Buscar

Ondas estacionarias

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Centro IV
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Nome do Experimento: 
Objetivos: 
 Verificar o comportamento das ondas estacionaria, além de reconhecer e/ou descrever: Onda transversal, elementos de uma onda, nós, vales, comprimento de onda, frequência, amplitude e apresentar os calculam obtidos da experiência realizada em laboratório.
Introdução teórica: 
 
 Definições:
- Onda estacionaria.
 Uma onda que resulta da interferência entre duas ondas progressivas idênticas com a mesma velocidade, comprimento, frequência e amplitude que se propagam em sentidos contrários.
-Ondas transversais.
 É um dos tipos de ondas que vibram, oscilam em uma direção e se propagam em sentido perpendicular à direção de oscilação de qualquer ponto da onda. Ex.: Cordas, Mares, Luz, dentre outros.
-Elementos de uma onda.
 
-Nó e vale de uma onda.
 São respectivamente os pontos de interferência destrutiva, pontos que não oscilam, permanecendo, em equilíbrio e ponto de interferência construtiva de uma onda aonde se encontra a amplitude de oscilação é máxima. Ambos correspondendo ao dobro da amplitude de cada onda constituinte, que se distanciam a metade do comprimento de onda (λ/2).
-Comprimento (λ).
 Corresponde a distancia entre duas cristas ou vales consecutivos.
-Frequência (f).
 Corresponde ao numero de oscilações por unidade de tempo, sendo expresso pela unidade em Hertz (Hz), um Hz significa que o evento se repete uma vez por segundo.
-Amplitude (y).
 É uma medida que varia ao longo de um único período. É o ponto máximo da onda e a distância entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior for a amplitude, maior será a quantidade de energia transportada.
Aparelho utilizado:
 Uma unidade
Fio.
Dinamômetro.
Gerador de abalos.
 
Roteiro do experimento:
 Inicialmente coloca-se o fio preso pelas suas extremidades no dinamômetro e no gerador. Liga-se o gerador de em uma frequência. Observa-se o comportamento do fio. Durante a observação perceba a existência dos nós e vales gerados pelo movimento ondular do fio
Dados coletados:
	Comprimento do fio
	140 mm
	Frequência
	109 Hz
	Ondas
	3
	Nós
	2
	Força
	2 N
Cálculos:
 
Período
Densidade linear de uma corda
Velocidade de propagação da onda
Comprimento de onda
 Formulário:
 : Velocidade de propagação
 : Tempo
 : Comprimento
 : Densidade linear de uma corda
 : Massa do fio
 : Comprimento do fio
 : Frequência
 : Força de tração
 : Período
Tabelas e Gráficos:
	Período
	
	Densidade Linear
	
	Velocidade de propagação
	19,3 m/s
	Comprimento de onda
	3
Conclusão 
	Ao fim deste relatório e através dos experimentos realizados em laboratório, fomos capazes de compreender a natureza da onda, especificamente a estacionaria. Além assimilarmos as peculiaridades relacionadas ao período, a frequência, a velocidade, aos nós, vales e outros. Obtivemos um melhor entendimento da relação dentre o comprimento de onda e a frequência, que quanto maior for esse comprimento menor serão as oscilações. Também que nas extremidades do fio durante a experiência podemos sim encontra nós, neste caso indicando que aquele determinado ponto representa um meio entre as oscilações. E quanto maior o comprimento de onda maior a velocidade de propagação na mesma frequência.

Continue navegando