Buscar

Princípios e Recomendações da Avaliação

Prévia do material em texto

O ato de avaliar a aprendizagem está intimamente ligado à avaliação de ensino, ou seja, sempre que o professor utiliza um método avaliativo, seja prova escrita, prática, oral, trabalho em grupo, individual, pesquisa ou qualquer outro método com a intenção de verificar a aprendizagem dos alunos, o professor estará, também, verificando o que conseguiu ensinar e, assim, pode rever suas estratégias de ensino. Sobre os princípios da avaliação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A avaliação é um processo contínuo e sistemático, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem. Por causa disso, a avaliação não pode ser tratada como um fim em si mesma, mas sempre como um meio, um recurso.                         
(    ) A avaliação pode fornecer ao professor subsídios para uma reflexão constante de sua prática, bem como favorecer a utilização de novos instrumentos de trabalho.    
(    ) A avaliação é um método numérico, em que se classifica, através do número, a aprendizagem do aluno, sabendo-se ao final do processo se ele será aprovado ou não.   
(    ) A avaliação é um instrumento de tomada de consciência das conquistas, dificuldades e possibilidades dos alunos.
                 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	 
	 
	2.
	As questões dissertativas agregam muitos benefícios para a aprendizagem e vantagens para o processo avaliativo, pois é possível que o aluno expresse seus argumentos quanto às questões propostas com suas palavras e que o professor faça uma avaliação qualitativa destas respostas. Sobre as vantagens na utilização de questões dissertativas citadas por Haydt (2001), analise as sentenças a seguir:
I- Possibilita verificar se o aluno é capaz de decorar o conteúdo proposto.
II- Proporciona uma melhor organização na elaboração das questões.
III- Reduz a probabilidade de acerto casual, ao contrário das objetivas.
IV- Possibilita observar habilidades mentais, como capacidade reflexiva.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de Didática Geral. 7. ed. São Paulo: Ática, 2001.
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	A forma como a avaliação da aprendizagem está sendo empregada faz com que os alunos tenham uma atenção centrada no processo de promoção ao final do ano letivo e não na aquisição de conhecimentos. Já os professores utilizam as provas como forma de pressionar os alunos a alcançar os resultados esperados pela escola. Segundo o professor José Eustáquio Romão (2003), vários mitos foram criados nos últimos anos sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Sobre alguns destes mitos, analise as seguintes sentenças:
I- Avaliar não é difícil.
II- Não se pode separar a avaliação qualitativa da quantitativa.
III- Reprovação de aluno é mérito do professor.
IV- Escola eficiente é que prioriza a disciplina e exige muito dos alunos.
V- Não se deve depositar no aluno as razões de seus insucessos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 
	 
	4.
	Existem vários tipos de avaliações em que o professor conseguirá observar o desenvolvimento do aluno. Um exemplo é com a autoavaliação, pois em algumas afirmações ele irá analisar e dizer como foi seu desenvolvimento. Outra forma de avaliar o aluno é a prova dissertativa, em que o aluno coloca com suas palavras o que entendeu sobre o assusto. Ao formular e corrigir as provas escritas dissertativas, algumas recomendações são importantes. No que tange a estas recomendações, analise as sentenças a seguir:
I- Ter o máximo de subjetividade possível na correção.
II- Atentar para o nível de preparação dos alunos, assim como o tempo disponível para a resolução das questões.
III- Atribuir pesos iguais às questões ao formulá-las.
IV- Corrigir prova por prova, sem a preocupação de comparar as respostas de cada questão entre si.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 
	 
