Buscar

Módulo 1 a IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MODULO 1. O QUE É E POR QUE ESTUDAR FILOSOFIA?
Afinal o que vem a ser filosofia? Será que a filosofia é uma disciplina que “com a qual ou sem a qual o mundo continua tal e qual”? Será que é um emaranhado de questões que nunca chega a uma conclusão consensual? Será que é um conjunto de conceitos complexos que só interessa os estudiosos do assunto?
A filosofia muitas vezes é taxada de “inútil”, de subversiva, de perturbadora da ordem etc. Mas por que será que a “mãe” de todas as ciências costuma ser tão maltratada?
Pode-se começar questionando o que leva o ser humano a filosofar? Platão, no Teeteto, afirmou que a Filosofia começa com o thaumátzein, com o admirar-se com o espantar-se, tese reafirmada por Aristóteles na sua Metafísica.  Mas admiração e espanto em relação a quê? Admiração e espanto diante de um mundo carregado de interrogações, cujas explicações por vezes não satisfazem ou que não se possui as respostas. Aí então, diante de interrogações que se configuram como problemas, inicialmente sem solução, experimenta-se um misto de assombro e admiração. Assombro diante do próprio espetáculo da natureza, da multiplicidade de coisas existentes, de fatos surpreendentes, das diferentes formas de vida, dos astros que brilham e que deslizam na abobada celeste e também admiração, por suscitar um sentimento de estranhamento por algo que se apresenta como não obvio, não comum, que oculta alguma possível conexão lógica.
Para Saviani (2000)*, o que leva o ser humano a filosofar são os problemas que ele se defronta no decorrer da sua vida. “Eis pois, o objeto da filosofia, aquilo de que trata a filosofia, aquilo que leva o homem a filosofar: são os problemas que o homem  enfrenta no transcurso da sua existência” (2000, p. 10). O ser humano ao produzir continuamente sua própria existência enfrenta o iniludível: problemas, configurados como necessidades que não podem ser ignorados, pois a resolução desses problemas é de vital importância para a existência humana. Dessa forma, diante dos problemas o ser humano deve refletir em busca de esclarecê-los, elucidá-los. Daí que, para Saviani, a filosofia pode ser definida como uma reflexão radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta.
* SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 13a ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.
(O texto deste item foi extraído e adaptado de: FERNANDES, Vladimir. Filosofia, ética e educação na perspectiva de Ernst Cassirer.FEUSP: Tese de doutorado, 2006, cap. 4)
Veja o exercício respondido, leia o(s) texto(s) indicado(s) abaixo e depois responda os exercícios propostos.
 
Leitura básica
Texto: A experiência filosófica (Capítulo 1). ARANHA, Maria Lúcia de Arruda & MARTINS, Maria Helena P. Martins. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4a ed. São Paulo: Moderna, 2009. 
Texto: “A missão da Filosofia”. CARVALHO, J. M. Revista de Ciências Humanas EDUFSC, n.29, p.81-92, Florianópolis, abr. de 2001. Acesso em: 18 out. 2013.  Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/24035/21487
 
Leitura Complementar
Texto: Introdução – Para que Filosofia? CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2003.
Exercício 
Leia as afirmações abaixo:
I A Filosofia é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema fechado em si mesmo.
II A reflexão filosófica permite que se busque a raiz, os fundamentos dos problemas.
III A Filosofia pode ter como objeto de reflexão tanto um mito primitivo quanto à ciência ou a educação.
Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(as):
a) Apenas I
b) Apenas I e II
c) Apenas II
d) Apenas II e III 
e) I, II e III
 
Comentário da alternativa correta:
A Filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos. A reflexão filosófica implica em elucidar problemas de forma radical, rigorosa e de conjunto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando