Buscar

Exercicio Liderança e Motivação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo (ROBBINS, 2005, p. 132), motivação humana é “[...] o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”; Neste caso, a meta é a necessidade pessoal. Já a motivação para o trabalho é definida como “[...] o processo pelo qual o comportamento é mobilizado e sustentado no interesse da realização das metas organizacionais” (DUBRIN, 2008, p. 110). Aqui as metas expressam as necessidades da organização. Tanto as pessoas quanto as organizações constroem expectativas quanto ao que realizam. As expectativas funcionam como combustível para a motivação. Há expectativas que são pactuadas por meio de contratos (de trabalho; de prestação de serviços; de compra e venda), imposição de metas (na escola; no trabalho) e outros mecanismos. Com base nas informações, assinale a afirmativa: “Existem também aquelas que permanecem implícitas, que compõem o que chamamos de contrato _______________. O Contrato_________________ é um fenômeno que ocorre sempre que duas ou mais partes se unem para satisfazer necessidades mútuas (LIMONGI-FRANÇA, 2006).
Escolha uma:
a. Psicológico.
Gabarito: Capítulo 1. “Existem também aquelas que permanecem implícitas, que compõem o que chamamos de contrato Psicológico. O Contrato Psicológico é um fenômeno que ocorre sempre que duas ou mais partes se unem para satisfazer necessidades mútuas (LIMONGI-FRANÇA, 2006)
b. Comportamental.
c. Situacional.
d. Organizacional.
e. Motivacional.
Feedback
A resposta correta é: Psicológico..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Frederick Herzberg criou a Teoria dos Dois Fatores e preconiza que dois tipos de fatores orientam o comportamento do indivíduo no trabalho: higiênicos e motivacionais. Os fatores higiênicos estão localizados no ambiente que rodeia a pessoa e por isso são chamados “_______________”. São superficiais, decididos pela empresa e fogem ao controle do indivíduo. Eles evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação duradoura (ROBBINS, 2005). Os fatores motivacionais estão relacionados com a natureza das atividades que a pessoa exerce no trabalho. Envolvem sentimentos de realização profissional, identificação com as tarefas, valorização e reconhecimento. Por isso, são também chamados fatores ______________. São internos e podem ser controlados pelo próprio indivíduo. A motivação que eles provocam é profunda e estável. 
Com base nas informações complete as lacunas acima na ordem correta.
Escolha uma:
a. Intrínsecos e extrínsecos.
b. Extrínsecos e intrínsecos.
Gabarito: Capítulo 2. Os fatores higiênicos estão localizados no ambiente que rodeia a pessoa e por isso são chamados “extrínsecos”. São superficiais, decididos pela empresa e fogem ao controle do indivíduo. Eles evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação duradoura (ROBBINS, 2005). Os fatores motivacionais estão relacionados com a natureza das atividades que a pessoa exerce no trabalho. Envolvem sentimentos de realização profissional, identificação com as tarefas, valorização e reconhecimento. Por isso, são também chamados fatores “intrínsecos”. São internos e podem ser controlados pelo próprio indivíduo. A motivação que eles provocam é profunda e estável.
c. Higiênicos e motivacionais.
d. Extrínsecos e inerentes.
e. Controlados e inerentes.
Feedback
A resposta correta é: Extrínsecos e intrínsecos..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Além dos modelos motivacionais, a Abordagem Comportamental também deu Origem à Teoria X e à Teoria Y, fundamentada nos estudos de McGregor. Elas dizem respeito a dois diferentes modos de administrar com base na concepção que a empresa tem do comportamento humano. Uma das teorias está fundamentada numa visão negativa do ser humano. Seus pressupostos consideram o modo tradicional de se administrar – aquele da Administração Científica (Taylor), da Administração Clássica (Fayol) e da Teoria da Burocracia (Weber), que tratava os trabalhadores como máquinas ou meras peças da engrenagem produtiva. Para a Teoria X, o ser humano é preguiçoso e desleixado por natureza, não gosta de trabalhar, só pensa em si mesmo e é acomodado. Por essas razões, os funcionários precisam ser comandados e controlados em todas as atividades que realizam. E a outra teoria, por sua vez, está baseada em crenças positivas quanto à natureza humana. Dessa forma, o trabalhador é capaz de se motivar, tem potencial de desenvolvimento, pode aprender a assumir responsabilidades e riscos, pode melhorar seu comportamento a partir do feedback adequado, é interessado em crescer profissionalmente e tem condições de aplicar toda a sua criatividade em prol da busca por soluções para os problemas e as necessidades organizacionais. Com base nas informações, qual teoria está fundamentada numa visão negativa do ser humano, em que administrar implica em aplicar ferramentas de controle dos funcionários?
