Buscar

Características dos Gêneros Jornalísticos, Científicos e Humorísticos

Prévia do material em texto

Um texto pode ser definido como uma manifestação linguística escrita ou falada, dotada de unidade comunicativa, semântica e formal ou, ainda, um objeto linguístico que envolve produtores e receptores. Por isso os gêneros e os suportes textuais variam e se constituem em situações comunicativas e podem se expressar de várias maneiras. Nesse sentido, escreva uma redação, tendo como tema: AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS GÊNEROS JORNALÍSTICOS, CIENTÍFICOS E HUMORÍSTICOS.
	Resposta Esperada:
Nesta questão espera-se que o acadêmico redija um texto abordando sobre três gêneros comumente encontrados em nosso cotidiano. São eles:
JORNALÍSTICOS: o jornal, com a invenção da imprensa, passou a ser um suporte para muitos gêneros. Passou a atingir um público grande de pessoas e a atualizar diariamente as informações a respeito de um determinado assunto. O primeiro parágrafo de um texto jornalístico carrega o conteúdo mais denso da matéria, as principais informações, possibilitando selecionar as matérias que realmente lhes interessam na leitura. É composto por várias seções e vários tipos de texto. As informações são apresentadas em ordem decrescente de importância ou relevância. No que se refere ao estilo jornalístico, a escrita é impessoal, em terceira pessoa e a linguagem é direta. 
CIENTÍFICOS: são suportes de gêneros científicos: revistas, anais de congressos, artigos, resenhas, resumo, comunicações, bibliografias, debates e outros. A escrita desses textos requer um domínio lexical, semântico, uma linguagem mais técnica em relação ao tema. A redação de um texto dessa natureza exige aspectos que precisam ser conhecidos por aqueles que precisam efetuar comunicações desse tipo. Entre eles estão as regras gramaticais.
HUMORÍSTICOS: esse tipo de texto pode manifestar questões relativas à cultura e à ideologia, os temas são controversos e podem versar sobre sexo, política, instituições, dentre tantos outros. Os textos humorísticos podem ser utilizados para explicar o funcionamento da língua e os conceitos de literatura de maneira lúdica e descontraída, além de oferecerem argumentos valiosos para os temas ligados aos textos e às condições de produção.

Continue navegando