Buscar

APS Sistema Locomotor

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho?
Ao se esforçar na corrida, o atleta exerceu uma força muito grande para mudar de direção ocorrendo uma entorce no joelho lesionando o ligamento cruzado anterior, gerenciando um movimento de rotação interna e externa.
Ligamento Cruzado Anterior	
Ligamento Cruzado Posterior
Ligamento Colateral Tibial
Ligamento Colateral Fibular
Ligamentos Patelares
Tendão do poplíteo
 
Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles.
Fêmur, Patela e Tibia. Movimentos de Flexão e extensão.
Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados
 Fase I – Hemorrágica: depois do rompimento do ligamento, o intervalo é rapidamente preenchido com sangue coagulado. Citosinas liberadas dentro do coágulo estimulam a migração de leucócitos e linfócitos para a região em algumas horas. Essas células respondem para sinais autócrinos e parácrinos para expandir a resposta inflamatória e recrutar outros tipos de células para o ferimento.
Fase II – Inflamatória: macrófagos chegam em 24 a 48 horas e são os tipos celulares predominantes dentro de alguns dias. São responsáveis pela fagocitose do tecido morto e também secretam múltiplos tipos de fatores de crescimento que induzem neovascularização e formação do tecido de granulação.
Fase III – Proliferação: o último tipo de célula a chegar dentro do ferimento é o fibroblasto. Acredita-se que sejam recrutados de tecidos vizinhos e da circulação sistêmica. Próximo da segunda semana após a lesão do ligamento, os capilares começam a se formar e o coágulo sanguíneo original torna-se mais organizado devido à proliferação celular e da matriz.
Fase IV– esta fase é marcada pela diminuição gradual do número de células do tecido cicatrizado. A matriz torna-se mais densa e orientada longitudinalmente. O tecido cicatrizado continua sua maturação por alguns meses, mas nunca readquire as características morfológicas e propriedades mecânicas anteriores à lesão. A cicatriz continua a maturar, havendo realinhamento do colágeno em resposta a tensão e estiramentos progressivos. A maturação final do tecido cicatricial em humano não se torna completa antes de um ano. A duração exata da maturação depende de fatores mecânicos, como a posição das extremidades rompidas e a duração da imobilização.
 
De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para este indivíduo
Independentemente de o tratamento envolver cirurgia, a reabilitação tem um papel vital na retomada das atividades do dia a dia. Através de exercícios e fisioterapia, ajudará a recuperar a força e os movimentos, as funções de seu joelho e fortalecerá os músculos que o circundam.
Nos casos de realização de cirurgia, a fisioterapia será concentrada primeiro na recuperação dos movimentos da articulação e dos músculos ao redor dela. Depois, será seguida por um programa de fortalecimento elaborado para proteger o novo ligamento. O fortalecimento aumenta gradualmente o esforço nas regiões do ligamento. A fase final da reabilitação é dirigida ao retorno funcional, com foco no exercício de equilíbrio e consciência corporal.
Logo em seguida, ficará sob a supervisão do enfermeiro, que fará a assistência de enfermagem com enfoque na biossegurança do paciente e os cuidados gerenciados por ele. Será responsável por ministrar os medicamentos e no controle de qualidade dos equipamentos. Ajudando na recuperação do atleta, antes e depois da cirurgia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando