Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I Objetiva Didática e Metodologia do Ensino de Informática LIN01

User badge image
Helena Becker

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) inovou, combateu as ideias vigentes em sua época, principalmente a de que a educação da criança deveria estar voltada para os interesses do adulto e da vida adulta. Nesse sentido, introduziu a concepção de que a criança era um ser com características próprias, com suas ideias e interesses. Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
( ) A ideia de que a criança não pode ser tratada como um adulto em miniatura, prega a valorização das ideias da criança através de sua participação na vida familiar.
( ) A ideia voltada à importância da formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.
( ) A ideia da escola como um dos aparelhos do Estado.
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - V.

A inclusão das tecnologias na educação tornou-se obrigatória após mudanças ocorridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), servem como referência nacional, tanto para a prática educacional como para as ações políticas na área de educação, possibilitando aos profissionais da educação novos recursos didáticos e computacionais. O documento procura apresentar diferentes perspectivas quando se refere ao uso do computador como auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. Sobre os PCN, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os PCN são uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.
II- Os PCN se inserem num plano normativo de redes e operações.
III- Os PCN não garantem padrões básicos para a educação e tão pouco servem para orientar as atividades realizadas em sala de aula.
IV- Os PCN são um conjunto de regras de sentido obrigatório.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Jean Jacques Rousseau foi um filósofo que participou do ideário iluminista, sendo considerado um revolucionário, tanto por modificar o eixo da educação como por valorizar a infância em si mesma. Ao considerar a educação como processo natural do desenvolvimento da criança, ao valorizar o jogo, o trabalho manual, a experiência direta das coisas, foi o precursor de uma nova concepção de escola.
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação, assinale a alternativa CORRETA:
A A ideia da valorização dos aspectos biológicos e fisiológicos, ou seja, a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, sempre priorizando a aprendizagem dos conteúdos desde os anos iniciais.
B A ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais. Acreditava que não há aprendizagem sem ação, a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
C A ideia do jovem como uma pessoa completa, também compreendia que a infância possui várias fases de desenvolvimento, sobretudo no aspecto cognitivo.
D A ênfase está na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo, sabendo que o conceito do ser mau nasce da experiência direta e das operações sobre as coisas.

No ano de 1633, o educador tcheco Comenius escreveu a Didática Magna, designando a nova disciplina como "arte de ensinar tudo a todos". Segundo Castro (2001), não há limite entre educação e ensino, pois o objeto da didática abrange o ensino de conhecimentos, atitudes e sentimentos. Para Comenius, o conhecimento da natureza é a base da Didática Magna, por isso, é possível compreender que o guia do ensino está na natureza, que dispensa palavras ocas, palavras de vento e linguagem de papagaio. Na concepção de Comenius, no que diz respeito à educação e ao ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Deverá a educação ser vista como um instrumento para garantir as reformas necessárias à sociedade.
( ) Deverá ensinar somente aquilo que os indivíduos pudessem utilizar em sua vida prática.
( ) Deverá ensinar tudo a todos, deixando a formação de um homem ideal sempre em primeiro plano.
( ) Deverá fazer uso racional e sistemático de recursos didáticos que ilustrem os fenômenos naturais e cognitivos de cada indivíduo.
a) F - F - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - F.

Jean-Jacques Rousseau é considerado um grande filósofo, foi criador e descreveu como deveria ser a didática do ensino. A forma de ensinar e aplicar os estudos a partir de uma filosofia é considerada primordial para o desenvolvimento intelectual e pessoal do aluno.
Sobre o conceito de ensino introduzido por Rousseau, assinale a alternativa CORRETA:
A Procedimento natural.
B Processo de aprendizagem.
C Inclusão social.
D Processo interativo.

A tecnologia é a ciência da técnica, que surge como exigência social numa etapa ulterior da história evolutiva da espécie humana. A tecnologia trouxe vários benefícios para o homem, como a proximidade entre as pessoas e empresas. Estas podem ampliar suas negociações, contatar várias pessoas, de países diferentes, além de diminuir o tempo de resposta e propiciar acesso fácil a vários recursos tecnológicos. Sobre os benefícios que as tecnologias disponibilizaram, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Comunicação instantânea e acesso à informação.
( ) Aumento da capacidade intelectual e tecnológica.
( ) Conhecimento e acesso ao desenvolvimento tecnológico.
( ) Acesso a tecnologias de ponta, a baixos custos.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - F.