Escolha uma:
a. Y.
b. Burocracia.
c. Científica.
d. Clássica.
e. X.
Gabarito: Capítulo 2. A Teoria X está fundamentada numa visão negativa do ser humano. Seus pressupostos consideram o modo tradicional de se administrar – aquele da Administração Científica (Taylor), da Administração Clássica (Fayol) e da Teoria da Burocracia (Weber), que tratava os trabalhadores como máquinas ou meras peças da engrenagem produtiva. Para a Teoria X, o ser humano é preguiçoso e desleixado por natureza, não gosta de trabalhar, só pensa em si mesmo e é acomodado. Por essas razões, os funcionários precisam ser comandados e controlados em todas as atividades que realizam.
Feedback
A resposta correta é: X..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O estudo da motivação individual para o trabalho tem origem na Teoria Comportamental da Administração, também chamada behaviorismo (a palavra inglesa behavior significa “comportamento”). Essa abordagem surgiu no final da década de 1940. Junto com a Teoria das Relações Humanas, representou forte oposição à Teoria Clássica que considerava o homem parte integrante da máquina industrial, ligado à função econômica da empresa (produzir bens ou serviços), sem prestar atenção a aspectos psicológicos da natureza humana, ou seja, à função social das organizações (satisfazer necessidades). Essa teoria justifica, por exemplo, que um gestor que deseje aumentar o grau de camaradagem entre os participantes de sua equipe, para que pratiquem a colaboração e a reciprocidade com vistas ao atingimento das metas organizacionais, invista em ações de socialização como confraternização, happy hour, comemoração dos aniversários do mês etc. Segundo (ROBBINS, 2005), para motivar uma pessoa, é preciso saber em que nível da hierarquia ela se encontra no momento. A ideia é oferecer algo compatível com os interesses do nível em que ela está ou com o imediatamente superior. 
A Teoria dos Dois Fatores foi criada por Frederick Herzberg e preconiza que dois tipos de fatores orientam o comportamento do indivíduo no trabalho, que são:
Escolha uma:
a. Segurança e sociais.
b. Higiênicos e motivacionais.
Gabarito: Capítulo 2. Os fatores higiênicos estão localizados no ambiente que rodeia a pessoa e por isso são chamados “extrínsecos”. São superficiais, decididos pela empresa e fogem ao controle do indivíduo. Eles evitam a insatisfação, mas não provocam a satisfação duradoura (ROBBINS, 2005).
c. Higiênicos e estruturais.
d. Higiênicos e segurança.
e. Estima e sociais.
Feedback
A resposta correta é: Higiênicos e motivacionais..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A motivação é o comportamento direcionado do indivíduo na satisfação de necessidades e dirigido a determinados objetivos. O comportamento humano é determinado pela sua motivação e pelas necessidades humanas. A partir da Teoria das Relações Humanas, o estudo da motivação e a sua influência no comportamento das
pessoas passou a ser importante. Saber o que impulsiona o ser humano é fundamental para entender o seu comportamento dentro das organizações. A compreensão da motivação passa, então, pelo conhecimento dessas necessidades fundamentais. Algumas dessas causas fogem do controle e entendimento do próprio homem. Essas forças vindas de necessidades ou causas são originadas no consciente e no inconsciente e determinam o comportamento humano. Maslow, teórico da motivação humana, estabeleceu uma hierarquia de necessidades humanas amplamente aceita e utilizada, a qual uma das mais conhecidas teorias sobre motivação no estudo da administração e do comportamento organizacional. Esse autor propôs que as necessidades básicas sejam estruturadas em uma hierarquia de predominância e probabilidade de surgimento, com ascendência gradativa. 
Com base nas informações assinale a afirmativa com as cinco necessidades humanas segundo Maslow:
Escolha uma:
a. Autorealização, Estima, Policial, Esperança, Sociológicas.
b. Autorealização, Confiança, Organização, Superação, Sucesso.
c. Autorealização, Estima, Sociais, Segurança, Fisiológicas.
