prova macroeconomia
1 pág.

prova macroeconomia


DisciplinaMarketing11.422 materiais84.546 seguidores
Pré-visualização1 página
PERGUNTA 1
Conforme nos ensinam Vasconcellos e Garcia, moeda é \u201cum instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermediar as transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação e\u301 garantida por lei, ou seja, a moeda tem \u201ccurso forcado [...] Com a evolução da sociedade, certas mercadorias passaram a ser aceitas por todos, por suas características peculiares ou pelo próprio fato de serem escassas. Por exemplo, o sal, que por ser escasso era aceito na Roma Antiga como moeda. Em diversas épocas e locais diferentes, outros bens assumiram idêntica função\u201d .
VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 198.
Sabemos que a moeda é o meio pelo qual famílias e empresas estabelecem as trocas de fatores de produção por bens e serviços. Ao longo dos séculos as moedas tiveram várias características sendo que:
I.    O tipo de moeda citado no texto seria a moeda mercadoria, uma fase posterior ao escambo, onde mercadorias eram trocadas por outras, no caso do texto, de aceitação geral.
II.   A moeda que vem caracterizando as relações de trocas nos últimos anos é a moeda sofisticada, que seriam as \u201cmoedas virtuais\u201d, como as bitcoins.
III. A fase posterior a moeda mercadoria seria a moeda escritural, onde as trocas são realizadas por moedas feitas de metais preciosos e cuja circulação seria reforçada pela lei.
É correto o que se afirma em
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e II, apenas.