A inquietação com o ensinar não é remota e já a encontramos no século XVI, com o "pai da Didática", o estudioso Comenius, predecessor do filósofo Rousseau. Comenius, criador da Pedagogia Moderna, registrou uma importante obra, contribuindo para a Educação, a Didática Magna, que sinaliza o começo da organização da didática. Sobre os princípios elencados por Comenius na Didática Magna que garantem a facilidade de ensinar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Propunham iniciar o ensino pela língua materna por meio de livros ilustrados.
( ) Escolha do método adequado; iniciar pelas coisas mais fáceis e só depois incluir as difíceis.
( ) Proceder de maneira célere e ativa, sem perder tempo; ensinar tudo por meio de hipóteses e abstração.
( ) Preparo de todas as coisas necessárias, inclusive dedicação exaustiva do mestre.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - V - F - F.

A arte de ensinar não é uma tarefa simples de ser realizada. O bom desempenho de uma aula depende de vários fatores, entre eles a formação do professor e sua forma de lecionar.
Sobre a matéria de estudos que integra e articula conhecimentos teóricos e práticos, visando à formação integral do futuro professor, assinale a alternativa CORRETA:
A Didática.
B Informática.
C Ensino e aprendizagem.
D Metodologia e tecnologia.

A elaboração de um sistema teórico abordando o que vem a ser a didática enquanto um pensamento explicativo do processo educativo instigou muitos estudiosos no decorrer da história no sentido de elaborar diretrizes teóricas, o que proporcionou a iniciativa de diversas correntes de pensamento pertinentes à didática como uma área de estudos relativos à investigação do processo de ensino. Sobre esses pensadores da Educação na história da didática, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Rousseau.
II- João Frederico Herbart.
III- John Dewey.
( ) Para esse pensador, há dois tipos de desigualdade, natural ou física e outra moral ou política. Ele parte da ideia da bondade natural do homem, corrompido pela sociedade, considera a criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida. Menciona que o ensino na infância deve acontecer como um processo natural, respeitando o tempo e a velocidade da criança. Não há necessidade de livros.
( ) Para esse pensador, a educação é a moralidade atingida através da instrução pelas metodologias de ensino, sendo que a instrução é determinante na formação da criança, e o professor exerce papel fundamental neste movimento, estabelecendo sua posição de autoridade.
( ) Para esse pensador, a escola tem o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação. O aprendizado deve se desenvolver a partir de condições de experiência que dão origem a uma busca ativa por informação e novas ideias. Formulou o conceito de continuum experiencial.

O objetivo da didática é o ensino-aprendizagem, visto tanto como intenção de produzir aprendizagem e sem delimitação da natureza do resultado possível quanto desenvolvimento da capacidade de aprender e compreender. Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaram-se a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Tratando do Pensamento Pedagógico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o pensamento do estudioso:
a) Herbart apontou a necessidade de o professor ter uma teoria pedagógica para que sua prática seja baseada somente na experiência contida e propôs um sistema pedagógico que se organiza entorno de três conceitos centrais: sintaxe, disciplina, instrução educativa.
b) John Dewey criticava a educação pela instrução, que tinha como ênfase a memorização e o intelectualismo, propondo em seu lugar a educação pela ação, escolas equipadas com laboratórios, jogos etc., ou seja, seria uma escola equipada com todos (ou quase todos) os meios e recursos necessários para a realização das experiências por parte dos alunos.
c) Rousseau valoriza o caráter melódico da palavra falada, mas considera que a palavra escrita é mais apta a desvendar as sutilezas do sentido.
d) Comenius lutou contra o analfabetismo, tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) inovou, combateu as ideias vigentes em sua época, principalmente a de que a educação da criança deveria estar voltada para os interesses do adulto e da vida adulta. Nesse sentido, introduziu a concepção de que a criança era um ser com características próprias, com suas ideias e interesses. Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
( ) A ideia de que a criança não pode ser tratada como um adulto em miniatura, prega a valorização das ideias da criança através de sua participação na vida familiar.
( ) A ideia voltada à importância da formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.
( ) A ideia da escola como um dos aparelhos do Estado.
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - V.