Gabarito: Capítulo 2. A pirâmide das necessidades de Maslow apresenta a evolução das necessidades do ser humano; assim que uma necessidade é suprida, o homem sente a necessidade de suprir a necessidade acima, sempre buscando mais.
d. Autorealização, Confiança, Pública, Fisiológicas, Sociológicas.
e. Autorealização, Esperança, Sociais, Segurança, Sociológicas.
Feedback
A resposta correta é: Autorealização, Estima, Sociais, Segurança, Fisiológicas..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Como podemos observar, não é justo responsabilizar unicamente o trabalhador pela falta de motivação, pois ela reflete a relação entre a pessoa e o seu contexto de vida. Assim, a motivação para o trabalho precisa ser alvo de atenção tanto do funcionário quanto da organização. Ao planejar as atividades, os cargos e as políticas internas de trabalho, a organização precisa levar em conta as variáveis que dão sentido ao trabalho e promovem a motivação do funcionário. A pesquisa de Morin (2002), por exemplo, aponta que, para ter sentido, o trabalho deve: 
I) ser realizado de forma eficiente e levar a um resultado. Para que isso aconteça, a organização deve traçar e informar claramente os objetivos do trabalho e sua utilidade. 
II) ser moralmente aceitável, ou seja, respeitar as regras da vida em sociedade, os valores morais, éticos e espirituais. 
III) promover relações humanas satisfatórias por meio do trabalho em equipe (promove o senso de vinculação) e das relações do tipo cliente-fornecedor (desenvolve a ideia de prestação de serviço aos outros). 
IV) garantir segurança e autonomia. O trabalho deve ser remunerado de forma apropriada e justa, de modo a promover a independência financeira. Também deve ser realizado sob condições que preservem a saúde e a segurança do trabalhador. 
V) manter ocupado em grau adequado. A carga de trabalho não deve ser excessiva nem deficitária. 
VI) ser particularmente satisfatório. Isso é conseguido quando as exigências do trabalho correspondem às competências da pessoa, desafiam seus ideais, possibilitam o uso da criatividade e da autonomia para resolver problemas e a organização oferece retorno quanto ao desempenho do funcionário. 
Com base nas informações e na afirmativa da VI, quando a mesma descreve “oferece retorno quanto ao desempenho do funcionário”, a qual refere-se à:
Escolha uma:
a. Just in time.
b. Feedback.
Gabarito: Capítulo 1. Feedback – oferece retorno quanto ao desempenho do funcionário; Behaviorismo – Comportamental; Just in time – Na hora certa; Leadership – Lideranca; Leader –Lider.
c. Leader.
d. Leadership.
e. Behaviorismo.
Feedback
A resposta correta é: Feedback..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Teoria ERG identifica três grupos de necessidade essenciais: existência, relacionamento e crescimento. Para a Teoria das Necessidades, o comportamento é guiado por necessidades de realização, poder e afiliação. Na Teoria do Estabelecimento de Metas, o comportamento é motivado pelas metas que a organização estabelece. A Teoria do Reforço compreende que as recompensas podem motivar o comportamento do funcionário. Para a Teoria da Expectativa, o funcionário se sentirá melhor quando acreditar que seu comportamento conduzirá às recompensas desejadas. Com base nos estudos, marque a afirmativa correta correspondente à: 
1. Teoria da equidade e da comparação social. 
2. Teoria da aprendizagem social. 
3. Teoria da avaliação cognitiva. 
(__) “defende que o indivíduo aprende nas relações que estabelece com as outras pessoas. “Esta teoria é socialmente construída e fundamentada em situações concretas, nas quais as pessoas participam e interagem umas com as outras”. 
(__) “[...] os empregados comparam seus recursos e seus resultados (fazem comparações ) com outros no local de trabalho”. 
(__) “[...] a introdução de recompensas externas, como pagamento, para trabalhos que eram anteriormente gratificantes apenas por seu conteúdo, tende a reduzir a motivação”.
Escolha uma:
a. 3, 2, 1.
b. 1, 2, 3.
c. 3, 1, 2.
d. 1, 3, 2.
e. 2, 1, 3.
