Buscar

Aprendizagem, Didática e Dimensões do Ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
		As afirmativas abaixo se referem à aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais (forma de ser e fazer) e atitudinais. Analise-as e marque a alternativa CORRETA:
I- A aprendizagem de uma atitude se dá quando a pessoa pensa, sente e atua de uma forma mais ou menos constante, frente ao objeto concreto a quem dirige essa atitude;
II- A verdadeira aprendizagem de conceitos e princípios se dá através de atividades complexas que provocam um verdadeiro processo de elaboração e construção pessoal do conceito e princípio.
III- A realização das ações, a exercitação múltipla, a reflexão sobre a própria atividade e a aplicação em contextos asseguram a aprendizagem de conteúdos procedimentais.
Estão CORRETAS as afirmativas:
	
	
	
	Apenas a I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a III está correta.
	
	
	Nenhuma está correta.
	
	
	Todas estão corretas.
	
	
	Apenas a II e III estão corretas.
	
Explicação:
Todas estão corretas porque envolve reflexão sobre o que se está fazendo e porque; envolve consciência acerca dos fatos, responsabilidade social, contribuição para a sociedade.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Conforme Candau (2002), no processo de ressignificação do campo da Didática, está a perspectiva Multi/Intercultural. Dessa forma, no que diz respeito a perspectiva Multi/Intercultural, é correto dizer que:
	
	
	
	Fundamenta que além de questões pedagógicas, também é uma opção da escolar articular ações políticas.
	
	
	Sinaliza e fundamenta que além de questões pedagógicas, há também a necessidade de a escolar articular ações no sentido de considerar os contextos sociais, políticos, ideológicos e culturais de seu público-alvo
	
	
	Defende a necessidade de a escolar articular a busca de estratégias para atender apenas os alunos ditos "normais".
	
	
	Sinaliza e fundamenta exclusivamente questões pedagógicas e a importância de a escolar pensar sobre questões físicas e estruturais para a escola.
	
	
	Mostra que além de questões técnicas, há também a necessidade de a escolar pensar em ações operacionais para uma parcela específica de seu público-alvo.
	
Explicação:
Ressignificando o campo da Didática: Perspectiva Multi/Intercultural - Sinaliza e fundamenta que além de questões pedagógicas, há também a necessidade de a escolar articular ações no sentido de considerar os contextos sociais, políticos, ideológicos e culturais de seu público-alvo.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Relacione as sentenças (QUEIROZ, 2017): 1) Tecnicista 2) Crítica 3) Tradicional 4) Escolanovista
a) O professor é detentor de todo o conhecimento (  )
b) O foco é direcionar o aluno ao mercado de trabalho (  )
c) O objetivo é a conscientização acerca dos fatos e a emancipação social (  )
d) O aluno é considerado sujeito ativo, porém a ênfase é no desenvolvimento cognitvo, sendo  o olhar para o aluno intra muros escolares (  )
Escolha a opção correta:
	
	
	
	4 2 1 3
	
	
	3 1 2 4
	
	
	1 2 3 4
	
	
	2 4 3 1
	
	
	4 3 2 1
	
Explicação:
Tradicional - conhecimento transmitido como verdade absoluta; tenicismo - foco no mercado; Critica - formação para a autonomia; escola nova - ênfase na cognição, na motivação e interesse pessoal do aluno.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Para Mizukami ( 2002), a profissão docente, nos dias de hoje, exige que o professor:
I - Lide com um conhecimento em construção e não mais imutável.
II- Analise a educação como um compromisso político, carregado de valores éticos e morais.
III- Considere o desenvolvimento da pessoa e a colaboração entre iguais e que seja capaz de conviver com a mudança e a incerteza
Esta correta a afirmativa em que:
	
	
	
	Somente I e III estão corretas
	
	
	Somente I e II estão corretas
	
	
	Somente I está correta
	
	
	Somente II e III estão corretas
	
	
	Todas estão corretas
	
Explicação:
i. Lide com um conhecimento em construção e não mais imutável. SIM, RECONHECER QUE NÃO TEM A RESPOSTA DEFINITIVA PARA O OBJETO DE ESTUDOS EM QUESTÃO
II- Analise a educação como um compromisso político, carregado de valores éticos e morais. SIM, RECONHECER QUE A DOCÊNCIA É UM ATO INTENCIONAL, UM ATO POLÍTICO, COM OBJETIVOS
III- Considere o desenvolvimento da pessoa e a colaboração entre iguais e que seja capaz de conviver com a mudança e a incerteza SIM, POIS NÃO CONTROLAMOS TUDO E TODOS, ENTÃO, PRECISAMOS LIDAR COM AS INCERTEZAS, COM O INUSITADO, O QUE NÃO SIGNIFICA QUE VAMOS ADOTAR PRÁTICAS ALEATÓRIAS, AMADORAS E APRENDER TAMBÉM A LIDAR COM O ALUNO REAL E NÃO APENAS O ALUNO IDEAL.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo estudos desenvolvidos por Candau (2002), a Didática fundamental deve assumir a multidimensionalidade do processo ensino/aprendizagem. Deve ainda promover no centro de sua discussão uma articulação entre algumas dimensões. De acordo com autora, essas dimensões, são:
	