A inclusão das tecnologias na educação tornou-se obrigatória após mudanças ocorridas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), servem como referência nacional, tanto para a prática educacional como para as ações políticas na área de educação, possibilitando aos profissionais da educação novos recursos didáticos e computacionais. O documento procura apresentar diferentes perspectivas quando se refere ao uso do computador como auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. Sobre os PCN, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os PCN são uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa.
II- Os PCN se inserem num plano normativo de redes e operações.
III- Os PCN não garantem padrões básicos para a educação e tão pouco servem para orientar as atividades realizadas em sala de aula.
IV- Os PCN são um conjunto de regras de sentido obrigatório.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.

Jean Jacques Rousseau foi um filósofo que participou do ideário iluminista, sendo considerado um revolucionário, tanto por modificar o eixo da educação como por valorizar a infância em si mesma. Ao considerar a educação como processo natural do desenvolvimento da criança, ao valorizar o jogo, o trabalho manual, a experiência direta das coisas, foi o precursor de uma nova concepção de escola.
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação, assinale a alternativa CORRETA:
A A ideia da valorização dos aspectos biológicos e fisiológicos, ou seja, a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, sempre priorizando a aprendizagem dos conteúdos desde os anos iniciais.
B A ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais. Acreditava que não há aprendizagem sem ação, a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
C A ideia do jovem como uma pessoa completa, também compreendia que a infância possui várias fases de desenvolvimento, sobretudo no aspecto cognitivo.
D A ênfase está na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo, sabendo que o conceito do ser mau nasce da experiência direta e das operações sobre as coisas.

No ano de 1633, o educador tcheco Comenius escreveu a Didática Magna, designando a nova disciplina como "arte de ensinar tudo a todos". Segundo Castro (2001), não há limite entre educação e ensino, pois o objeto da didática abrange o ensino de conhecimentos, atitudes e sentimentos. Para Comenius, o conhecimento da natureza é a base da Didática Magna, por isso, é possível compreender que o guia do ensino está na natureza, que dispensa palavras ocas, palavras de vento e linguagem de papagaio. Na concepção de Comenius, no que diz respeito à educação e ao ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Deverá a educação ser vista como um instrumento para garantir as reformas necessárias à sociedade.
( ) Deverá ensinar somente aquilo que os indivíduos pudessem utilizar em sua vida prática.
( ) Deverá ensinar tudo a todos, deixando a formação de um homem ideal sempre em primeiro plano.
( ) Deverá fazer uso racional e sistemático de recursos didáticos que ilustrem os fenômenos naturais e cognitivos de cada indivíduo.
a) F - F - V - F.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - F - F.

Jean-Jacques Rousseau é considerado um grande filósofo, foi criador e descreveu como deveria ser a didática do ensino. A forma de ensinar e aplicar os estudos a partir de uma filosofia é considerada primordial para o desenvolvimento intelectual e pessoal do aluno.
Sobre o conceito de ensino introduzido por Rousseau, assinale a alternativa CORRETA:
A Procedimento natural.
B Processo de aprendizagem.
C Inclusão social.
D Processo interativo.

A tecnologia é a ciência da técnica, que surge como exigência social numa etapa ulterior da história evolutiva da espécie humana. A tecnologia trouxe vários benefícios para o homem, como a proximidade entre as pessoas e empresas. Estas podem ampliar suas negociações, contatar várias pessoas, de países diferentes, além de diminuir o tempo de resposta e propiciar acesso fácil a vários recursos tecnológicos. Sobre os benefícios que as tecnologias disponibilizaram, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Comunicação instantânea e acesso à informação.
( ) Aumento da capacidade intelectual e tecnológica.
( ) Conhecimento e acesso ao desenvolvimento tecnológico.
( ) Acesso a tecnologias de ponta, a baixos custos.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - F - F.

A inquietação com o ensinar não é remota e já a encontramos no século XVI, com o "pai da Didática", o estudioso Comenius, predecessor do filósofo Rousseau. Comenius, criador da Pedagogia Moderna, registrou uma importante obra, contribuindo para a Educação, a Didática Magna, que sinaliza o começo da organização da didática. Sobre os princípios elencados por Comenius na Didática Magna que garantem a facilidade de ensinar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Propunham iniciar o ensino pela língua materna por meio de livros ilustrados.
( ) Escolha do método adequado; iniciar pelas coisas mais fáceis e só depois incluir as difíceis.
( ) Proceder de maneira célere e ativa, sem perder tempo; ensinar tudo por meio de hipóteses e abstração.
( ) Preparo de todas as coisas necessárias, inclusive dedicação exaustiva do mestre.
a) F - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - V - F - F.

A arte de ensinar não é uma tarefa simples de ser realizada. O bom desempenho de uma aula depende de vários fatores, entre eles a formação do professor e sua forma de lecionar.
Sobre a matéria de estudos que integra e articula conhecimentos teóricos e práticos, visando à formação integral do futuro professor, assinale a alternativa CORRETA:
A Didática.
B Informática.
C Ensino e aprendizagem.
D Metodologia e tecnologia.

A elaboração de um sistema teórico abordando o que vem a ser a didática enquanto um pensamento explicativo do processo educativo instigou muitos estudiosos no decorrer da história no sentido de elaborar diretrizes teóricas, o que proporcionou a iniciativa de diversas correntes de pensamento pertinentes à didática como uma área de estudos relativos à investigação do processo de ensino. Sobre esses pensadores da Educação na história da didática, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Rousseau.
II- João Frederico Herbart.
III- John Dewey.
( ) Para esse pensador, há dois tipos de desigualdade, natural ou física e outra moral ou política. Ele parte da ideia da bondade natural do homem, corrompido pela sociedade, considera a criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida. Menciona que o ensino na infância deve acontecer como um processo natural, respeitando o tempo e a velocidade da criança. Não há necessidade de livros.
( ) Para esse pensador, a educação é a moralidade atingida através da instrução pelas metodologias de ensino, sendo que a instrução é determinante na formação da criança, e o professor exerce papel fundamental neste movimento, estabelecendo sua posição de autoridade.
( ) Para esse pensador, a escola tem o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação. O aprendizado deve se desenvolver a partir de condições de experiência que dão origem a uma busca ativa por informação e novas ideias. Formulou o conceito de continuum experiencial.

O objetivo da didática é o ensino-aprendizagem, visto tanto como intenção de produzir aprendizagem e sem delimitação da natureza do resultado possível quanto desenvolvimento da capacidade de aprender e compreender. Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaram-se a investigar os fundamentos do processo de aprendizagem. Tratando do Pensamento Pedagógico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o pensamento do estudioso:
a) Herbart apontou a necessidade de o professor ter uma teoria pedagógica para que sua prática seja baseada somente na experiência contida e propôs um sistema pedagógico que se organiza entorno de três conceitos centrais: sintaxe, disciplina, instrução educativa.
b) John Dewey criticava a educação pela instrução, que tinha como ênfase a memorização e o intelectualismo, propondo em seu lugar a educação pela ação, escolas equipadas com laboratórios, jogos etc., ou seja, seria uma escola equipada com todos (ou quase todos) os meios e recursos necessários para a realização das experiências por parte dos alunos.
c) Rousseau valoriza o caráter melódico da palavra falada, mas considera que a palavra escrita é mais apta a desvendar as sutilezas do sentido.
d) Comenius lutou contra o analfabetismo, tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.

Prévia do material em texto

Acadêmico: Helena Viana Fraga Becker (1379949)
Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino de Informática (LIN01)
Avaliação: Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443691) ( peso.:1,50)
Prova: 9362427
Nota da Prova: 8,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) inovou, combateu as ideias vigentes em sua época, principalmente a de que
a educação da criança deveria estar voltada para os interesses do adulto e da vida adulta. Nesse sentido,
introduziu a concepção de que a criança era um ser com características próprias, com suas ideias e interesses.
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação, classifique V para as sentenças verdadeiras
e F para as falsas: 
 