Gabarito: Capítulo 3. Neste capítulo, poderá verificar os conceitos referentes as teorias da equidade e da comparação social, da aprendizagem social e da avaliação cognitiva. Que se referem a: (2) “defende que o indivíduo aprende nas relações que estabelece com as outras pessoas. “Esta teoria é socialmente construída e fundamentada em situações concretas, nas quais as pessoas participam e interagem umas com as outras”. (1) “[...] os empregados comparam seus recursos e seus resultados (fazem comparações) com outros no local de trabalho”. (3) “[...] a introdução de recompensas externas, como pagamento, para trabalhos que eram anteriormente gratificantes apenas por seu conteúdo, tende a reduzir a motivação.
Feedback
A resposta correta é: 2, 1, 3..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A tempos a motivação humana tem sido tema de pesquisas. Os resultados de várias delas levaram à compreensão, entre outros fatores, de que o sentido que o indivíduo atribui ao trabalho impacta fortemente a sua motivação. De 1994 a 1998, Estelle Morin, pesquisadora da Universidade de Montreal, no Canadá, coordenou um estudo com alunos de Administração e administradores formados para saber deles quais eram as características de um trabalho que faz sentido e que, portanto, o motivava a trabalhar. Esses resultados apontam para as necessidades e as expectativas do indivíduo em relação ao seu trabalho. Desde a pesquisa de Morin, outros estudos têm sido realizados com diferentes grupos de profissionais e os resultados são semelhantes. Em linhas gerais, os estudos apontam que é importante organizar o trabalho para que ele faça sentido para quem o realiza e, então, a motivação possa acontecer. 
Com base nas pesquisas, existem fatores que motivam estudantes e profissionais para o trabalho, enumere as afirmativas de acordo com as informações abaixo: 
FATOR DE MOVITAÇÃO 
1. Para realizar-se e atualizar seu potencial. 
2.Para adquirir segurança e ser autônomo. 
3.Para relacionar-se com os outros e ter sentimento de vinculação. 
4.Para prestar um serviço e fazer sua contribuição à sociedade. 
5.Para ter um sentido. 
O QUE SIGNIFICA 
(__) Trabalhar permite suprir as necessidades de base, dá sentimento de segurança, possibilita ser autônomo e independente. 
(__) Trabalhar da oportunidade de prestar serviço aos outros, permite contribuir à melhoria de qualidade de vida da comunidade. 
(__) Trabalhar é interessante e satisfaz em si, permite exercer a criatividade e realizar-se, possibilita concretizar e desenvolver talentos. 
(__) Trabalhar permite ter contatos interessantes com os outros, possibilita fazer parte de um grupo. 
(__) Trabalhar mantém ocupado, é um modo de preencher funções espirituais, da um sentido à vida.
Escolha uma:
a. 1, 2, 3, 4, 5.
b. 2, 4, 1, 3, 5.
Gabarito: Capítulo 1. Desde a pesquisa de Morin, outros estudos têm sido realizados com diferentes grupos de profissionais e os resultados são semelhantes. Em linhas gerais, os estudos apontam que é importante organizar o trabalho para que ele faça sentido para quem o realiza e, então, a motivação possa acontecer.
c. 1, 5, 3, 4, 2.
d. 5, 4, 3, 2, 1.
e. 1, 3, 5, 2, 4.
Feedback
A resposta correta é: 2, 4, 1, 3, 5..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Realização, poder e afiliação são necessidades que a Teoria das Necessidades, de McClelland, entende como sendo adquiridas ou aprendidas com base nas influências culturais exercidas pela família, por grupos de colegas e pelos programas de televisão e outras (DUBRIN, 2008). A pessoa que tem necessidade de realização é motivada pela possibilidade de alcançar algo difícil por seus próprios méritos. 
A que deseja o poder se satisfaz controlando as pessoas, influenciando seus comportamentos e sendo responsável por elas. O indivíduo com necessidade de afiliação está voltado para estabelecer e manter relacionamentos amigáveis e calorosos com as outras pessoas. Com base nas informações, enumere as afirmativas das características comportamentais dos indivíduos de acordo com a Teoria das Necessidades, de McClelland. 
NECESSIDADE MOTIVADORA 
1. Realização. 
2. Poder. 
3. Afiliação. 
CARACTERÍSTICA COMPORTAMENTAL 
(__) Deseja feedback (retorno) de desempenho. 
(__) Pensa em como assumir posição de poder e autoridade. 
(__) Pensa em como pode se realizar no cargo e progredir na carreira. 
(__) Gosta de estar no comando. 
