Buscar

AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS

Prévia do material em texto

AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS (5 forças de Porter): Ameaça de novos concorrentes; Produtos substitutos; Poder de barganha dos compradores; Poder de barganha dos fornecedores; Rivalidade entre os concorrentes. AS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS estratégia competitiva como sendo sinônimo de decisões, onde devem ocorrer ações ofensivas ou defensivas com a finalidade de criar uma posição que permita se defender em um setor, para conseguir lidar com as cinco forças competitivas e com isso conseguir e expandir o retorno sobre o investimento. Elas são: Liderança Geral de Custos; Diferenciação; Enfoque. Atividades Primárias: 1-Logística de Entrada: Referente às atividades relacionadas à recebimento de materiais, seu armazenamento, manuseio e redistribuição dos materiais, métodos de controle de estoques, dentre outros. 2-Operações: Referente às atividades que transformam as matérias-primas em produtos finais acabados, como por exemplo, montagem, industrialização, instalação, montagem, dentre outros. 3-Logítica Externa: Referente às atividades de logística, como distribuição dos produtos aos clientes, armazenamento, operações. 4-Marketing e Vendas: Referente às atividades de pesquisa de mercado, satisfação de clientes, publicidade, promoção do produto, canais de relacionamento, dentre outros.
5-Serviços: Referente às atividades de apoio e atendimento ao cliente, como assistência técnica, reparos e ajustes, instalações, dentre outros. Atividades Secundárias: 1-Aquisição: Referente às atividades de inputs, ou seja, compra de matéria-prima, bens imobilizados, bens de consumo, dentre outros. 2-Desenvolvimento da Tecnologia: Referente às atividades de pesquisa e desenvolvimento do produto, visando maximização e melhoria de suas funcionalidades e concepção, como investimento em projetos dos produtos, pesquisas que vislumbrem otimização de processos, dentre outros. 3-estão de Recursos Humanos: Referente às atividades que cuidam do capital humano, ou seja, a gestão de recursos humanos, como recrutamento e seleção, capacitação de pessoal através de treinamentos e investimento em estudos, cargos e salários, dentre outros. 4-Infra-Estrutura Organizacional: Referente às atividades de caráter gerencial, como gerência geral da Organização, planejamento estratégico, contabilidade e gestão fiscal, financeiro, gestão da qualidade, ambiental, dentre outros.Análise do ambiente interno da organização segue quatro etapas: Identificação das competências da organização; Análise da cadeia de valor; Análise das estratégias genéricas; Análise das áreas funcionais da empresa.A Visão procura descrever o que a organização quer ser no futuro, enquanto que a Missão resulta de uma reflexão sobre a razão da sua existência. Ex de missão: Nestlé: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira. Duratex: Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento. Satisfação do cliente: Ele é a razão da existência de qualquer negócio. Respeito ao Meio Ambiente: É isso que nos dá a perspectiva do amanhã. Valorização e respeito às pessoas: São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.
O que é um plano de negocio? É um documento pelo qual o empreendedor formaliza os estudos a respeito de suas ideias transformando-as em negocio.
O plano de negocio examina a viabilidade do empreendimento nos aspectos mercadológico, financeiro e operacional.
Tem-se interesse em apresentar o plano de negocio para os sócios para usar como meio de convencimento para participar do empreendimento e formalização da sociedade.
O plano de negocio tem que ser: claro, objetivo e real.
Fazem parte da adm estratégica: Planejamento estratégico; Organização estratégica; Direção estratégica; Controle estratégico; Desenvolvimento estratégico. Planejamento estratégico: estabelece a direção a serem seguidos pela empresa, visando um maior grau de interação com o ambiente, fatores estes não controláveis pela empresa.
Organização Estratégica: consiste na melhor utilização dos recursos da empresa para interagir, ativamente, com as realidades e os cenários do ambiente empresarial.
Direção estratégica: obter os melhores resultados nos processos decisórios através da supervisão dos recursos alocados de forma interativa com os fatores ambientais e com sinergia nas relações interpessoais.
Controle estratégico: consiste no acompanhamento e avaliação permanente dos resultados do planejamento estratégico.
Desenvolvimento estratégico: refere-se à mudança planejada no contexto e engajamento da cultura organizacional da empresa, resultante do processo de delineamento e implementação das questões estratégicas da empresa.
O processo é gerenciado e controlado pelos itens de controle, os quais medem a qualidade intrínseca, o custo, a entrega, e a segurança do produto que será fornecido ao cliente, bem como a moral das pessoas que trabalham no processo que o fabrica.
Diferença entre gestão operacional x gestão estratégica: cultura, 1)orientação para a produção: agressividades competitiva+produção eficiente; 2)orientação para a flexibilidade: invenção+antecipação/criação de necessidades. Perfil do gestor: 1)gerador de lucros, atingidor de objetivos e bom administrador; 2) empreendedor, inovador e líder carismático; sistema gerencial: 1) orçamentista, controle baseado no desempenho passado. 2) planejamento estratégico, gestão e controle estratégicos.
Passos do processo PE: Expectativas e Desejos – oportunidades e ameaças – pontos fortes e fracos – missão – propósitos -

Continue navegando