Buscar

AV EDUCAÇÃO ECONOMIA E POLITICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0362_AV_201201851688 » EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201201851688 - ROSIENE CREPALDE LIMA
	Professor:
	BEATRIZ MARIA ARRUDA DE A PINHEIRO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5        Nota de Partic.: 2        Data: 30/08/2014 13:59:33
	
	 1a Questão (Ref.: 201202093771)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Explique a afirmação: ¿Adam Smith entendia que todo individuo, no mercado livre sem intervenção do Estado, age de forma egoísta e que a ¿mão invisível do mercado¿ conduz para a maximização do bem social¿.
		
	
Resposta: apartir da afirmação de Adam Smith, entende se que o trabalhador que produz no mercado livre sem ter que prestar contas ao estado, consiguirá acumular mais bens,pois pode dar a mercadoria o valor real do seu preço de produção, e assim vender mais ,aumentando a concorrencia sem explorar a sociedade, msmo parecendo agir de forma egoísta, pois não pensa nas politicas públicas.
	
Gabarito: O mercado, sem intervenção estatal, se auto-regularia baseado na lei da oferta e da procura. Com isso haveria um equilíbrio dos preços, beneficiando a todos: o capitalista e o consumidor. Em um mercado livre, os produtores, movidos pelo desejo egoísta de obter mais lucros, empregariam seu capital da forma mais produtiva, e concorreriam entre si para oferecer no mercado produtos com a qualidade e o preço compatível com a necessidade dos consumidores, que eles estariam dispostos a adquirir. Os produtos de melhor qualidade e preço atrairiam mais consumidores, levando os demais produtores a aprimorar seus preços e a qualidade de seus produtos, de modo a permanecer no mercado. Isso levaria necessariamente à maior satisfação dos consumidores. Assim, o mercado livre, com sua mão invisível, garantiria o bem social. Todos estariam com suas necessidades econômicas satisfeitas. Agindo todos de forma egoísta, isto é, pensando em seus interesses e procurando maximizar seu lucro (ofertadores) e satisfação (consumidores) garantiriam um equilíbrio perfeito pelo livre jogo das forças da oferta e da procura.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202164870)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	"A teoria do capital humano faz do elemento determinado (educação), o elemento determinante (da renda), invertendo a lógica da análise crítica sobre a relação escola/sociedade e reafirmando a visão liberal da escola" (FRIGOTTO, Gaudêncio. A Produtividade da Escola Improdutiva. São Paulo: Cortez Editora, 1984, p.51). Tomando por referência a afirmação de Frigotto, explique o caráter circular da teoria do capital humano, demonstrando como esta teoria inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade.
		
	
Resposta: segundo a teoria do capital humano, a escolaridade do indivíduo e determinante para sua maior renda, qunato mais qualificado o indivíduo for maior será suas chances no mercado de trabalho, e consequentemente maior será sua renda, porém para se ter uma boa educação, dever´á ter acesso a uma boa escola, e vários fatores influenciam nesse acesso, como família, cultura, sociedade, localidade, gerando assim uma fragmentação entre os que sabem que são aquele que tem acesso a boas escolas, e consequentemente terão rendas maiores já que consiguiram ter acesso ao mercado de trabalho com mais facilidades, e empregos melhores, e os que não conseguem investir na educação, poque precisam conseguir primeiro trabalhar para depois estudar.
	
Gabarito: A resposta deve conter as seguintes dimensões: a) a demonstração da circularidade da teoria do Capital Humano (60% da pontuação) O aluno deve demonstrar que existe uma análise circular. Sob a ótica do capital humano a educação é vista como fator de aumento de renda e mobilidade social. A escolarização é posta pela teoria do capital humano como determinante da renda. Mas por sua vez, o acesso à escola, a permanência nela e o desempenho escolar são determinados fundamentalmente pela renda dos indivíduos e outros indicadores que descrevem a situação econômica familiar. b) a demonstração de que a teoria do Capital Humano inverte a compreensão crítica sobre a relação escola/sociedade. (40% da pontuação). De acordo com o pensamento crítico, a sociedade determina a educação, uma vez que a educação é uma prática socialmente determinada. Em conseqüência, o acesso à escola, o nível escolar e os diferentes tipos de desempenho escolar são determinados pelos fatores socioeconômicos (família, nutrição, renda familiar, características ambientais, etc). A teoria do Capital Humano afirma exatamente o oposto: que são os níveis de educação que determinam a renda. A teoria do Capital Humano diz que pessoas com mais educação têm mais renda POR CAUSA da maior escolaridade. Segundo o pensamento crítico, o que ocorre é o contrário: os sujeitos têm mais escolaridade porque têm melhores condições econômicas, sociais e culturais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202060507)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A análise de Marx sobre as formações sociais e econômicas pré-capitalistas traz uma importante compreensão sobre as sociedades humanas. De acordo com o autor: elas são sociedades que têm como principal característica a:
		
	 
	historicidade
	
	 consciência
	
	manutenção
	
	essência
	
	transformação
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202055922)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Adam Smith, foi um dos principais economistas do liberalismo econômico. Para os liberalistas, o Estado não poderia interferir na economia, pois isto seria uma privação à liberdade de ação e principalmente um grande risco à prosperidade material da nação. Segundo os liberais, a própria economia desenvolveria meios para equilibrar-se. Na medida em que o Estado impedisse ou limitasse algum meio de produção da riqueza, a prosperidade estaria ameaçada ou destinada a setores restritos da sociedade. Marque a opção que contém os princípios básicos do liberalismo:
		
	 
	Defesa da propriedade privada e livre mercado.
	
	Desigualdade perante a lei e globalização.
	
	Abertura da economia para a entrada de multinacionais.
	
	Livre circulação de capitais internacional e defesa dos princípios econômicos do capitalismo.
	
	Intervenção estatal na vida econômica.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202057693)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Segunda Revolução Industrial foi simbolizada pela introdução no processo produtivo de:
		
	
	Ferro gusa, carvão, petróleo e energia atômica.
	
	Ferro, carvão e eletricidade.
	
	Aço e novas fontes de energia (carvão e energia a vapor).
	 
	Aço e novas fontes de energia (eletricidade e petróleo).
	
	Ferro, carvão e energia a vapor.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202060450)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a relação entre neoliberalismo e educação, qual das sentenças abaixo NÃO se aplica.
		
	
	Privatização da função econômica atribuída à escola, cabendo ao individuo buscar no mercado as habilidades e competências necessárias à empregabilidade.
	
	Exigência de maior escolaridade em função das mudanças nos processos de produção e organização do trabalho.
	 
	Valorização da escola como o único fator de integração econômica e social.
	
	Transmissão de um determinado volume de conhecimentos que funcionam como geradores da capacidade de trabalho.
	
	A competência empregatícia deve ser buscada tanto na escola como fora dela.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202057674)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Toda riqueza é criada pelo trabalho. O capital nada cria, mas ele próprio é criado pelo trabalho. O valor de todas as utilidades é determinado pela quantidade de trabalho necessária para produzi-las. (BURNS, Edward McNalls. História da Civilização Ocidental. Globo, 1964. V. II). Conforme a ideologia marxista ou doutrina comunista, o texto exprime uma das suas premissas fundamentais:
		
	
	ao materialismo dialético.
	
	à luta de classes.
	 
	à doutrinada mais-valia.
	
	à interpretação econômica da história.
	
	à teoria da evolução socialista.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202093800)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a teoria do Capital Humano o desenvolvimento econômico de um país está diretamente relacionado:
		
	
	ao aumento do emprego
	
	à atuação do Estado
	
	à preparação das elites
	 
	à educação dos trabalhadores
	
	à competitividade industrial
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202048380)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A expressão "Revolução Industrial" originou-se do título de livro homônimo, de autoria do historiador inglês T. S. Ashton, e serve para designar um conjunto de mudanças, sobretudo econômicas, operadas na Europa ocidental a partir de meados do séc.XVIII. A Revolução Industrial inglesa, inaugurando a era industrial, ocorreu em meio a um dos fenômenos abaixo. Qual?
		
	
	Declínio da população economicamente ativa.
	 
	Maior número de empregados no setor manufatureiro do que na agricultura
	
	Melhoria da distribuição de renda.
	
	Elevação abrupta da produtividade industrial.
	
	Aumento da produtividade agrícola.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202043907)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociedade moderna e capitalista fica evidente que a prática educativa é uma prática política por ser determinada pelas relações de poder vigente, bem como, por produzir outras. Portanto, não podemos deixar de considerar que os espaços de convivência e formação humana são espaços de conflitos e contradições, ou seja, de relações de poder que ora se assemelham e ora se diferenciam em sua dinâmica. Assim, podemos compreender que o ensino como prática pedagógica intencional e sistemática necessita de:
I - uma organização específica, ou seja, de um rigoroso planejamento.
II - uma participação efetiva dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
III - um planejamento individualizado por parte do professor, tendo em vista que sua prática decorre exclusivamente de sua formação.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente o enunciado I está correto
	
	Somente os enunciados II e III estão corretos
	 
	Somente os enunciados I e II estão corretos
	
	Somente o enunciado II está correto
	
	Somente o enunciado III está correto

Outros materiais