(__) Busca desenvolver amizades enquanto realiza tarefas. 
(__) Prefere situações de cooperação em vez de competição.
Escolha uma:
a. 1,2,1,2,3,3.
Gabarito: Capítulo 3. A pessoa que tem necessidade de realização é motivada pela possibilidade de alcançar algo difícil por seus próprios méritos. A que deseja o poder se satisfaz controlando as pessoas, influenciando seus comportamentos e sendo responsável por elas. O indivíduo com necessidade de afiliação está voltado para estabelecer e manter relacionamentos amigáveis e calorosos com as outras pessoas.
b. 3,3,2,2,1,1.
c. 2,1,2,1,3,3.
d. 1,1,2,2,3,3.
e. 3,1,3,1,2,2.
Feedback
A resposta correta é: 1,2,1,2,3,3..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Segundo (SPECTOR, 2012), a Teoria do Reforço ignora as razões internas que levam ao comportamento. Para ela, o foco da atenção deve estar apenas no ambiente, ou seja, na criação de reforços ou punições para mobilizar o comportamento das pessoas. A Teoria do Reforço que entende que recompensas (reforços) podem afetar o comportamento do funcionário, de fato, a probabilidade de um comportamento acontecer aumenta quando se sabe que será recompensado. Do mesmo modo, ela diminui quando se sabe que será punido. Esse princípio chama-se lei do efeito. No contexto do trabalho, a ideia é a de que os gestores compreendam a relação entre os comportamentos e suas consequências e, com base nisso, ofereçam recompensas para aumentar a frequência dos comportamentos relevantes ao desempenho e desencorajar os comportamentos indesejáveis. 
Com base nas informações, enumere as afirmativas abaixo: 
1.Reforço positivo. 
2.Motivação de Evitação. 
3.Extinção. 
4.Punição. 
(__)Refere-se à aplicação de uma recompensa que o funcionário valorize ou que lhe cause prazer quando ele exibe um comportamento desejável. 
(__)Consiste em aplicar temporariamente uma punição no funcionário como consequência de um comportamento indesejável e retirá-la após um dado período ao observar que ele extinguiu aquela conduta. 
(__) Trata-se de ignorar o comportamento indesejável de um funcionário afim de não validá-lo diante dos colegas e demais pessoas a quem ele queira chamar a atenção. A ideia é extinguir a conduta indesejável não dando atenção a ela. 
(__) É aplicar uma ação que cause desconforto como consequência por um comportamento indesejável. Punições podem ser diretas ou indiretas. Suspensões, corte do dia de trabalho, advertências verbais e por escrito são exemplos de punições diretas.
Escolha uma:
a. 2, 4, 1, 3.
b. 4, 2, 3, 1.
c. 1, 3, 2, 4.
d. 1, 2, 3, 4.
Gabarito: Capítulo 3. Reforço positivo - Refere-se à aplicação de uma recompensa que o funcionário valorize ou que lhe cause prazer quando ele exibe um comportamento desejável. Um elogio do chefe é uma forma de reforço positivo. Motivação de evitação - Consiste em aplicar temporariamente uma punição no funcionário como consequência de um comportamento indesejável e retirá-la após um dado período ao observar que ele extinguiu aquela conduta. Colocar o funcionário em observação em razão do excesso de atrasos cometidos e após algum tempo retirá-lo dessa condição é um exemplo de motivação de evitação. Extinção - Trata-se de ignorar o comportamento indesejável de um funcionário a fim de não validá-lo diante dos colegas e demais pessoas a quem ele queira chamar a atenção. A ideia é extinguir a conduta indesejável não dando atenção a ela. Essa é a típica situação que justifica o ditado “quando um não quer dois não brigam”. Imagine um funcionário que em dado momento se comporte de uma maneira inconveniente no grupo para chamar a atenção dos colegas. Se os colegas não lhe derem atenção, o comportamento indesejado tende a ser extinto. Punição - É aplicar uma ação que cause desconforto como consequência por um comportamento indesejável. Punições podem ser diretas ou indiretas. Suspensões, corte do dia de trabalho, advertências verbais e por escrito são exemplos de punições diretas. Retirar uma possibilidade de promoção, impedir que o funcionário participe de um projeto do qual gostaria muito são exemplos de punições indiretas.
e. 4, 3, 2, 1.
Feedback
A resposta correta é: 1, 2, 3, 4..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando