Buscar

Avaliação DE CONSULTORIA INTERNA DE RH

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV_201402383711 » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201402383711 - SANDRA MARIA RODRIGUES DA SILVA 
	Professor:
	CARLOS EDUARDO LUGATI BRAGA
	Turma: 9009/AI
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 12/06/2015 09:09:59 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402518840)
	1a sem.: etapas de uma consultoria
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Abaixo estão descritas algumas da etapas que compõe um trabalho de consultoria, exceto:
		
	
	Identificação ou constatação de causas 
	
	Implementar ações sem o conhecimento do cliente 
	
	Realizar levantamento de informações 
	
	Estudo de alternativas viáveis 
	
	Propor soluções 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402659522)
	sem. N/A: TIPOS DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Manoel, profissional qualificado, atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto, dispondo de escritório próprio. Assinale o tipo de consultoria que Manoel desenvolve: 
		
	
	Consultoria autônoma. 
	
	Consultoria associada.
	
	Consultoria específica.
	
	Consultoria abrangente.
	
	Consultoria exclusiva.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402651185)
	sem. N/A: O processo de consultoria interna: oportunidades e riscos
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	A consultoria interna de recursos humanos é entendida como uma ferramenta que potencializa os resultados organizacionais e gera com isso maior competitividade para a empresa. No entanto, além das oportunidades observadas, é também identificado riscos no processo. Assinale a única questão que evidencia apenas riscos na implementação da consultoria interna de recursos humanos:
		
	
	A necessidade do consultor em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências; isenção que o consultor interno precisa manter ante as situações em que tenha que propor medidas menos simpáticas; a possibilidade de perda de foco dada a proximidade do consultor interno.
	
	A proximidade do consultor viabiliza avaliação imediata permite ajustes, se for o caso; a possibilidade de perda de foco dada a proximidade do consultor interno; a necessidade do consultor em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
 
	
	A possibilidade de perda de foco dada a proximidade do consultor interno; isenção que o consultor interno precisa manter ante as situações em que tenha que propor medidas menos simpáticas; identificação de sintomas de desmotivação na empresa; a relação de ajuda que deve se estabelecer entre o consultor e o cliente.
	
	Isenção que o consultor interno precisa manter ante as situações em que tenha que propor medidas menos simpáticas; a proximidade do consultor viabiliza avaliação imediata permite ajustes, se for o caso; a necessidade do consultor em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências; a possibilidade de perda de foco dada a proximidade do consultor interno.
	
	Identificação de sintomas de desmotivação na empresa; a relação de ajuda que deve se estabelecer entre o consultor e o cliente; a proximidade do consultor viabiliza avaliação imediata permite ajustes, se for o caso; a necessidade do consultor em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.
 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402496119)
	3a sem.: CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS: FINALIDADE E PROCESSO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A competência FOCO NO CLIENTE poderia significar a adoção de determinados comportamentos pelos seus funcionários, como por exemplo. Marque a alternativa que NÃO condiz com a questão:
		
	
	estar atento ao que é solicitado pelo cliente ¿ com paciência e capacidade de escutar
	
	ser solícito no trato com os clientes
	
	manter uma atitude arrogante
	
	direcionando ações para a busca rápida de soluções.
	
	atender às solicitações dos clientes dentro do prazo estipulado;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402990573)
	sem. N/A: IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A implantação de um processo de Consultoria Interna de RH requer algumas diretrizes para sua eficácia. Assinale a alternativa INCORRETA. 
		
	
	Centralização das decisões no RH.
	
	Acompanhamento constante.
	
	Desburocratização e racionalização.
	
	Definição do papel do Consultor Interno.
	
	Políticas de RH bem definidas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402518388)
	3a sem.: CONSULTORIA INTERNA DE RH: FINALIDADE E PROCESSO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Formação de Cada Profissional de RH se caracteriza por proporcionar:
		
	
	Assessoria estratégica aos clientes internos, colaborando e participando em projetos específicos; acompanhando as tendências de RH; assessorando as áreas no levantamento das necessidades de formação; colaborando na identificação de novos talentos; oferecendo suporte na execução de programas específicos de cargos e salários, benefícios, etc.
	
