Buscar

RELATÓRIO_ESTÁGIO_2_-_ERICA PAREI 2 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB INTERATIVO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE GERAL, CARACTERÍSTICAS DA ÁREA E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
A IMPORTÂNCIA DO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE JUNTO ÀS EMPRESAS RAMIFICADAS EM TODOS OS ENQUADRAMENTOS JURÍDICOS
Érica Gomes de Paula
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
ÉRICA GOMES DE PAULA
CONTABILIDADE GERAL, CARACTERÍSTICAS DA ÁREA E ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
A IMPORTÂNCIA DO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE JUNTO ÀS EMPRESAS RAMIFICADAS EM TODOS OS ENQUADRAMENTOS JURÍDICOS
Relatório de Estágio Curricular supervisionado II, apresentado ao Centro Universitário Uniseb, no Curso de Ciências Contábeis, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Contabilidade.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
1. CARACTERÍSTICAS DA ÁREA 	4
1.1. A função do contador dentro da empresa 	 5
1.2. Organograma geral da área de Contabilidade Geral	5
1.3. Serviços prestados 	6
1.4. Organograma da área 	6
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS	7
2.1. Exatidão, autenticidade e clareza quanto a apresentação do desenvolvimento do trabalho junto ao cliente	7
2.2. Atento às atualizações 	7
3. QUANTO AO ATENDIMENTO AO CLIENTE 	7
3.1. Atendimento Inicial 	7
3.2. Execução da prestação do serviço requerido pelo cliente	8
3.3. Das documentações e informações necessárias à execução do trabalho contábil	8
3.4. Após a aprovação por parte do cliente 	8
3.5. A conclusão do trabalho contábil 	8
3.6. Fluxograma da área 	8
4. QUANTO À DISPOSIÇÃO DO MOBILIÁRIO DO ESCRITÓRIO 	9
4.1. Estrutura da área 	9
4.2. Em relação à disposição do mobiliário 	10
4.3. Layout da disponibilização do mobiliário do escritório de contabilidade onde foi realizado o presente estágio supervisionado 	11
5. CONTRIBUIÇÃO DA ÁREA PARA A MISSÃO DA EMPRESA 	13
6. ÁREAS CORRELACIONADAS 	13
6.1. A relação da área administrativa com a área de Departamento Pessoal	13
7. REFERENCIAS	16
RESUMO
Este trabalho faz uma análise da posição contábil de um escritório de contabilidade, evidenciando a área de departamento pessoal, enfatizando o papel do contador, qualificando e manifestando as suas atividades profissionais no dia-a-dia, no âmbito profissional. Através deste relatório, poderemos aprender um pouco mais sobre a existência das atividades da área de contabilidade, quais os melhores parâmetros a serem adotados para o incremento do trabalho com excelência e veracidade, como se deve agir diante de qualquer circunstância, qual o procedimento para a aquisição de determinados documentos, como realizar o recolhimento de algumas taxas, por fim, todo o processo de desenvolvimento do trabalho na área contábil. Demonstração dos organogramas e fluxogramas, da empresa e da área de atuação do estágio supervisionado. Descrição de forma sucinta, numa enunciação acessível e aberta, determinada em demonstrar especificamente as principais características das atividades desenvolvidas. 
PALAVRAS-CHAVE: Escritório de Contabilidade; papel do contador, desenvolvimento do trabalho; organogramas e fluxogramas, objetivo e meta de um escritório contábil.
INTRODUÇÃO
Demonstraremos através deste relatório, de forma clara e comparativa se for necessário, a correta observação dos serviços e atribuições que incorrem dentro de um escritório de contabilidade.
Temos o conhecimento de que cada líder, tem o seu determinado método a ser utilizado para que ocorra o progresso financeiro de sua empresa ou escritório.
Em um escritório os clientes optam pela oferta de bens ou serviços com competência, seus funcionários oferecem seu serviço, e em troca recebem seus salários, ocorrendo então uma prestação de serviço tanto para o cliente do escritório, como para o escritório em si.
O fato de prestar este serviço a cada empresa, em seu ramo específico e enquadramento jurídico conforme leis e observâncias do nosso país, requer profunda habilidade e destreza de cada funcionário em sua área específica devido a necessidade de pagamento de guias, tributos, contratos, em si, que devem ser feitos com todo conhecimento necessário de causa, aferindo e observando cada mudança ocorrida nas leis tributárias que regem cada estado e município.
Para a realização deste trabalho, a área escolhida foi a Contabilidade Geral, composto por observações, relatórios, trabalhos desenvolvidos, fatos ocorridos, em todo o decorrer do estágio, acompanhados periodicamente pela supervisor responsável Sr. André Luis Lopes Correa , Sócio da Empresa MSR Contábil , período 20/03/2014 à 18/05/2014 e carga horária de 114 horas.
	
1. CARACTERÍSTICAS DA ÁREA
	
O local onde foi realizado o estágio é no Escritorio MSR Contábil, localizado na cidade de São José dos Campos, estado São Paulo, na Avenida Adhemar de Barros, nº 566, sala 307, Vila Adyanna, sendo a proprietário Sr. Mário Scarpel.
A MSR Contábil executa prestação de serviços na área contabil, fiscal e trabalhista.
1.1. A função do contador dentro da empresa
O Contador de um escritório de contabilidade, tem papel distinto e diferenciado de um contador que exerce sua profissão dentro de uma empresa , da qual a mesma não se enquadra em assessoria contábil ou afins.
Contadores em um escritório de contabilidade terão suas atribuições definidas, pelo gerente ou administrador da mesma em um setor específico , ou em alguns casos, em mais de um dos quais poderíamos citar: fiscal, contábil, trabalhista ou financeiro.
O Contador possui escolaridade e qualificações necessárias nos seguintes aspectos: financeiros, contábil, fiscal, trabalhista, administrativo, alcançando ajustamentos importantes para o escritório.
A função do Contador , como já temos ciencia e noção da mesma, é diagnosticar a saúde financeira de uma empresa, através de relatórios, documentos, planilhas, ou seja, utilizando de serviços rotineiros, trazer à tona a real situação contábil da mesma.
1.2. Organograma geral da área de Contabilidade Geral 
O organograma geral da área da área contábil será apresentado a seguir.
CONTADOR
	
CONTÁBIL
FISCAL
TRABALHISTA
FINANCEIRO
ABERTURA/ENCERRAMENTO
Figura 1 – Organograma Geral da área Contábil da Empresa.
	
O Contador (sócio ) é o responsável pelos departamentos Fiscal, Contábil e Trabalhista do escritório.
1.3. Serviços prestados
O escritório MSR Contábil, através de seus profissionais, vem prestar serviços nos diversos ramos já informados neste relatório, e especificados abaixo além de assessorias e consultoria sobre diversos assuntos relacionados ao mercado financeiro, econômico , tributário, etc.
Contabilidade – abertura, alterações, contabilizações, demonstrações contábeis e financeiras, imposto de renda pessoa física e jurídica.
Fiscal – escrituração, apuração de encargos, obrigações acessórias, como DACOM, SPEED, DIRF, DCTF, etc.
Departamento Pessoal – cálculos trabalhistas, aposentadorias, fechamento de folha de pagamento, assuntos relacionados a previdencia social, apuração de encargos e guias, etc.
1.4. Organograma da área
O organograma da área será apresentado a seguir:
SÓCIO CONTADOR / SÓCIO ADMINISTRADOR
COORDENADOR/SOCIO DP
ANALISTA PESSOAL
ANALISTA FISCAL
ANALISTA CONTABIL
ANALISTA FINANCEIRO
AUXILIAR PESSOAL
AUXILIAR FISCAL
AUXILIAR CONTABIL
OFFICE BOYS
Figura 2 – Organograma da área.
Na sequência são detalhadas todas as atividades desenvolvidas.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Os itens 2.1 e 2.2 apresentam as atividades desenvolvidas.
2.1. Exatidão, autenticidade e clareza quanto á apresentação do desenvolvimento do trabalho junto ao cliente
A obrigação do contador é dar o máximo de informações e solicitações ao seu cliente quando necessário, esclarecendo dúvidas e solucionando problemas. 
Para o cliente, o contador da empresa desvenda dúvidas relacionadas a área contábil, otimizando
sempre o nível de excelência do escritório, orientando seus profissionais, estando atualizados com todas as mudanças, principalmente as tributárias.
2.2. Atento às atualizações
O contador deve estar sempre atento às inovações e modificações na área da contabilidade, adequando a si mesmo e a seus respectivos clientes, para atenderem aos padrões atuais. Caso ocorra algum fato que não tenha soluções concretas a respeito, deve o contador , receber orientação junto aos órgãos responsáveis as devidas informações, para que possa informar de forma correta e necessária ao seu cliente.
3. QUANTO AO ATENDIMENTO AO CLIENTE
Os itens 3.1 a 3.6 detalham o processo de atendimento ao cliente.
3.1. Atendimento inicial
Normalmente o cliente chega até o escritório, por alguma indicação ou propaganda nos meios de comunicação.
Recebemos as ligações, nas quais é orientado ao mesmo o comparecimento ao escritório para explanação das atividades desenvolvidas, serviços prestados, valores, etc.
3.2. Execução do pedido requerido pelo cliente
Logo após o fechamento de contrato e especificações por parte dos clientes sobre os serviços que os quais almejam receber, é solicitado do seu antigo escritório , caso seja o caso, que enviem ao novo e atual escritório todos os arquivos, pastas e documentos relacionados a empresa atendida, e assim, os funcionários do nosso escritório receberão os documentos necessários dando procedimento aos serviços fechados.
3.3. Das documentações e informações necessárias à execução do atendimento ao cliente
O cliente é informado sobre documentações necessárias, valores dos honorários, início do período contábil, custo das operações e serviços, prazo para exigências legais, enfim todo o processo pelo qual se deve passar até chegar a conclusão final do serviço prestado.
3.4. Após a aprovação por parte do cliente
Após ser aprovado pelo cliente, começam os procedimentos iniciais para a realização do serviços, recolhimento de taxas, aquisição de certidões, dentre outros.
3.5. A conclusão do trabalho
Após todo o processo de preparo das documentações citadas anteriormente. O contador realiza a análise íntegra, verificando todos os documentos necessários, e formalizando a conclusão do referido trabalho. 
Após a confirmação exata, o contador dirige-se ao cliente, informando e demonstrando-lhe por meio de documentação comprobatória a conclusão do trabalho.
3.6. Fluxograma da área
O fluxograma de atendimento ao cliente pode ser representado conforme a figura a seguir:
SALA305
SETOR ADMINISTRATIVO
ATENDIMENTO AO CLIENTE
SALA 306
SETOR FINANCEIRO
ARQUIVOS
	
SALA 308
SETOR FISCAL
SETOR CONTABIL
SALA 307
SETOR TRABALHISTA
ATENDIMENTO FUNCIONÁRIOS
Figura 3 – Fluxograma de atendimento ao cliente
4. QUANTO A DISPOSIÇÃO DO MOBILIÁRIO DO ESCRITÓRIO
	
O item 4.1 apresenta a estrutura física da área.
4.1. Estrutura da área
A área em que foi realizado o estágio supervisionado compreende da área de Contabilidade Geral, relaciono aqui toda a parte funcional da empresa, uma vez que focamos o estágio, na posição do contador, pessoa designada à administração da empresa, em todas as suas fases. Assim a estrutura é composta de:
	2 contadores (sendo os 2 sócios da empresa).
	1 coordenador financeiro
	1 analista de dados fiscal
	2 auxiliares contábeis
	1 auxiliar fiscal
	1 analista de departamento pessoal
	1 auxiliar de departamento pessoal
	2 office - boy
	09 microcomputadores
	1 aparelho de fax
	2 linhas telefônicas
	2 máquinas de Xerox
	5 impressoras a laser
	5 armários de arquivos
	1 banheiro feminino
	2 banheiro masculinos
	06 aparelhos telefônicos fixos
	1 aparelho telefônico móvel
4.2. Em relação à disposição do mobiliário
Na empresa ao qual foi realizado este estágio, existem 04 salas no prédio, com as numerações seguintes: 305,306,307 e 308.
Na sala 305 fica um dos sócios com 1 sala, e na outra sua secretária e auxiliar fiscal.
Na sala 306 fica a coordenadora fiscal Sra. Vinadeth Scarpel.
Na sala 307 fica o setor trabalhista, e na sala 308 os setores fiscal e contábil.
Os office – boy ficam em salas separadas, com suas respectivas mesas, um na sala 307 e o outro na sala 308 e também são responsáveis pelo arquivo de documentos no âmbito federal, estadual e municipal ( com treinamento adequado ).
Em cada sala, existe 1 cadeira para espera dos clientes em atendimento.
Os telefones fixos são utilizados também em todas as salas com seus respectivos ramais.
Os arquivos ficam divididos em três das quatro salas ( 306,307 e 308). 
A cada mesa existente, tem microcomputadores disponíveis e uma cadeira almofadada. O local tem uma boa iluminação e ventilação adequada ao ambiente, e luminosidade natural bastante favorável.
4.3. Layout da disponibilização do mobiliário da empresa onde foi realizado o estágio supervisionado
A disposição do mobiliário em cada setor é representado na figura a seguir:
ARQUIVOS
SOCIO
BANHEIRO
PROPRIETARIO
FINANCEIRO
BANHEIRO
COZINHA
ENTRADA
ENTRADA
ENTRADA
ENTRADA
ANALISTA
CONTABIL
AUXILIAR DP
ARQUIVO
BANHEIRO
ANALISTA
FISCAL
SOCIO 
COORDENADOR
DP
BANHEIRO
AUXILIAR 
CONTABIL
ANALISTA
DP
MESA OFFICE
BOY
AUXILIAR 
FISCAL
	
5. CONTRIBUIÇÃO DA ÁREA APARA A MISSÃO DA EMPRESA
	
O estágio foi realizado na área de departamento pessoal, a mesma área onde um dos sócios se especializou e administra a mesma com conhecimento no assunto de mais de 20 anos.
Sr. André Correa Lopes, é sócio do escritório MSR Contábil, porém com atribuições de coordenador/gestor do departamento pessoal, e o mesmo também por ser generalista presta serviços de orientação para as demais áreas correlatas.
Observei que, quando o cliente obtinha alguma dúvida relacionada a algum setor, sempre tinha interesse, primeiramente em conversar com o Sr. André, pelo fato do mesmo trabalhar há mais de 20 anos na empresa, e conhecer todos os clientes pessoalmente, fato este que não ocorreria com todos os funcionários, pois muitos que lá trabalham ainda não possuem um período longo dentro do escritório.
A forma como o mesmo trabalha é demonstrando conhecimento e firmeza em diversos assuntos. Quando o mesmo fugia de sua alçada, ele prontamente perguntava aos funcionários de cada setor e posteriormente retirava a dúvida de qualquer cliente.
Ele se demonstrou uma pessoa pró ativa, com liderança nata, sempre trabalhando em equipe e com preocupação extrema com a vitória de toda a equipe, sem pensar em mérito pessoais, nos dias de hoje, esta é uma característica imprenscindível a futuros líderes que desejam o reconhecimento e a excelência em suas atribuições.
6. ÁREAS CORRELACIONADAS
Praticamente todos os outros setores do escritório tem ligação direta com o setor oficial do estágio.
Com relação a área de compras, o Sr André é responsável por este setor.
O setor de abertura/encerramento/alteração, passa pelo mesmo também.
Procurações e ordens do tipo, também necessitam de assinatura do mesmo, e qualquer tipo de orientação em órgãos publicos, é realizada pelo Sr. André.
6.1. A relação da área trabalhista com a Contabilidade
A seguir serão relatadas as relações entre a área trabalhista e a área de contabilidade.
	Finalidade
A área trabalhista engloba todos os segmentos sociais da empresa, estando interligado com todas as áreas, sendo que todas as decisões devem ser tomadas mediante a aprovação do Contador e sócio que se aloca nesta área. A área trabalhista visa atender os clientes com fechamento de folha de pagamento, consultorias previdenciárias, benefícios aos funcionários, relação assistencial e sindical, etc. A contabilidade presta serviços para a empresa apurando impostos, escriturando notas, lançamento contábeis, entre outros.
	Fato Gerador
O lançamento efetuado na contabilidade ocorre por meio de um fato gerador, tendo incidência
de tributos. O escritório MSR Contábil, é que faz e providencia todos os aparatos necessários a sua própria contabilidade como empresa jurídica. Toda a movimentação da empresa é registrada nos devidos livros, conforme a legislação.
	Descrição Detalhada da Atividade
Após a ocorrência do fato gerador o escritório MSR Contábil irá:
	Admissão de funcionários no sistema
	Apontamento de cartão
	Apontamento de variáveis
	Lançamento no sistema contábil
	Fechamento de Folha de pagamento
	Liberação dos tributos trabalhistas
	Fluxograma
APONTAMENTO
DE 
VARIAVEIS
CADASTRO DE FUNCIONARIOS
NO SISTEMA
	
	
FECHAMENTO
FOLHA DE
PAGAMENTO
LIBERAÇAO
TRIBUTOS
TRABALHISTAS
Existe um funcionário específico para cada empresa, e para o próprio escritório de contabilidade, contamos com o serviço do auxiliar de departamento pessoal, Sr. Celso que faz todo os serviços referentes a área trabalhista; Sr. Wanderley cuida dos honorários e parte contábil; Sr. Luis da parte fiscal, e Sra. Vinadeth da área financeira.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei nº 5.172, de 25 de Outubro de 1966. Código Tributário Nacional. Diário Oficial da União, 25 out. 1966. Disponível em < https://www.planalto.gov.br> Acesso em 12 de abril 2014. 
CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. 
Demonstrações Contábeis. Disponível em www.crcsp.org.br. Acesso em 12 de abril 2014
CARGA HORÁRIA: 114 horas
ASSINATURAS
______________________________
Acadêmica
______________________________
Supervisor(a) do Local de Estágio
_________________________________
Tutor Presencial
Leticia Luciana Claro Dantas
São José dos Campos, 8 de maio de 2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando