Buscar

Ensino Clínico de Alta Complexidade

Prévia do material em texto

Você é o enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva e admite um paciente proveniente do pronto atendimento. O caso foi: paciente M.D.O em franca insuficiência respiratória, evoluiu em PCR e retomou a circulação espontânea após 8 minutos de manobras. No CTI chega com a Pressão Arterial inaudível. De acordo com a recomendação internacional para os cuidados integrados pós PCR, A CONDUTA CORRETA E PRIORITÁRIA para este paciente será:
		
	
	Instalar kit de monitorização completo (PIA, PVC, SVD).
	
	Induzir imediatamente a hipotermia terapêutica (32°C a 36°C) durante 6 horas.
	
	Encaminhar o paciente em caráter de urgência para Intervenção Coronária Percutânea.
	 
	Corrigir imediatamente a hipotensão.
	
	Administrar beta bloqueador para controlar a causa da PCR (TVSP).
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609367433)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você encontra-se como enfermeiro no setor de emergência, quando dá entrada o senhor JKG de 60 anos de idade relatando um desconforto torácico há aproximadamente 30 minutos. Você avalia que o paciente também está pálido e sudoreico. Após a abordagem correta da equipe multidisciplinar, JKG encontra-se aguardando maiores resultados de exames para uma melhor conduta do serviço de cardiologia do hospital. Com relação aos exames laboratoriais, analise as afirmativas abaixo: I. A creatina cinase (CK) é uma enzima encontrada na corrente sanguínea e o seu aumento se dá exclusivamente quando o músculo cardíaco é comprometido. II. A troponina é uma proteína que pode ser encontrada sob duas formas, a do tipo I e do tipo T, e altamente específica para o músculo cardíaco. III. A mioglobina é extremamente específica para o diagnóstico de IAM, pois trata-se de uma proteína de ligação de oxigênio encontrada nos músculos cardíaco e esquelético. Após a leitura e análise das afirmativas acima, indique a única resposta correta:
		
	
	I - III
	
	III
	 
	II
	
	I
	
	I - II
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609367432)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Você encontra-se como enfermeiro no setor de emergência de um hospital, quando deu entrada o paciente MSC de 17 anos de idade com o seguinte relato: dor abdominal, sonolência, náuseas e vômitos. Você observou que o paciente também apresentava hálito cetônico. Dentre os procedimentos e exame realizados, destacamos os seguintes resultados da gasometria arterial: PH 7,30 / HCO3 37 (mEq/L) / PaCO2 42 mmHg. Considerando os resultados acima citados, qual o distúrbio ácido-básico apresentado pelo paciente MSC?
		
	
	Acidose respiratória
	
	Alcalose metabólica
	
	Acidose mista (respiratória e metabólica)
	 
	Acidose metabólica
	
	Alcalose respiratória
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609367367)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O objetivo da administração de amiodarona nas manobras de Reanimação Cardiorrespiratória é:
		
	 
	Proporcionar desfibrilação química
	
	Ser um cardiotônico
	
	Aumentar a pressão arterial
	
	Corrigir acidose metabólica
	
	Estimular taquicardia
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609367659)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) envolve a instituição de medidas para fornecimento de ventilação e circulação eficazes, quando a respiração e o coração do paciente pararem de funcionar. Com relação a parada cardiorespiratória, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Os carrinhos de emergência devem estar posicionados em locais estratégicos no hospital e verificados somente quando forem utilizados.
	
	O profissional de enfermagem deve prever e auxiliar com os procedimentos de emergência e medicamentos, ajudar com a intubação, monitoração, punção venosa, administração de líquidos EV, desfibrilação e outras medidas definitivas.
	
	As Diretrizes da AHA 2015 para RCP recomendam que a sequência de procedimentos de suporte básico de vida seja C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração) em adultos, crianças e bebês.
	
	São sinais de parada cardiorespiratória a ausência de batimento cardíaco, ausência dos pulsos carotídeo e femural, apnéia e cianose.
	
	Assistolia, via aérea obstruída e depressão do sistema nervoso central podem ser algumas das causas de parada cardiorrespiratória.

Continue navegando