	
	
	artística, prática e social.
	
	
	humana, social e prática.
	
	
	humana, prática e histórico-política.
	
	
	humana, técnica e político-social.
	
	
	física, técnica e religiosa.
	
Explicação:
Pensando na multidimensionalidade dos aspectos didáticos, Candau (2000) enfatiza três dimensões: a humana, a técnica e a político-social. A dimensão humana, que deve estar presente na condução didático-pedagógica, dos processos ensino-aprendizagem, refere-se à necessidade de contemplar as relações interpessoais, entre professores e alunos, por meio de demonstrações de empatia, carinho, atenção e afeto. A dimensão técnica deve enfatizar o aspecto racional, aquele em que destaca o conhecimento e a autoridade docente no fazer pedagógico, por meio de construção de confiança, despertar de curiosidade e de reflexão sobre o conhecimento a ser construído. A dimensão político-social impõe um posicionamento didático baseado em um ensino ¿situado¿, ou seja, aquele que possibilita um retorno para a comunidade em que o estudante está inserido. É a dimensão que permite, ao estudante, atuar e transformar o ambiente em que vive. Trata-se de formar o sujeito que promove uma transformação no local e tempo em que vive. Para a autora, um ensino que se mostra eficiente se faz mediante a articulação das três dimensões: humana, técnica e político-social.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Hoje com as intensas transformações ocorridas nos processos sociais de produção e de difusão da informação, novas informações sobre o papel da educação tomam cada vez mais espaço na vida social. Diferentes tendências e/ou teorias desenvolvem concepções acerca dos processos de ensino-aprendizagem passando a considerar os contextos onde eles se dão. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta tendências pedagógicas progressistas:
	
	
	
	Pedagogia Libertária, Tradicional e Conteúdo Crítico-Social.
	
	
	Pedagogia Libertadora, Escola Nova e Tradicional.
	
	
	Pedagogia Conteúdo Crítico-Social, Libertadora e Libertária.
	
	
	Pedagogia Libertadora, Tecnicista e Tradicional.
	
	
	Pedagogia Tradicional, Escola Nova e Tecnicista.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Dewey foi um grande defensor da educação pela ação, pois para ele o homem é um ser eminentemente social. Partindo dessa concepção, o conceito central de seus pressupostos se fundamenta na:
	
	
	
	teoria, que, para ele, é o que movimenta o saber.
	
	
	pesquisa e formação crítica e reflexiva, que, para Dewey, é o que dá origem e dirige o conhecimento.
	
	
	prática libertadora da condição de opressão, despertando para os alunos que os fatos não são inexoráveis.
	
	
	experiência, experimentos e aulas práticas, aprender fazendo que, para Dewey, é o que impulsiona e dirige o conhecimento.transformação de realidades sociais a partir de uma prática docente indagadora, responsável por desvelar o sentido da ciência.
	
Explicação:
Dewey é um filósofo que concebe a experiência como um elemento central em sua filosofia. Conforme a perspectiva deweyana, a experiência é sinônimo de vida e educação para os seres humanos porque, ao se fazer contínua e sucessivamente em suas vivências, possibilita contínuos e sucessivos aprendizados. Portanto, a experiência é um fenômeno na natureza, pois faz parte dela, ao mesmo tempo em que, em sua essência, também é social, visto que em meio às interações sociais ela pode ser compartilhada e ampliada.  John Dewey defende a educação como um processo de reconstrução e reorganização das experiências adquiridas que irão influenciar as experiências futuras. Desta forma, tudo são experiências e possibilidades na educação pelo movimento do educando na ação.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Imagine que a professora Luísa está planejando uma atividade cujo o objetivo é "conhecer e analisar como a cidade se organiza e qual a realidade da população de baixa renda". Num currículo baseado na construção do conhecimento, o procedimento adequado é:
	
	
	
	Dar uma aula bem elaborada sobre o conceito de cidade
	
	
	Solicitar que façam uma pesquisa sobre o conceito de cidade
	
	
	Fazer uma leitura com os alunos do capítulo do livro adotado referente ao assunto
	
	
	Passar um filme sobre as grandes cidades do país
	
	
	Promover um debate sobre as diversas realidades existentes na cidade

Outros materiais