Buscar

FORUM RESPOSTA AULA 4 e 5 ( CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA)

Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA
FORUM RESPOSTA AULAS: 4 e 5 (2015 01)
A educação física passou por importantes transformações marcadas por características peculiares de cada época. Ela foi dividida historicamente em 4 períodos: higinista, militarista, pedagogicista e competitivista. 
No início do sec passado a educação física tinha caráter higienista dado especificamente por médicos (educação para promover a saúde educando o corpo com hábitos saudáveis), depois um caráter militarista (nacionalista patriótico, Formar corpos saudáveis que pudessem defender a pátria), onde a instituição exercito passou a ser a principal responsável pelas aulas de educação física, em fornecer essa prática para a população. No inicio da década de 60 70, onde o objetivo era formar atletas (educação física desportivista, competitivista) - Formar dentro das escolas atletas q pudessem representar o Brasil em competições internacionais, havia um interesse muito grande da ditadura em utilizar o desporto como aparelho ideológico do estado, a educação física dentro da escola era só para os alunos que tinham uma certa habilidade técnica, se tornando exclusiva e não inclusiva, e com uma pedagogia tecnicista, formar o sujeito para o trabalho e atender aos objetivos da ditadura. 
No período do movimento chamado de escola nova, houve o aparecimento da chamada pedagogia nova que transformou a educação, onde antes, o centro de todo o processo educacional era o professor que era o dono do saber e apenas reproduzia o conteúdo para que o aluno pudesse absorver e depois reproduzir. Paulo Freire chamava de educação bancária onde o professor deposita conhecimento dentro da cabeça do aluno que apenas reproduz aquilo que foi depositado sem nenhum tipo de questionamento, sem nenhum tipo de contestação ou reflexão. Então o movimento de escola nova mudou o foco que deixou de ser o professor e passou a ser o aluno o centro de todo processo ensino aprendizagem , houve uma preocupação principalmente de motivar o aluno, não mais jogar conteúdo para que ele pudesse reproduzir mais sim preparar o aluno para aprender fazer com q ele se tornasse um elemento ativo dentro desse processo e não passivo como era anteriormente, com isso encontra-se uma educação física voltada para o aspecto humano, mais humanista pedagogicista, onde o aluno passa a ser o centro do processo educacional, o elemento mais importante. Valoriza as experiências vividas pelos alunos que passam a ser mais importantes que os conteúdos, como motivar o aluno, como levá-lo a aprender. A pedagogia nova também não se preocupa com a questão social, da transformação social e progressista onde busca-se através da educação um combate as diferentes desigualdades sociais.
Até chegarmos nos dias de hoje de uma educação física mais critica mais progressista. Hj temos a cultura corporal como a principal abordagem pedagógica da educ fisic (cultura corporal do movimento) com características no currículo diferentes dos períodos anteriores. 
Hoje em dia o conhecimento, a educação, tem sido tratado como uma mercadoria numa visão capitalista que nem sempre atende aos interesses da coletividade ( a maioria da população), atende a camada dominante (de maior poder econômico) dentro da sociedade, temos educações diferentes (educação boa pra poucos e educação ruim para muitos) onde a maioria não consegue ascender em função dessa educação de péssima qualidade, não há interesse de uma educação para transformar, para mudar, e sim uma educação para manter. Há uma transferência de responsabilidade do governante para a população nesse sentido.
O papel da educação e exatamente promover o desenvolvimento humano, satisfazer a coletividade, e não satisfazer os interesses de uma minoria. Saviani coloca que tenhamos uma escola para mudar, criticar o que existe e consequentemente poder transformar, principalmente quando há uma sociedade que não agrada a maioria, e sim a poucos. Ele nega aquilo que não é útil a classe trabalhadora é preciso uma postura crítica para que se possa transformar (pedagogia histórico-critica) uma teoria pratico-pedagogica que se oriente pela transformação e não pela manutenção. 
O mérito de um individuo não depende apenas dele, depende de todo um conjunto existente dentro da sociedade. Existem classes distintas dentro de uma sociedade e cada uma tem uma determinada ideologia política, um determinado interesse econômico, todas querem que a educação atenda aos seus interesses, se a maioria estudando em escolas publicas ruins e a minoria em escolas particulares, quem terá sempre a chance de progredir, vencer na vida, será a minoria, que possui uma educação de qualidade e uma qualidade de vida melhor. Cabe o estado e a sociedade fornecer uma educação de qualidade para todos, para que todos possam competir em igualdade de condições, não podemos ter uma sociedade que privilegie a questão individual, deve-se ter vontade política para que a escola seja boa para a maioria, a teoria critica quer fomentar essa questão da reflexão, do debate, no sentido de transformar e não algo que seja definitivo e para poucos.
FONTES
Conteudo online e teletransmitido: aulas 4 e 5.
http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2004/GT.2/GT2_26_2004.pdf
http://monografias.brasilescola.com/educacao-fisica/educacao-fisica-escolar.htm
PDF] Esclarecimento e emancipação-pressupostos de uma teoria educacional crítica para aEducação Física

Continue navegando