Buscar

Estatística, tarefa 1

Prévia do material em texto

NOME DO ALUNO
Eduardo da Silva
Título do trabalho
Estatística Aplicada à Administração Pública
Atividade 1.2- tarefa 1
LAVRAS - MG
2019
Professor: Paulo Henrique Sales Guimarães 
Tutora: Marcelo Pierazoli Guerra
Responda às questões propostas abaixo:
Fale resumidamente sobre as Fases do Método Estatístico.
Resposta: As Fases do Método Estatístico, são os seguintes;
Definição do problema; consiste na definição e na formulação correta do problema, objeto do estudo.
Planejamento do processo de resolução; nesta etapa é preciso determinar um processo para resolvê-lo e, em especial, a forma de como obter informações sobre a(s) variável(eis) em estudo.
Coleta de dados; consiste na coleta de dados, de forma adequada, evitando-se assim estatísticas inadequadas, sendo estes dados coletados, por exemplo, por meio de questionário, observação, experimentação e pesquisa bibliográfica.
Organização e apresentação dos dados; consiste em resumir os dados através da contagem e agrupamento, podendo ser por meios estatísticos, gráficos e tabelas.
Análise e interpretação dos resultados; nesta fase, serão calculados novos números com medias embasadas nos dados coletados. Permitindo assim fazer uma descrição do fenômeno em estudo, evidenciado algumas das suas características particulares. Podendo ainda nesta fase, por vezes, arriscar alguma generalização, a qual envolvera sempre algum grau de incerteza.
Defina população, amostra e amostragem.
Resposta: Definindo os termos acima;
População; habitantes de uma determinada região, cidade, que possuem características em comum.
Amostra; porcentagem desta população ou fração, que deseja trabalhar para uma determinada pesquisa ou estudo.
Amostragem; seleção de elementos de uma população, de modo que sejam representativas desta, referindo=se ainda ao tipo e processo de obtenção das amostras.
Qual a diferença entre amostragem probabilística e não probabilística.
Resposta: Diferenciado os termos acima:
A diferença entre a amostragem probalística da não probalística, é que na probalística, todos os elementos da população tiveram uma probabilidade ou chance conhecida e diferente de zero a pertencer a amostra. Enquanto que na não probalística não conhecemos a probabilidade ou chance de um elemento da população pertencer a esta amostra de pesquisa.
Defina amostragem aleatória simples. Dê um exemplo de utilização.
Resposta: Definindo o termo acima:
A amostragem aleatória simples, deve ser utilizada quando a população for homogênea em relação a variável que se deseja estudar, onde todos os elementos da população tem a mesma probabilidade de pertencer à amostra e as extrações dos n elementos são independentes.
Exemplo: Imagine que uma pesquisa queira amostrar um número de pessoas que estão matriculadas em um determinado curso em uma Universidade, sabendo-se que o número de inscritos é igual a N = 120 matriculados, portanto esta população é finita, devemos enumerar cada um dos N matriculados e sortear um número n = 12 deles. 
Defina amostragem sistemática. Dê um exemplo de utilização.
Resposta: Definindo o termo acima:
A amostragem sistemática, é feita em períodos, por exemplo, quando os elementos da população se apresentam ordenados, No entanto é de fundamental importância que a variável de interesse não apresente ciclos de variação coincidentes com ciclos de retiradas, pois este fato tornará a amostragem não representativa.
Exemplo: Vamos imaginar que uma pesquisa deseja determinar o grau de satisfação dos servidores de uma determinada repartição pública, com as condições de trabalho do local, para tanto deseja-se utilizar o método de amostragem sistemática, com uma amostra de 10% por cento destes servidores, sabendo-se que no local há 320 servidores, a amostra será de 32 servidores, portanto, K = N/n, ou seja, K = 320/32 = 10, portanto imaginando-se que cada um destes servidores possuem um número de 1 a 320, e vamos imaginar que no primeiro sorteio do 1 ao 10, o (6º servidor foi sorteado), o próximo servidor da amostra será o (16º servidor), sendo as somas (6 + 10 = 16, sendo que a constante K = 10), até que se obtenha o total de servidores determinado para a pesquisa.
Defina amostragem por conglomerado. Dê um exemplo de utilização.
Resposta: Definindo o termo acima:
A amostragem por conglomerado, são definidos em razão da experiência do gestor ou pesquisador. Geralmente podemos definir os conglomerados por fatores geográficos, como bairros, possibilitando assim uma redução significativa do custo no processo de amostragem.
Exemplo: Deseja-se realizar uma pesquisa por conglomerado em uma grande cidade brasileira, no intuito de verificar a quantidade de indivíduos empregados em endereços comercias de um determinado conglomerado, sendo que após o sorteio aleatório do conglomerado, tal pesquisa é realizada
Referência: Guia de Estudos, Estatística Aplicada à Administração

Continue navegando