Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA -ECONOMIA E GESTAO

Prévia do material em texto

CURSO
ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
DICIPLINA
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA E ADMISTRAÇÃO
Tutor(a)
JOSE TICIANO BELTRÃO LAPENDA
CARLOS FILIPE DE ALBUQUERQUE BRAGA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
10985.7-Fundamentos de Economia e Admistração 2019.1B
Aluno: Jocivan Ferreira de Araújo
Matricula:01312875
No decorrer dos anos 2015 e no primeiro semestre de 2016, a economia brasileira está marcada por uma queda acentuada em sua atividade. O que se observa é o crescente desemprego, gerado pala baixa atividade econômica, ou seja, as empresas, enquanto agentes econômicos não estão investindo no aumento da produção em virtude de um quadro de absoluta incerteza.
A economia tem demonstrado uma série de fragilidades, com a consequente diminuição da atividade econômica, o que tem gerado incertezas diversas quanto ao tempo em que haverá uma recuperação econômica, voltando o país a crescer, gerando emprego e renda.
Consideremos, também, que a inflação tem se mostrado resistente as políticas monetárias propostas pelo Banco Central, como o aumento das taxas de juros, o que inibe o consumo pela dificuldade de acesso ao crédito. Além do mais, as denúncias de corrupção instauraram um ambiente de desconfiança, o que afugenta os investidores, inviabilizando a entrada de capital externo.
A crise política é outro fator que impede a recuperação econômica. Some-se a isso, a péssima gestão implantada pelo Governo, que, no gesto de absoluta irresponsabilidade, proporcionou um buraco enorme nas contas públicas. Ou seja, gastou muito mais do que arrecadou.
Estima-se que o déficit do Governo é da ordem de cento e setenta bilhões de reais. Desta forma, o Governo perdeu sua capacidade de investir em infraestrutura, saúde, educação, etc. Isto reflete a adoção de uma política fiscal inconsistente e caótica.
É necessário que o Governo equilibre as contas públicas, adote políticas que incentivem novos investimentos em atividades produtivas e desenvolva uma política comercial que coloque o país no contexto internacional, gerando constantes superávits na balança comercial. Observe-se, sobremaneira, que o país precisa readquirir sua credibilidade no âmbito internacional, atraindo investidores.
Considerando o exposto acima, que medidas, no contexto macroeconômico, o Governo deveria adotar para que a economia volte a crescer, gerando emprego e renda? Que tipo de políticas o Governo deveria fomentar para que o Brasil aumente sua participação no mercado global?
 Durante muito tempo o brasil vem tentando ocupar um lugar de destaque no cenário do mercado internacional, mais ainda falta muito para torna-se uma potência mundial, tendo em vista por ser uns pais em desenvolvimento ainda, e bem difícil ter parcerias comercias, pois, existem muitos países que estão nesta concorrência, e com preços bem mais baratos e por conta do baixo custo que eles têm tanto da própria matéria-prima e do trabalho, que, por exemplo, podemos citar China que chegar a ser ate escravos.nos temos ainda oportunidade de volta a crescer usando assim nossa própria mão de obra e matéria-prima, temos a maior floresta do mundo e petróleo em nossas mãos cabem os governantes usam-los como crescimento mundial para nosso país.
 Contudo, o primeiro passo para se estabelecer novas parcerias e investir pesado em tecnologias, pois, só assim o brasil vai ter produtos de alta qualidade, como países desenvolvidos se destacam, não podemos deixar de citar estados unidos e recente Coreia Do Sul que virou destaque no cenário mundial por investir em educação de mais alto nível e agora estão colhendo os frutos, expandindo de forma ampla seus produtos para mais países, que com certeza gostam dos seus serviços oferecidos para a sociedade.
 Portanto, fica claro, sem dúvidas, que umas das principais razoes se não a principal, para o brasil este pouco inserido no mercado mundial deve ser o pouco investimento em áreas de tecnologias, pois, elas que ajudam a países que querem expandir seus negócios internacionalmente, agregando valor e garantia em seus produtos oferecidos, mudando essa politica, consequentemente o Brasil finalmente tera um lugar de destaque no comércio intencional, fechando assim mais acordos e com isso voltando ter mais participação no mercado e fazendo que o país volte a crescer e gerando emprego e renda.

Continue navegando