Buscar

ATIVIDADE 01 - TEXTO - RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Realizar um processo de recrutamento e seleção requer, dos profissionais, compreensão dos tipos de seleção mais aplicados nas organizações e saber utilizá-los. A seleção baseada em competências, quando aplicada em toda a organização, costuma dar bons resultados. Chegou o momento de aplicar o conceito de competências na descrição das exigências de um cargo. Está feito o desafio!
As competências possuem três elementos: conhecimentos (o saber), habilidades (o saber-fazer) e as atitudes (o querer-fazer). Cada cargo possui competências específicas, conforme a área de atuação da empresa e seu tamanho. Em uma empresa de produção, embalagem e distribuição de chocolates, de âmbitos nacional e internacional, que competências são necessárias a um gerente de linha de produção, que lidera pessoal do nível operacional? Justifique a necessidade de cada competência.
Resposta: Dentre as principiais competências que o gerente da linha de produção necessita, posso ressaltar:
conhecimento técnico - para verificar se os colaboradores estão realizando as tarefas da forma correta.
foco em resultados - de forma que os colaboradores entendam que o grande objetivo do setor é gerar resultados para a organização.
comunicação - para orientar a correta execução dos processos internos do setor de produção.
negociação - para resolver conflitos internos entre os colaboradores do referido setor.
Além dessas, posso destacar: 
Coordenação e gerenciamento de equipes – Ter liderança e autoridade carismática, saber tomar decisões e distribuir funções, deve ter também, facilidade de relacionamento, ter boa habilidade nas relações interpessoais, com equipes e parceiros de negócios, facilidade de negociação, convencimento, comunicação e motivação de equipes, calma para lidar com conflitos e situações inesperadas e flexibilidade para lidar com todos os níveis hierárquicos, e boa cultura corporativa ou organizacional, facilidade para compartilhar do sistema de valores da empresa inserindo-se no conjunto de características valorizadas pela organização, sendo,. Também, capaz de se tornar um agente de mudança combatendo maus hábitos e vícios que impedem o crescimento da empresa.
Visão Global e visão estratégia- O profissional de produção industrial deve conseguir ver e identificar as partes e os aspectos específicos do negócio, mas também o todo, suas características, implicações, meios de controle de qualidade, a parte que compromete a integralidade do conjunto. Para isso ele precisa ter noções de logística, estoque, tipos de materiais, tecnologia, tendências mundiais, gestão de processos e custos operacionais. É preciso reconhecer e saber utilizar os recursos disponíveis para definir metas e atingir objetivos, assim como analisar pontos fortes e fracos da concorrência e saber a melhor hora de agir em relação a eles.
Raciocínio Lógico – Ter facilidade para compreender, visualizar e utilizar números, organizar dados, planilhas e estatísticas, desenvolver estudos, medir desempenhos, encomendar pesquisas e demonstrar resultados.
Bom conhecimento de inglês – Fluência em pelo menos um idioma além do português, no caso o inglês, é indispensável para que possa buscar atualizações importantes além de ter facilidade para comunicar-se com clientes e fornecedores estrangeiros, participar de eventos de importação e exportação, congressos, feiras e oportunidades em geral que signifiquem avanço, tanto no networking quanto para a empresa como um todo.
Neste caso, o gerente de linha de produção, que lidera empregados do nível operacional, o clima organizacional é de sua reponsabilidade, e para ter um bom desenvolvimento como gerente é necessário ter conhecimento, habilidade e atitudes que possa ajudar a obter o sucesso desejado, além de outras observações, que considero abaixo: 
Conhecimento Administrativo que envolver planejar, organizar, coordenar, controlar as atividades e as pessoas.
Conhecimento Técnico onde o gerente utiliza método, técnicas e equipamentos necessários para realizar de cada tarefas.
Conhecimento Interpessoal que envolver o conhecimento e as habilidades para se comunicar, decidir, liderar, motiva, delegar, avaliar e treinar os colaboradores.
As principais habilidades gerenciais são basicamente as mesmas dos conhecimentos colocando em pratica que o gerente conhece.
Julgamento: a capacidade de utilizar de forma eficaz seus colaboradores, delegando reponsabilidades conforme objetivos mensuráveis e alcançáveis.
Planejamento e Organização: e a capacidade de planejar e organizar a suas próprias atividades e as do grupo estabelecendo objetivos mensuráveis e alcançáveis.
Análise de Problemas: e a capacidade de buscar os dados pertinentes a um determinado problema e determinar o âmago da questão.
Controle Administrativo: capacidade de valorizar a necessidade de controles e a manutenção deles sobre os processos.
Comunicação Oral: capacidade de se expressar com bons resultados em situações individuais ou grupais.
Além disso, o gerente deverá ser capaz de transmitir e receber mensagens adequadamente, ensilar e instruir seus colaborares, administrar a disciplina julgando e conciliando os interesses das pessoas envolvidas.

Outros materiais