interesse comprometido com um conhecimento importante e socialmente relevante. (livro-base, p. 41).
	
	C
	A escola positivista desenvolveu métodos e técnicas específicas para estudar a dimensão das mentalidades sociais ao longo do tempo, e por isso a produção nesta área foi mais numerosa.
	
	D
	O positivismo elencava como foco de análise as questões processuais das formações das diferentes classes sociais.
	
	E
	A economia política sempre figurou entre a principal temática positivista no que se refere aos estudos históricos.
Questão 3/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a seguinte citação: 
“[...] a moral, a religião, a metafísica [...], tal como as formas de consciência que lhes correspondem, perdem imediatamente toda a aparência de autonomia. [...] serão antes os homens que, desenvolvendo a sua produção material e as suas relações materiais, transformam [...] o seu pensamento e os produtos desse pensamento... Não é a consciência que determina a vida, mas a vida que determina a consciência”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 94.   
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base sobre Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre o foco da análise marxista, leia as afirmativas a seguir:
I. Para Marx, a dimensão histórica era secundária em sua análise e em sua filosofia.
II. O marxismo surgiu como um dos primeiros exemplos de história crítica, o que o colocou em oposição ao positivismo.
III. A descrição e investigação de grandes figuras históricas foram a matéria-prima de análise marxista, uma vez que esta corrente de pensamento era eminentemente política.
IV. O foco da análise marxista se concentrava sobretudo em questões de caráter estrutural e econômico-sociais. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	III, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
Você acertou!
Embora Marx não negasse a dimensão histórica de seu pensamento – muito pelo contrário, o filósofo confirmava que a extensão temporal era fundamental à compreensão dos fenômenos sociais que explorava, como a própria formação do sistema capitalista –, sua incorporação pelos historiadores não ocorreu de forma imediata. Apesar de seu pensamento compreender uma inegável dimensão política, especialmente ao identificar nos antagonismos de classe o próprio motor da história, o instrumental da análise marxista voltava-se muito mais para elementos estruturais de ordem econômica e social. Desse modo, a história metódica tradicional, predominante na passagem do século XIX para o XX, focada na investigação política factual e linear, voltada à descrição dos grandes indivíduos e acontecimentos, passou ao largo da perspectiva marxista. Além disso a forma pela qual a história é delineada pelo marxista se configura num dos primeiros exemplos de História crítica, sobretudo quando posta em contraposição com o positivismo. (livro-base, p. 95-96).
Questão 4/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Leia a seguinte citação: 
“François Dosse [...] postula que existem drásticas rupturas entre o projeto historiográfico dos historiadores que dominam a atual Nouvelle Histoire e o projeto de história global que era sustentado pelos fundadores e consolidadores da Escola dos Annales até 1968”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, José Costa D'Assunção. A escola dos Annales: considerações sobre a História do movimento. História em Reflexão. vol. 4. n. 8, Dourados, jul.-dez. 2010, p. 1-29. p. 5. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a relação entre a Escola dos Annales e a história global, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Em seu primeiro momento ou geração, a Escola dos Annales buscava uma compreensão das diferentes dimensões de uma mesma sociedade, almejando uma história total ou global.
Você acertou!
[os] pressupostos de investigação histórica convergiram em uma das grandes ambições do movimento [...]: a elaboração de uma história total ou global. [...] representava a pretensão de conheceruma determinada sociedade em suas múltiplas dimensões e, a partir da junção de suas partes, obter um conhecimento histórico total desta. (livro-base, p. 54-55).
	
	B
	O objetivo final da primeira geração dos Annales era a constituição de uma história total, construindo uma verdade única e imutável sobre o passado.
	
	C
	A história total que a primeira geração dos Annales visava estava de acordo com os projetos políticos totalitários e com a exaltação do Estado dos governos autoritários alemão e italiano contemporâneos da revista.
	
	D
	A metodologia da construção de uma história total deveria ser a distribuição das áreas de estudo por diferentes historiadores, contribuindo para a divisão do trabalho acadêmico e especialização maior sobre um objeto cada vez menor de estudo.
	
	E
	Apesar de proposta em seus primeiros números, a concepção de uma história global foi rapidamente abandonada pela revista dos Annales, que se dedicou desde então a análises de eventos históricos e grandes nomes do passado.
 
Questão 5/5 - Vertentes Historiográficas do Século XX
Atente para a seguinte informação: 
“[...] esses autores [a terceira geração dos Annales] penetraram nos mass media solicitando a seus correligionários de ofício a assimilação, como parte rotineira de suas dedicações, de investigações sobre uma série de temas então considerados inovadores e pioneiros: as gestões, o casamento, a família, a sexualidade, a mulher, a infância, a morte, a doença, a cultura popular, os imaginários, etc.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RUST, Leandro Duarte. A "terceira geração dos annales" e o exorcismo do tempo. Biblos, Rio Grande do Sul, n. 22, p. 47-60, 2008, p. 47-48. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base sobre Introdução à historiografia contemporânea: da abordagem tradicional às perspectivas pós-modernas sobre a terceira geração dos Annales, leia as afirmativas a seguir:
I. A terceira geração dos Annales se deu conta do “relativismo de sua ciência”, ou seja, relações nem sempre harmoniosas entre o vivido, o sofrido e o construído.
II. Novos métodos, problemáticas e mecanismos de investigação surgiram nesta geração para analisar temas até então ignorados pela historiografia.
III. A publicação de Faire l’histoire e seu sucesso tornaram a terceira geração dos Annales conhecida por sua ênfase na história serial.
IV. Por sua ênfase na questão cultural, a principal disciplina da qual a história se aproximou foi a Antropologia. 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	II, III e IV, apenas.
	
	C
	I e IV, apenas.
	
	D
	I, III e IV, apenas.
	
	E
	I, II e IV, apenas.
Você acertou!
A alternativa III é falsa pois se remete à segunda fase dos Annales, principalmente aos estudos de Labrousse (livro-base, p. 75-76). “A iniciativa [da terceira geração] partiu de uma tomada de consciência dos historiadores quanto ao “relativismo de sua ciência”, cuja oscilação entre o vivido, o sofrido [...] e o construído [...] os obriga a pensar novamente sobre os alicerces epistemológicos desse saber. [...] a proposta da obra é colocar em discussão novas possibilidades em torno das problemáticas de pesquisa, dos métodos e mecanismos de investigação e de instrumentos para analisar temas até então ignorados, deixados de lado ou marginalizados. [...] podemos destacar maior ênfase na questão cultural, com uma aproximação evidente com a antropologia (livro-base, p. 79-80).

Outros materiais