	5.
	A avaliação não é responsável unicamente pelo fracasso escolar, nem pela exclusão social e, portanto, não é apenas mudando somente os procedimentos de avaliação que se vai produzir sucesso escolar e inclusão social. No entanto, é necessário que se promova a relação de qualidade entre as práticas de avaliação, como as demais práticas pedagógicas. Ao direcionar-se a questão para a avaliação, as práticas de avaliação sempre estarão marcadas por essa dinâmica social de inclusão e exclusão e por esta tensão social, que é uma tensão de inclusão/exclusão dos sujeitos na própria dinâmica. Referente à avaliação enquanto possibilitadora da autonomia do sujeito em seus processos de desenvolvimento e aprendizagem, analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo da avaliação é mudar o comportamento dos alunos.
II- A avaliação é o processo de determinação da extensão com que os objetivos educacionais se realizam.
III- Podemos acrescentar que a boa avaliação destaca a importância das medidas de dimensões ou aspectos quantificáveis.
IV- A avaliação não se restringe apenas ao início do ano letivo, porém deve ser usada ao longo do processo de aprendizado e desenvolvimento, para que educando e educador percebam o caminho percorrido e para onde se quer chegar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	6.
	A avaliação dialógica não possui o caráter punitivo, que é caracterizado na concepção bancária e burocrática. A avaliação dialógica está nas relações com a comunidade e com o ensino. Alguns passos definem a perspectiva dialógica. Sobre esses passos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Identificação do que vai ser avaliado; negociação e estabelecimento dos padrões; construção dos instrumentos de medida e avaliação; procedimento da medida e da avaliação; análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos.
	 b)
	Identificação do que vai ser avaliado e verificação dos resultados.
	 c)
	Não estabelece parâmetros para os objetos de avaliação, ou seja, os objetivos não são importantes nesse processo. Neste caso, somente os resultados é que norteiam a avaliação.
	 d)
	Identificação do que vai ser avaliado; verificação dos resultados; elaboração dos instrumentos de correção da avaliação; procedimento da medida e da avaliação.
	 
	 
	7.
	Ao efetuar a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, tem-se o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno em relação à programação curricular. Existem basicamente quatro técnicas de avaliação do rendimento escolar: a observação, a autoavaliação, os portfólios e as provas. Partindo desta afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Prova: é um conjunto de trabalhos produzidos durante um determinado período de tempo (um semestre, um ano ou diversos anos letivos) e organizados de maneira que seja possível acompanhar a evolução de aprendizagem do estudante. 
II- Observação: ocorre em um ambiente de espontaneidade e não parece um momento de avaliação, pois os estudantes não sofrem pressões como emprovas. Para quem observa, é necessário evitar precipitações, preconceitos e generalizações apressadas.
III- Autoavaliação: divide-se basicamente em três tipos: orais, dissertativas e objetivas. Exige certo cuidado na elaboração e aplicação, pois, além de um instrumento de medida, é uma estratégia de aprendizagem.
IV- Portfólio: cria um ambiente mais participativo, democrático e ajuda a responsabilizar mais o estudante por sua aprendizagem, pois o conscientiza de seus avanços, limites e necessidades. O estudante passa a ser sujeito no processo. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	8.
	Saul (1994) define a abordagem quantitativa com relação à avaliação educacional. A avaliação quantitativa relaciona-se à educação como um processo tecnicista, em que a maior preocupação é se os objetivos educacionais foram alcançados. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) A objetividade na avaliação é sempre relativa, não sendo o foco prioritário ou central durante a avaliação educacional.
(    ) A educação e a avaliação não podem ser pensadas como processos tecnicistas, pois não cabe à avaliação apenas comparar os resultados com objetivos previamente estabelecidos.
(    ) A pluralidade e a flexibilidade metodológicas são fundamentais para uma proposta de avaliação quantitativa.
(    ) Defende o princípio da objetividade na avaliação, portanto apenas aspectos observáveis do comportamento podem ser objeto de avaliação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	 
	 
	9.
	A avaliação não opera e nem existe por si mesma; está sempre a serviço de um projeto ou de um conceito teórico, ou seja, é determinada pelas concepções que fundamentam a proposta de ensino. Como chamamos o tipo de avaliação que tem como objetivo verificar o progresso do aluno no final de uma unidade didática, e que determina o nível de domínio em uma determinada área de aprendizagem?
	 a)
	Singular.
	 b)
	Somativa.
	 c)
	Diagnóstica.
	 d)
	Formativa.
	 
	 
	10.
	Um professor de Educação Física, ao elaborar o seu planejamento didático, define os objetivos que pretende alcançar com seus alunos. Por isso, estabelece alguns conhecimentos, habilidades e atitudes que os alunos tenham adquirido no final do processo de aprendizagem. Este tipo de avaliação denominamos de avaliação formativa. Sobre as funções da avaliação formativa, analise as afirmativas a seguir:
I- A avaliação formativa acontece de maneira isolada e independente de todo o processo de aprendizagem.
II- Durante todo processo de ensino e de aprendizagem, o professor pode estabelecer parâmetros acerca dos resultados de aprendizagem.
III- A avaliação formativa permite que o professor também avalie seu planejamento para elaborar novas estratégias de ensino.
IV- A finalidade da avaliação formativa é verificar se os objetivos traçados durante o planejamento foram alcançados.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Continue navegando