Buscar

Atividade discurssiva

Prévia do material em texto

Engenharia Controle e Automação
 
Ética, Política e Sociedade: Atividade Discursiva – 2019/1
Enunciado: Para a burguesia em ascensão na época, era necessária uma teoria para aferir sua legitimidade fazendo frente à hereditariedade que legitimava a nobreza. Tal teoria é a da propriedade privada – como direito natural – elaborada de forma coerente pela primeira vez pelo filósofo inglês John Locke (1632-1704).
Segundo ele, o trabalho é o que assegura o direito natural – como direito à vida, à liberdade e aos bens necessários para manter e conservar a vida e a liberdade.
 Locke defende que a organização das leis e do Estado deve ser feita com o objetivo de assegurar o respeito aos direitos naturais: a proteção da vida, da liberdade e da propriedade de todos. Essa é a única razão de ser de um governo.
Explique a relação entre as ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX e algumas de suas consequências:
Resposta: 
As teorias de Locke eram baseadas na liberdade de Contrato Civil, direito a propriedade, contrato social e direitos naturais. 
Após o fim da revolução francesa, essas teorias prevaleceram nos governos europeus, como na França e na Inglaterra. Com isso na transição entre o século XIX ao século XX o capitalismo foi fortalecido e o crescimento econômico foi rápido, como também as diferenças econômicas e culturais de carácter único também tiveram esse crescimento rápido. 
O Nascimento da chamada “Burguesia” foi uma das consequências inspiradas por essas perspectivas, com o afastamento gradual do estado da economia, as livres trocas, a ampliação dos lucros e da riqueza, e esse novo modelo " Burguês" tomou espaço entre a sociedade.

Continue navegando