Buscar

Ciência, Inovação e Empreendedorismo (Antiga Instrumentalização Científica) EAD Avaliação Objetiva 1 2019/1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
A Ciência, Inovação e Empreendedorismo são aspectos que interagem entre si, para fomentar a correta atitude empreendedora com base cientifica e inovadora o que nos dá cada vez mais credibilidade nas ações e na postura tomar adiante de um desafio empreendedor, diante disso podemos definir como a ciência:
A ciência é a mistura do empreendedorismo e a transformação como fonte de estudo para sociedade.
“A ciência é subjetiva. O conhecimento científico é conhecimento confiável porque é conhecimento provado tecnicamente.”
A inovação metodológica, de uma maneira geral, é percebida como essencial para a sobrevivência num cenário cada vez mais competitivo e globalizado.
O empreendedorismo social se encaixa nesse contexto como o impulsionador da pesquisa científica com a finalidade de geração de ferramentas sustentáveis de gestão.
O conhecimento científico é conhecimento confiável porque é conhecimento provado objetivamente. Minha resposta
Questão 2
A importância da Ciência como base para o processo de Inovação e por consequência o fomento a adequada atitude Empreendedora embasada no conhecimento científico, faz parte do processo de transformação __________. Assinale a alternativa correta.
Das grandes empresas de agronegócios do nosso país, que buscam um acelerado crescimento em nano tecnologias para enfrentar o mercado acirrado.
Dos grandes centros empresariais do estado do Rio Grande do Sul.
Dos diferentes stakeholders da Instituição (Ulbra), para a criação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), apresentando as estratégias escolhidas para que possamos formar profissionais capazes de compreender a realidade social, debater as suas variáveis e qualificar ainda mais o desenvolvimento do país. Minha resposta
Das Associações Empresariais, que se enquadram nesse contexto as como impulsionadoras da pesquisa científica com a finalidade de geração de renda.
De todas as Instituições de ensino Privado do país, pois retratam as necessidades da sociedade baseada em abordagens teóricas misturando empreendedorismo e ciência na sua matriz curricular para transformar realidades e atender legislação do Ministério da Educação.
Questão 3
A ciência é um conjunto de saberes provenientes da associação de experiências práticas com o raciocínio lógico constituída a partir da observação, identificação, descrição e investigação experimental, além da aplicação de teorias. No entanto, a ciência não tem a intenção de estabelecer verdades absolutas ou de traçar uma compreensão plena da realidade.  Segundo Rosenthal (1989) existem uma série de aspectos relativos a ciências que poderiam ser abordados nos currículos de diferentes áreas que não apenas as exatas, exceto as questões de natureza:
Filosófica.
Educacional. Minha resposta
Sociológica.
Histórica.
Política.
Questão 4
A importância da Ciência para todas as áreas do conhecimento se evidencia facilmente a medida que se   justificativa da inclusão deste conteúdo nos currículos de todas as áreas do saber pois auxilia na formação intelectual do cidadão que quando se trata especificamente na natureza cientifica humanística está tratando de:
Crescimento da ciência e tecnologia.
Efeitos do desenvolvimento científico sobre a literatura e as artes
Contribuição desta atividade para o desenvolvimento econômico
Aspectos criativos e culturais.
Aspectos estéticos.
As respostas assertivas compreendem as alternativas
Somente as alternativas 1, 2, 3 e 4
Somente a assertiva 1
Somente as assertivas 1 e 2
Somente as alternativas 2, 4 e 5 Minha resposta
Todas alternativas estão corretas
Questão 5
Conhecimento científico por sua vez, pode ser denominado também como conhecimento provado. Ou seja, conhecimento derivado de métodos específicos, esses sim variáveis para cada área do saber. O método científico demanda regramentos claros para a obtenção dos dados e suas interpretações experimentais, podendo ampliar sua percepção e uso de diferentes formas, com coletas de dados, simulações e testagens. A escolha do método depende do paradigma de pesquisa adotado, ou seja, deve ser apropriado ao tipo de estudo que se pretende realizar e, principalmente, à natureza do problema e ao nível de aprofundamento que se pretende adotar. Neste contexto podemos entender como tipos de metodologias científicas as técnicas apresentadas abaixo exceto:
O Método de análise de conteúdo observação.
O Método qualitativo e quantitativo
O método Filosófico e Humanístico Minha resposta
O método Bibliográfico ou Documental
O método estatístico.
Questão 6
A pesquisa também pode ser classificada quanto ao tipo e neste prisma podemos optar por um tipo de pesquisa que por sua vez, se baseadas em conteúdos encontrados em jornais, revistas, memoriais, entre outros de mesma espécie, este tipo de pesquisa podemos denominar como:
Pesquisa Aberta.
Pesquisa de Grupos focais.
Pesquisa Tecnológica
Pesquisa Aplicada
Pesquisa Documental Minha resposta
Questão 7
Segundo GIL (2008), o conhecimento científico deve ser baseado em observações e registros que sirvam para dar credibilidade ao não a determinada teoria. Com relação ao conceito de Gil sobre conhecimento cientifico, podemos classificar como verdadeiro (1) ou falso (2) da seguinte forma:
Alternativas
1 Verdadeiro
2 Falso
Associações
Minha resposta
(1) Objetivo: descreve a realidade, independente da opinião do pesquisador;
Minha resposta
(1) Racional: baseia-se na razão e não em sensações ou impressões para chegar aos resultados;
Minha resposta
(1) Sistemático: preocupa-se com a construção de um sistema de ideias, organizadas racionalmente, e em incluir conceitos parciais em totalidades cada vez mais amplas.
Minha resposta
(1) Geral: possui a preocupação com a elaboração de leis ou normas gerais, as quais, explicam todos os fenômenos de certo tipo;
Minha resposta
(2) Questionável: apresenta sempre a possibilidade de demonstrar a veracidade das informações apresentados e infalível porque reconhece a própria capacidade de errar poucas vezes.
 Questão 8
Para obtenção do êxito no desenvolvimento de uma pesquisa e no bom desempenho da mesma é imprescindível que alguns passos sejam seguidos para esta construção e são eles consecutivamente:
Explorar, descrever e explicar.
Levantar dados, questionar e concluir.
Aplicar método, analisar dados e definir objetivos.
Planejamento, divulgar e executar
Planejar, executar e divulgar. Minha resposta
 Questão 9
O cenário mundial mudou e com ele também a forma de produzir, implementar e gerir a o processo de transformação. Devido a essas mudanças, empresas de variados portes e segmentos estão sendo obrigadas a buscar novas alternativas de gestão devido a fatores exógenos como a globalização, necessidade de administrar adequadamente o conhecimento para gerar idéias novas e competitividade, e a formação de redes empresariais (Chibás, Pantaleon & Rocha, 2013). Diante deste contexto os autores estão tratando aqui:
De um cenário empreendedor.
De como gerir pessoas no mundo atual.
Do processo de estudos de novas abordagens cientificas
Do processo de Inovação. Minha resposta
Do processo político e econômico do país
 Questão 10
O design thinking é uma abordagem criativa focada no ser humano, que vê na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, caminhos que levam a soluções inovadoras para negócios. Com base nas ferramentas estudadas podemos conceituar as principais etapas do processo design thinking como:
Imersão, ideação e prototipação Minha resposta
Imersão, análise e síntese
Análise, síntese e ideação
Análise, imersão e síntese
Imersão, síntese e prototipação

Outros materiais