( ) A ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro. 
( ) A ideia de que a criança não pode ser tratada como um adulto em miniatura, prega a valorização das ideias da
criança através de sua participação na vida familiar. 
( ) A ideia voltada à importância da formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da
escola é educá-lo. 
( ) A ideia da escola como um dos aparelhos do Estado. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - V - V.
 b) V - V - F - V.
 c) F - V - F - F.
 d) F - F - V - F.
2. A inclusão das tecnologias na educação tornou-se obrigatória após mudanças ocorridas nos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN), servem como referência nacional, tanto para a prática educacional como para as
ações políticas na área de educação, possibilitando aos profissionais da educação novos recursos didáticos e
computacionais. O documento procura apresentar diferentes perspectivas quando se refere ao uso do computador
como auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. Sobre os PCN, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Os PCN são uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa. 
II- Os PCN se inserem num plano normativo de redes e operações. 
III- Os PCN não garantem padrões básicos para a educação e tão pouco servem para orientar as atividades
realizadas em sala de aula. 
IV- Os PCN são um conjunto de regras de sentido obrigatório. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) As sentenças I e IV estão corretas.
 d) Somente a sentença II está correta.
3. Jean Jacques Rousseau foi um filósofo que participou do ideário iluminista, sendo considerado um revolucionário,
tanto por modificar o eixo da educação como por valorizar a infância em si mesma. Ao considerar a educação
como processo natural do desenvolvimento da criança, ao valorizar o jogo, o trabalho manual, a experiência direta
das coisas, foi o precursor de uma nova concepção de escola. Dentre as influências do pensamento de Rousseau
para a educação, assinale a alternativa CORRETA:

 a) A ideia da valorização dos aspectos biológicos e fisiológicos, ou seja, a organização da atividade escolar com
foco na educação do corpo e dos hábitos, sempre priorizando a aprendizagem dos conteúdos desde os anos
iniciais.
 b) A ideia do jovem como uma pessoa completa, também compreendia que a infância possui várias fases de
desenvolvimento, sobretudo no aspecto cognitivo.
 c) A ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das
demais. Acreditava que não há aprendizagem sem ação, a criança é um adulto em miniatura e sua educação
direciona-se para o seu futuro.
 d) A ênfase está na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo,
sabendo que o conceito do ser mau nasce da experiência direta e das operações sobre as coisas.
4. No ano de 1633, o educador tcheco Comenius escreveu a Didática Magna, designando a nova disciplina como
"arte de ensinar tudo a todos". Segundo Castro (2001), não há limite entre educação e ensino, pois o objeto da
didática abrange o ensino de conhecimentos, atitudes e sentimentos. Para Comenius, o conhecimento da natureza
é a base da Didática Magna, por isso, é possível compreender que o guia do ensino está na natureza, que
dispensa palavras ocas, palavras de vento e linguagem de papagaio. Na concepção de Comenius, no que diz
respeito à educação e ao ensino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Deverá a educação ser vista como um instrumento para garantir as reformas necessárias à sociedade. 
( ) Deverá ensinar somente aquilo que os indivíduos pudessem utilizar em sua vida prática. 
( ) Deverá ensinar tudo a todos, deixando a formação de um homem ideal sempre em primeiro plano. 
( ) Deverá fazer uso racional e sistemático de recursos didáticos que ilustrem os fenômenos naturais e cognitivos
de cada indivíduo. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: CASTRO, A. D. Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira,
2001.
 a) F - F - V - F.
 b) F - V - F - F.
 c) V - F - V - V.
 d) V - V - F - F.
5. Jean-Jacques Rousseau é considerado um grande filósofo, foi criador e descreveu como deveria ser a didática do
ensino. A forma de ensinar e aplicar os estudos a partir de uma filosofia é considerada primordial para o
desenvolvimento intelectual e pessoal do aluno. Sobre o conceito de ensino introduzido por Rousseau, assinale a
alternativa CORRETA:
 a) Processo de aprendizagem.
 b) Procedimento natural.
 c) Inclusão social.
 d) Processo interativo.
6. A tecnologia é a ciência da técnica, que surge como exigência social numa etapa ulterior da história evolutiva da
espécie humana. A tecnologia trouxe vários benefícios para o homem, como a proximidade entre as pessoas e
empresas. Estas podem ampliar suas negociações, contatar várias pessoas, de países diferentes, além de diminuir
o tempo de resposta e propiciar acesso fácil a vários recursos tecnológicos. Sobre os benefícios que as tecnologias
disponibilizaram, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Comunicação instantânea e acesso à informação. 
( ) Aumento da capacidade intelectual e tecnológica. 
( ) Conhecimento e acesso ao desenvolvimento tecnológico. 
( ) Acesso a tecnologias de ponta, a baixos custos. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - V - F.
 b) V - V - F - F.
 c) F - F - V - V.
 d) V - F - F - F.
7. A inquietação com o ensinar não é remota e já a encontramos no século XVI, com o "pai da Didática", o estudioso
Comenius, predecessor do filósofo Rousseau. Comenius, criador da Pedagogia Moderna, registrou uma importante
obra, contribuindo para a Eeducação, a Didática Magna, que sinaliza o começo da organização da didática. Sobre
os princípios elencados por Comenius na Didática Magna que garantem a facilidade de ensinar, classifique V para
as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Propunham iniciar o ensino pela língua materna por meio de livros ilustrados. 
( ) Escolha do método adequado; iniciar pelas coisas mais fáceis e só depois incluir as difíceis. 
( ) Proceder de maneira célere e ativa, sem perder tempo; ensinar tudo por meio de hipóteses e abstração. 
( ) Preparo de todas as coisas necessárias, inclusive dedicação exaustiva do mestre. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - V.
 b) F - V - F - V.
 c) V - V - F - V.
 d) V - V - F - F.
8. A arte de ensinar não é uma tarefa simples de ser realizada. O bom desempenho de uma aula depende de vários
fatores, entre eles a formação do professor e sua forma de lecionar. Sobre a matéria de estudos que integra e
articula conhecimentos teóricos e práticos, visando à formação integral do futuro professor, assinale a alternativa
CORRETA:
 a) Ensino e aprendizagem.
 b) Informática.
 c) Metodologiae tecnologia.
 d) Didática.
9. A elaboração de um sistema teórico abordando o que vem a ser a didática enquanto um pensamento explicativo do
processo educativo instigou muitos estudiosos no decorrer da história no sentido de elaborar diretrizes teóricas, o
que proporcionou a iniciativa de diversas correntes de pensamento pertinentes à didática como uma área de
estudos relativos à investigação do processo de ensino. Sobre esses pensadores da Educação na história da
didática, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
I- Rousseau. 
II- João Frederico Herbart. 
III- John Dewey. 
 
