Buscar

Competências necessárias para um gerente de linha de produção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
Realizar um processo de recrutamento e seleção requer, dos profissionais, compreensão dos tipos de seleção mais aplicados nas organizações e saber utilizá-los. A seleção baseada em competências, quando aplicada em toda a organização, costuma dar bons resultados. Chegou o momento de aplicar o conceito de competências na descrição das exigências de um cargo. Está feito o desafio!
As competências possuem três elementos: conhecimentos (o saber), habilidades (o saber-fazer) e as atitudes (o querer-fazer). Cada cargo possui competências específicas, conforme a área de atuação da empresa e seu tamanho. Em uma empresa de produção, embalagem e distribuição de chocolates, de âmbitos nacional e internacional, que competências são necessárias a um gerente de linha de produção, que lidera pessoal do nível operacional? Justifique a necessidade de cada competência.
que competências são necessárias a um gerente de linha de produção, que lidera pessoal do nível operacional?
R: Independente a área da empresa que você atua, se ocupa um cargo de gerente o clima organizacional é sua responsabilidade, e para ter bom desenvolvimento como gerente necessário ter conhecimentos, habilidades e atitudes que possam ajudar a obter o sucesso desejado. 
 Conhecimento técnico onde o gerente utiliza métodos, técnicas e equipamentos necessários para realização de cada tarefas. 
Conhecimento Interpessoais, que envolve o conhecimento e as habilidades para se comunicar, decidir, liderar, motivar, delegar, avaliar e treinar os colaboradores. 
Conhecimentos Administrativos, que envolve planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades, as pessoas. 
As principais habilidades gerenciais são basicamente as mesmas do conhecimento colocando em prática tudo que o gerente conhece: 
Planejamento e Organização: capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo objetivos mensuráveis e alcançáveis.
Controle Administrativo: capacidade de valorizar a necessidade de controles e a manutenção deles sobre os processos.
Delegação de Tarefas: capacidade de utilizar de forma eficaz seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidades conforme suas capacidades e focalizar onde melhor possa tomar decisões.
Análise de problemas: capacidade de buscar os dados pertinentes a um determinado problema e determinar o âmago da questão.
Julgamento: capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.
Comunicação Oral: capacidade de se expressar com bons resultados em situações individuais ou grupais.

Outros materiais