	Desenvolvimento contínuo dos funcionários que atuam na gestão de pessoas visando torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica.
	
	Condições para que a implantação e manutenção do projeto sejam efetivas por meio da sistemática verificação a fim de aparar arestas, resolver problemas, e propor soluções de forma a garantir que o trabalho transcorra como planejado.
	
	Processo de implementação da consultoria interna de RH as organizações onde a gestão é centralizada, as normas e as políticas pouco flexíveis e a mudança de presidentes é freqüente propondo a descentralização em unidades de negócio ou filiais independentes visando ações de melhoria.
	
	Objetividade e sentido prático valorizando o background e a competência Individual do cliente interno de forma a atuar considerando a vivência dele no assunto em questão e não menosprezado-a ou ignorada-a na formulação da solução a ser proposta.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402651578)
	sem. N/A: PERFIL DO CONSULTOR INTERNO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quando falamos do perfil adequado do consultor interno de recursos humanos, é fundamental observar características específicas estudadas em nossa aula. Assinale a questão que NÃO atende plenamente as características do perfil do consultor interno. 
		
	
	Perfil negociador, sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão, comprometimento com resultados.
	
	Perfil ajudador, conciliador, boa capacidade de comunicação, alinhamento estratégico, autoritarismo.
	
	Perfil estratégico, disposição frente a mudanças e inovações, conduta ética, honestidade, autenticidade.
	
	Perfil conciliador, bom relacionamento interpessoal e intragrupal, confiabilidade, visão sistêmica, ser agente de mudança.
	
	Perfil confiabilidade, equilíbrio de julgamento, manter empatia frente aos sentimento das pessoas, resiliência, negociador.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402628134)
	5a sem.: Consultoria Interna
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Em qual situação a empresa deve implantar uma consultoria interna de RH?
		
	
Resposta: A Consultoria interna é uma ferramenta usada pelas empresas que querem continuar a evoluir no mercado de trabalho, o consultor dentro da empresa identifica possiveis problemas que estão ocorrendo e busca de maneira estratégica resolver esses problemas, ele age de maneira facilitadora e busca inovações, a consultoria nunca deve ser implantada de maneira emergentepois, o processo não é imediato, existem etapas que deveram ser cumpridas para que a consultoria tenha sucesso, a consultoria interna está cada vez mais sendo usada pelas empresas que querem se manter alinhadas ao novo modelo de gestão existente no mercado, sendo cada dia mais descentralizadora e menos burocratizada, onde todos os colaboradores tem igual importancia dentro da organização.
	
Gabarito: A área de Recursos Humanos deve estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402576447)
	13a sem.: agente de mudança
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	Alguns autores colocam que um dos pontos mais importantes na atuação do consultor interno é funcionar como um agente de mudanças. Como você descreveria esse papel.
		
	
Resposta: O consultor interno deve ser um agente facilitador, deve saber identificar problemas e propor soluções, que ele exerca uma conduta ética, seja parceiro de seus clientes, tenha um bom relacionamento interpessoal e intragrupal para que ele possa resolver de maneira harmonica os problemas que poderam surgir, tenha disposição frente as mudanças e inovações, e tenha conhecimento sobre a moderna gestão, ou seja, ele ddeve possuir um perfil estratégico.
	
Gabarito: O consultor interno deve assumir a responsabilidade de assessorar seu cliente interno no processo de produzir uma mudança através da redefinição de papéis, da missão, dos negócios e dos níveis de responsabilidade da empresa e de suas áreas.agente de mudança
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402576428)
	16a sem.: desafios da consultoria
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Dentre as perspectivas desafiadoras para a Consultoria Interna de RH, estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna, desenvolvendo atividades:
		
	
	voltadas à formulação das políticas de gestão de pessoas e para a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	
	voltadas para a criação de novas áreas de tecnologia de informação dentro das organizações facilitando o alcance dos objetivos. 
	
	voltadas para a criação de novas áreas operacionais dentro das organizações facilitando o alcance dos objetivos. 
	
	dedicadas à criação de novos modelos de planejamento e controle da qualidade dos processos de produção. 
	
	desde a formulação de mecanismos de controle de pessoal até às políticas de formulação de preços.

Continue navegando