( ) Para esse pensador, há dois tipos de desigualdade, natural ou física e outra moral ou política. Ele parte da
ideia da bondade natural do homem, corrompido pela sociedade, considera a criança com sentimentos, desejos e
ideias próprias de seu momento de vida. Menciona que o ensino na infância deve acontecer como um processo
natural, respeitando o tempo e a velocidade da criança. Não há necessidade de livros. 
( ) Para esse pensador, a educação é a moralidade atingida através da instrução pelas metodologias de ensino,
sendo que a instrução é determinante na formação da criança, e o professor exerce papel fundamental neste
movimento, estabelecendo sua posição de autoridade. 
( ) Para esse pensador, a escola tem o papel de implementar novas estruturas democráticas por meio da atuação
na renovação constante dos costumes e não na sua simples preservação. O aprendizado deve se desenvolver a
partir de condições de experiência que dão origem a uma busca ativa por informação e novas ideias. Formulou o
conceito de continuum experiencial. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - II - III.
 b) II - I - III.
 c) III - II - I.
 d) I - III - II.
10. O objetivo da didática é o ensino-aprendizagem, visto tanto como intenção de produzir aprendizagem e sem
delimitação da natureza do resultado possível quanto desenvolvimento da capacidade de aprender e compreender.
Nas últimas décadas, vários pesquisadores dedicaram-se a investigar os fundamentos do processo de
aprendizagem. Tratando do Pensamento Pedagógico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o
pensamento do estudioso:
 a) Herbart apontou a necessidade de o professor ter uma teoria pedagógica para que sua prática seja baseada
somente na experiência contida e propôs um sistema pedagógico que se organiza entorno de três conceitos
centrais: sintaxe, disciplina, instrução educativa.
 b) Comenius lutou contra o analfabetismo, tornou-o o mais eminente defensor da educação libertária.
 c) Rousseau valoriza o caráter melódico da palavra falada, mas considera que a palavra escrita é mais apta a
desvendar as sutilezas do sentido.
 d) John Dewey criticava a educação pela instrução, que tinha como ênfase a memorização e o intelectualismo,
propondo em seu lugar a educação pela ação, escolas equipadas com laboratórios, jogos etc., ou seja, seria
uma escola equipada com todos (ou quase todos) os meios e recursos necessários para a realização das
experiências por parte dos alunos.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina