Buscar

AV1 Psicologia Nas Organizações 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: GST0574_AV_201408456877 » PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201408456877 - PAULO ALEXANDRE DE SOUZA BATISTA
	Professor:
	MARCIA CORDEIRO PINHEIRO
	Turma: 9015/AA
	Nota da Prova: 5,0        Nota de Partic.: 2        Data: 23/06/2015 18:52:20
	
	 1a Questão (Ref.: 201409074397)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A psicologia é uma ciência que oferece subsídios para melhor entender à natureza humana, e perdeu o caráter reducionista de tratamento para doentes, e nos ajuda a esclarecer algumas questões: Marque um X a resposta incorreta.
		
	
	Relações interpessoais
	 
	Analise de custo
	
	Condutas diferenciadas nas pessoas
	
	Gestão de pessoas
	
	Processos de aprendizagem
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408737411)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Maslow, a motivação gera comportamentos voltados para a satisfação de necessidades específicas. De acordo com o que estudou sobre a Teoria de Maslow, marque a alternativa correta:
		
	
	As necessidades sociais estão ligadas à satisfação das necessidades básicas do homem: fome, sede, sono etc.
	 
	As necessidades fisiológicas e de segurança - fome, sede, sono, abrigo etc - são as de mais fácil satisfação no meio corporativo.
	
	As necessidades de auto-realização estão ligadas à necessidade do homem de sentir-se afiliado a um grupo.
	
	As necessidades de estima estão relacionadas à necessidade do homem de se sentir abrigado e livre dos perigos e são as mais fáceis de serem satisfeitas no mundo do trabalho.
	
	As necessidades primárias ou básicas (fisiológicas e de segurança) estão ligadas ao desenvolvimento das potencialidades do indivíduo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409119657)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Muchinsky (2004) destaca três tipos de equipes que trabalham para o sucesso profissional. São elas:
		
	 
	de solução de problemas, de criação, e equipes táticas.
	
	de criação, de controle financeiro e de comercialização.
	
	equipes táticas, de inovação e de controle de produção.
	
	de solução de problemas, de administração e equipes táticas.
	
	de solução de problemas, de recrutamento e seleção e de ética.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408735206)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Teoria Behaviorista e da Aprendizagem baseia-se na formação da conduta conforme a apresentação de estímulos ambientais. Considera essencialmente os:
		
	
	Fornecedores.
	
	Materiais.
	 
	Condicionamentos.
	
	Equipamentos.
	
	Recursos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408747741)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale as alternativas corretas : 1- ( ) As organizações atualmente, não requerem, qualificação e atualização da mão de obra para operar tecnologias sofisticadas e atuar em ambiente competitivo e em constante mutação. 2- ( ) Pode-se classificar como Treinamento toda e qualquer atividade que vise a qualificação, formação ou aperfeiçoamento dos funcionários 3 - ( ) A seleção de pessoas constitui, a impossibilidade de "importar" talentos que enriqueçam a equipe e troquem informações que farão oxigenar todo o meio de produção. 4 - ( ) Várias são as técnicas utilizadas pelos agentes de seleção para atenderem aos objetivos pretendidos pela mesma, estando entre as mais utilizadas: as entrevistas, os testes para medida de conhecimentos, simulação de desempenho, entre outros.
		
	
	3, 1,4
	
	4 e 3
	
	1, 4,2,
	
	1 e 2
	 
	2, e 4
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409115847)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Mayer & Salovey, (1997, p. 15), a Inteligência Emocional envolve a capacidade de perceber acuradamente, de avaliar e de expressar emoções; a capacidade de perceber e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a capacidade de compreender a emoção e o conhecimento emocional; e a capacidade de controlar emoções para promover o crescimento emocional e intelectual. Neste caso, podemos dizer que: Assinale a Única alternativa correta que atenda ao que se pede:
		
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente no trabalho, já que é considerada como um instrumento específico motivacional na Organização
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional só possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e não nos relacionamentos com os amigos, familiares. É uma ferramenta que só permite aos profissionais terem uma vida mais sucesso.
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional não possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, e muito menos em casa, que dirá nos relacionamentos com os amigos, familiares; pois não é uma ferramenta.
	 
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento, não só no trabalho, mas também em casa, nos relacionamentos com os amigos, familiares. Uma ferramenta que permite as pessoas terem uma vida mais saudável.
	
	O desenvolvimento da inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento somente na vida pessoal e não pode ser considerada como um instrumento específico e motivacional na Organização
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408683532)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Bergamini (2005) aponta como fatores de erro mais comuns nos processos seletivos, por parte das organizações: A) A escolha de métodos que não avaliam bem as diferenças individuais dos candidatos); B) O despreparo do organizador em corrigir distorções quando estas acontecem; C) Um bom planejamento do processo seletivo; D) A escolha de fontes adequadas para o recrutamento; E) A utilização de testes de simulação de desempenho. Assinale a única alternativa correta neste caso:
		
	
	Somente as opções B e C estão corretas.
	
	Somente as opções E e A estão corretas
	
	Somente as opções D e E estão corretas.
	 
	Somente as opções A e B estão corretas.
	
	Somente as opções C e D estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408745993)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Goleman (1995) expande ainda mais os estudos a acerca da inteligência, lançando o conceito de inteligência emocional (IE). Explique este conceito e sua aplicação no contexto organizacional:
		
	
Resposta: A inteligência emocional possibilita a aplicação do conhecimento no trabalho, em casa, nos relacionamento com os amigos e também com a família. No meio organizacional motiva e gera um maior desempenho nas tarefas do ambiente corporativo.
	
Gabarito: A IE é definida como: "capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação dos seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante" (Goleman, 1995, p. 47) Os lideres que desenvolvem a inteligência emocional são: visionários, possuem empatia, procuram o desenvolvimento dos outros, desenvolvem autoconhecimento, permitem a colaboração dos colaboradores, possuem iniciativa, possuem autocontrole, são autoconscientes, ...
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A IE é definida como: "capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação dos seus desejos; de se manter em bom estado de espírito e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante" (Goleman, 1995, p. 47) Os lideres que desenvolvem a inteligência emocional são: visionários, possuem empatia, procuram o desenvolvimento dos outros, desenvolvem autoconhecimento, permitem a colaboração dos colaboradores, possuem iniciativa, possuem autocontrole, são autoconscientes, ...
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408674706)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Dejours (1994) observa arelação Prazer X Sofrimento, muitas vezes vivenciada por colaboradores em suas rotinas de trabalho. Como exemplo para isso podemos citar, por exemplo, promoção condicionada a metas abusivas de trabalho para o colaborador. A meta pode ser entendida por uns como aspecto estimulador e por outros como desestimulante. Imagine-se gestor e que precise propor as metas para o grupo de produção. Que cuidados teria para evitar desconforto para os colaboradores? Cite pelo menos 2 pontos de atuação assertivas:
		
	
Resposta: Um dos cuidados primordiais é saber respeitar as diferenças e entender que cada um tem seu próprio método de executar suas tarefas. A comunicação aberta e a permissão de feedbacks é relevante para o relacionamento do gestor com sua equipe. Deve-se propor as metas de maneira clara e sem autoritarismo e, sempre que possível, acompanhar e sanar dúvidas que surgem na realização das funções.
	
Gabarito: O aluno precisa apontar: A necessidade de negociar a meta com o colaborador e não simplesmente impor, este precisa entender a meta como possível; O gestor pode trabalhar em conjunto e é importante que possa fazê-lo, informando a progressão quanto ao alcance e, ainda, estimulando a sua equipe.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): A necessidade de negociar a meta com o colaborador e não simplesmente impor, este precisa entender a meta como possível; O gestor pode trabalhar em conjunto e é importante que possa fazê-lo, informando a progressão quanto ao alcance e, ainda, estimulando a sua equipe.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408735604)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na empresa XYZ S/A. constata-se o seguinte: o diálogo não é estabelecido de forma clara pelos colaboradores, o que gera distorções importantes com relação ao próprio trabalho. Além disso, as relações são confusas no sentido dos papéis a serem desempenhados. Muitas vezes não se sabe a quem creditar poder de influência e/ou autoridade. A situação constatada na empresa é de:
		
	 
	Relações interpessoais conflitantes.
	
	Foco nas metas.
	
	Foco em cargos e salários.
	
	Foco em treinamentos.
	
	Foco na qualidade do produto.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/06/2015 até 25/06/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais