Buscar

ATIVIDADES 05 A 08 psicologia organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
CURSO: TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS
	ATIVIDADE:
Aulas: 05/06/07/08
	Aluno: Paulo Rodrigues de Oliveira
	RGM: 383.350
	Polo: Agrolândia
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
	ANO LETIVO: 
2019
	DATA PARA ENTREGA: 08/03/2019
	Total das quatro Atividades: 10,0
	QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 05 ao 08 por meio do portfólio 2
QUAISQUER DÚVIDAS SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÃO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
AS RESPOSTAS DEVEM TER NO MÍNIMO 8 LINHAS.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
	ATIVIDADES DA AULA 5
1- Nesta aula o enfoque principal é sobre a Motivação. Assim sendo peço que inicie seu estudo explicando sobre a Motivação Humana. (mínimo 8 linhas) (escreva com suas palavras).
R: O ser humano está sempre em busca de melhorias para a sua vida, ele vive sempre buscando suprir as suas necessidades. Existem vários tipos de motivação humana, a cada necessidade humana influencia em sua motivação e na realização do que o faz prosseguir para outras necessidades. A motivação humana está relacionada ao motivo, que pode ser considerada tudo aquilo que impulsiona a pessoa agir de uma determinada maneira, ou a ter algum comportamento especifico, que pode estar sendo provocado por uma forma de estimulo externo o u interno. Existem algumas teorias da motivação, a teoria da hierarquia das necessidades, que são as necessidades básicas causadores de motivação como: 
Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de estima e necessidades de auto realização.
ATIVIDADES DA AULA 6
1- Estudos confirmam que ao longo dos anos, os testes psicométricos, apresentavam certas limitações, pois apresentavam dados numéricos que não possibilitavam a extração de conclusões, sobre qualidades e aptidões dos indivíduos, pois justificavam que haviam pessoas mais ou menos inteligentes. Com a evolução das pesquisas surgiram novas teorias sobre a motivação. Disserte sobre a Inteligências múltiplas e a Inteligência emocional. (mínimo 8 linhas) (escreva com suas palavras).
R: Para Gardner a inteligência é considerada como possuidora de várias facetas com novas visões para realçar as diversas habilidades e variações como: linguística, lógico- matemática, espacial, corporal- cenestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalística, musical. A teoria de Gardner também afirma que os testes de inteligência (QI), gera uma percepção restrita do desenvolvimento, habilidades e capacidades das aprendizagens das pessoas.
A inteligência emocional é a capacidade dos ser humano de aprender a lidar com os próprios sentimentos e emoções para benefício próprio e lidar com os sentimentos de outras pessoas. A inteligência emocional é a forma que agimos de acordo com o que sentimos, é ela que nos orienta a lidar com problemas e desafios, podendo ser um fator determinante para o sucesso de um líder. 
ATIVIDADES DA AULA 7
1 - Disserte sobre as características de pessoas criativas e como é possível estimular cada vez mais a criatividade. (mínimo 8 linhas) (escreva com suas palavras).
R: A criatividade é considerada uma capacidade humana de criar, inventar, inovar, ter ideias e resolver problemas, podendo ser uma ferramenta muito importante nas organizações e na vida pessoal. Pessoas criativas tem várias características no seu modo de agir e no seu comportamento que leva a ter a criatividade como: autoconfiança, base de conhecimentos essenciais, capacidade de análise e síntese, capacidade de perceber e solucionar problemas, curiosidade, e entre outros. Criatividade é a capacidade de inovar e de superar obstáculos de forma surpreendente, mas a criatividade está presente em cada personalidade ou perfil de cada pessoa. Existem várias formas e técnicas para estimular a criatividade pessoal, um bom estimulo é o conhecimento que ajuda a ter ideias criativas outro estimulo é saber ouvir as pessoas e seus colegas, assim todos junto ajuda a desenvolver uma ideia criativa.
ATIVIDADES DA AULA 8
1- Segundo Minicucci (2001), para que os relacionamentos aconteçam de maneira satisfatória, é necessário que o indivíduo faça a utilização da auto- exposição e utilização do feedback. Estas são duas ferramentas que lhes ajudarão a melhorar a comunicação interpessoal e estabelecer amizades mais sinceras. Após realizar a leitura da aula 8, descreva conceito e como é utilizado o feedback.
R: O feedback é uma ferramenta de grande importância no meio das organizações, não deixa de ser um treinamento para desenvolver e melhorar qualquer ambiente dentro da empresa. O feedback tem duas ferramentas muito fundamentais para ajudar a melhorar a comunicação interpessoal e estabelecer amizades mais sinceras. A primeira é a autoexposição que consiste em passar suas percepções, revelar seus pensamentos, suas ideias, desejos, intenções, necessidades e expectativas. A outra ferramenta é a busca do feedback, uma dinâmica de receber reações das outras pessoas em termos verbais e não verbais a nosso respeito, uma maneira de nós ver-se com os olhos dos outro. Para que um feedback apresente um resultado positivo é necessário que aconteça de forma responsável, de uma maneira madura e adulta, com muita clareza, explicativa, sinceridade e de maneira construtiva, para todos os envolvidos possam absorver de uma maneira positiva.
Bons Estudos. 
Profa. Lucilene Ricardi Fuza
Beijos de Luz

Outros materiais