A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
42 pág.
simulados e avaliando letramento

Pré-visualização | Página 1 de 15

1a Questão (Ref.: 201403154321)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Das frases abaixo, qual se relaciona com o conceito de sujeito existente na concepção construtivista de conhecimento e alfabetização? Marque a resposta correta.
		
	
	A criança tem uma postura ativa na construção dos seus conhecimentos, por isso, seus erros devem ser ignorados e deixados para serem corrigidos somente no ano letivo seguinte
	
	A criança é um sujeito passivo que terá seu comportamento moldado pelo meio, desta forma, precisará de muita atenção na correção dos seus exercícios.
	
	O aluno é ativo na produção do seu conhecimento e, por isso, precisa de muito treinamento para aprender de forma correta.
	
	A criança é criadora e recriadora da cultura em que vive e estuda.
	 
	A criança constrói seu conhecimento na interação com os objetos de conhecimento que fazem parte do meio onde vive.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403127090)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Métodos sintéticos, analíticos e mistos. Muitas realidades que podem confundir o educador no momento de alfabetizar. Sobre o método analítico de alfabetização NÃO se pode afirmar que:
		
	
	enfatiza à compreensão da leitura desde a sua fase inicial.
	
	o processo de análise da língua se dá do todo para as partes.
	 
	considera que as unidades significativas da língua - sons e letras - é que devem ser o ponto de partida.
	 
	se baseia no conceito de que palavras e sentenças são o ponto de partida.
	
	procura fazer a construção do significado de cada leitura a partir de um a interação entre leitor e autor do texto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403127110)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação aos métodos utilizados na alfabetização, marque (v) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Os métodos sintéticos partem das estruturas menores da língua para as estruturas mais complexas.
( ) Os métodos sintéticos operam com a operação de síntese das palavras a partir de sua compreensão dentro do contexto em que se apresentam.
( ) Os métodos sintéticos podem ser de silabação e soletração.
Qual a opção que preenche corretamente as lacunas acima?
		
	
	F F V
	
	V V F
	 
	V F V
	
	V F F
	 
	V V V
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403127137)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Maria tem 7 anos de idade e está na fase da alfabetização. Ao escrever as palavras tem espelhado algumas letras: E, F, G e B, por exemplo. Sua professora pede que Maria compare a sua escrita espelhada com outros textos em que a mesma palavra está escrita convencionalmente para que ela perceba a diferença entre o seu raciocínio na hora de escrever e o raciocínio de outros escritores. Há intervenções possíveis e eficazes para ensinar a criança a superar a escrita espelhada, marque a única resposta que contempla esse objetivo.
		
	
	Fazer a criança copiar a palavra 5 vezes para ela internalizar a forma correta de escrever.
	
	Colocar esta criança para observar um colega que escreve corretamente e depois, solicitar que ela escreva ao lado dele a mesma palavra por 10 vezes até que ela aprenda a direção da mesma.
	
	Pedir a criança que escreva sempre com a mão direita, pois quem espelha são preferencialmente os canhotos.
	 
	Colocar um espelho frente a letra espelhada e pedir para a criança raciocinar sobre a lateralidade da mesma.
	 
	Pedir para a criança escrever da direita para a esquerda (o contrário, portanto) para que o seu cérebro aprenda mais sobre dominância lateral.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403132468)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Lev Vygotsky considera que há relação entre pensamento e linguagem e, como consequência, afirma que a linguagem percorre um duplo percurso entre sujeito e realidade. Assim, quando aplicamos suas ideias ao processo de alfabetização temos que:
		
	
	avaliar a fase da escrita em que o aluno se encontra.
	
	atrelar o ensino da leitura à silabação para termos uma boa estrutura da língua
	 
	expor o aluno a diversos tipos de textos.
	
	adotar uma cartilha colorida e cheia de desenhos.
	 
	treinar habilidades psicomotoras.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403169131)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos métodos de alfabetização, podemos afirmar que:
I. os métodos sintéticos e os analíticos partem da mesma concepção de aprendizagem: consideram que o educando aprende dentro de uma lógica pré-determinada pelo professor.
II. os métodos fônicos são os únicos que consideram a organização fonológica da língua.
III. os métodos analíticos partem do todo (texto, frase, palavra) para a análise das partes (palavra, sílaba, letra), enquanto os sintéticos fazem o caminho oposto.
IV. os métodos sintéticos são os mais recentes na história da alfabetização.
Estão corretas, apenas, as afirmativas:
		
	
	III e IV
	 
	II e III
	
	I e III
	
	I e II
	
	II, III e IV
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403154327)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Coloque (1) para modelo Psicolinguístico de leitura e (2) para modelo Mecanicista de Leitura.
(__)  A leitura deve ser planejada e controlada em função das dificuldades ortográficos que não podem aparecer no início de leitura para não causar medo.
(__)  A leitura de jornais só poderá acontecer nas horas vagas, pois este não é um bom material de leitura para um aprendiz que pouco conhecimento tem.
(__)  Antes de iniciar a leitura de um livro, é importante situar o aluno no tema que será abordado para ele já resgatar os conhecimentos que tem sobre o tema e interagir melhor com o livro.
(__)  Na leitura de uma obra, deve ser priorizada a repetição de fonemas ou sílabas ajudem a memorização sonora das letras.
A ordem correta é:
		
	
	2 2 1 1
	 
	2 2 1 2
	
	1 1 1 2
	
	1 2 2 2
	
	1 1 2 1
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403709308)
	
	Os estudos de Emília Ferreiro não criaram método de alfabetização. Portanto, é um equívoco a indicação de que existe o método construtivista, mas que o professor é convidado a organizar situações pedagógicas que considerem o ponto de vista construtivista. Baseado nestes estudos , explique como o erro pode contribuir para a aprendizagem da escrita?
		
	
Sua Resposta: o erro
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá referir-se a construção da escrita e aos níveis da Psicogênese, que identificam características que são comuns às crianças em seus percursos de construção da escrita.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403155191)
	
	Cagliari (1989) nos diz que alfabetizar-se é muito mais do que reconhecer as letras e saber decifrar palavras. Aprender a ler e a escrever é apropriar-se do código linguístico gráfico e torna-se de fato, um usuário de leitura e de escrita. Dialogando com Cagliari, você considera possível que uma cartilha pautada no método de silabação possa levar à criança a aprender a ler com essas competências? Explique relacionando a sua resposta com o método.
		
	
Sua Resposta: sim
	
Compare com a sua resposta: Não é possível, pois a ênfase do método silábico recai sobre o treinamento dos mecanismos de decodificação e síntese de palavras através da junção das sílabas. Para o modelo dialógico de leitura é necessário que haja uma reflexão e co-criação do leitor sobre o texto que está sendo lido.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403127128)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A orientadora educacional do Colégio Sete de Setembro não aprovou o planejamento da professora do primeiro ano do ensino fundamental porque ela trabalhou com as seguintes frases motivadoras de aprendizagem: o Rui é o rei o rato roeu a vovó viu a uva Ivo vê a vaca. Viver Atividades como essas são encontradas em cartilhas sintéticas e têm como objetivo: