APOL 04
3 pág.

APOL 04


DisciplinaQuimica Geral Teorica I238 materiais775 seguidores
Pré-visualização1 página
ATIVIDADE PEDAGÓGICA \u2013 APOL 4
QUIMICA GERAL
 Nota: 100 
Questão 1/5
Na pilha eletroquímica sempre ocorre:
	
	A
	Oxidação do catodo;
	
	B
	Reação com diminuição de calor;
	
	C
	Passagem de elétrons, no circuito externo, do anôdo para o catôdo;
	
	D
	Reação de neutralização.
Questão 2/5
Um exemplo do impacto humano sobre o meio ambiente é o efeito da chuva ácida sobre a biodiversidade dos seres vivos. Os principais poluentes são ácidos fortes que provêm das atividades humanas. O nitrogênio e o oxigênio da atmosfera podem reagir para formar NO, mas a reação, mostrada abaixo, endotérmica, é espontânea somente a altas temperaturas, como nos motores de combustão interna dos automóveis e centrais elétricas: 
N2(g) + O2(g)    2 NO(g)
Sabendo que as concentrações de N2 e O2 no equilíbrio acima, a 800 o. C, são iguais a 0,10 mol L-1 para ambos, calcule a concentração molar de NO no equilíbrio se K = 4,0 x 10-20 a 800 ºC.
	
	A
	5,0 x 10-8
	
	B
	4,0 x 10-9
	
	C
	3,0 x 10-10
	
	D
	2,0 x 10-11
Questão 3/5
À temperatura ambiente, o NO2(g), gás castanho-avermelhado, está sempre em equilíbrio com o seu dímero, o N2O4(g), gás incolor. Preparem-se dois tubos fechados com a mesma coloração inicial. Um deles foi mergulhado em banho de gelo + água e o outro em água a 80°C. O tubo frio se tomou incolor e o quente assumiu uma coloração castanho-avermelhada mais intensa. Em qual das temperaturas o valor numérico da constante de equilíbrio é maior?
	
	A
	KC(80ºC) < KC(100ºC)
	
	B
	KC(0ºC) < KC(1ºC)
	
	C
	KC(80ºC) < KC(0ºC)
	
	D
	KC(80ºC) > KC(0ºC)
Questão 4/5
Ocasionalmente, o comportamento de um material a` degradação para uma dada aplicação e´ ignorado, com consequências adversas. Em maior ou menor grau, a maioria dos materiais apresenta algum tipo de interação com um grande número de ambientes diferentes. Com frequência, tais interações comprometem a utilidade de um material como resultado da deterioração de suas propriedades. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.
I. Nos metais, ha´ oxidação de material, seja por dissolução (corrosão) ou pela formação de uma camada não metálica.
II. Materiais poliméricos são mais susceptíveis a` degradação quando irradiados com luz ultravioleta do que com luz infravermelha.
III. Pode haver dissolução dos polímeros quando são expostos a um solvente líquido, ou eles podem absorver o solvente e inchar; além disso, a radiação eletromagnética e o calor não causam alterações nas suas estruturas moleculares.
IV. A proteção anódica e´ um método eficiente para proteger um material metálico da corrosão.
V. Os materiais cerâmicos são resistentes a` deterioração, a qual ocorre geralmente sob temperaturas elevadas ou em ambientes agressivos.
E´ correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	I, III e V.
	
	D
	I, II, IV e V.
Questão 5/5
Na fração líquida, chamada de águas amoniacais, têm-se em solução as seguintes substâncias: NH4OH, NH4NO3 e (NH4)2SO4. Considerando que o hidróxido de amônio ioniza-se segundo a equação
NH4OH(aq) NH4+(aq) + OH-(aq)
a presença das outras duas substâncias:
	
	A
	Aumenta a quantidade de NH4OH não ionizado no sistema, por deslocar o equilíbrio
para a esquerda;  
	
	B
	Aumenta a quantidade de NH4OH não ionizado no sistema, por deslocar o equilíbrio 
para a direita;
	
	C
	Diminui a quantidade de NH4OH, por aumentar a quantidade de NH4+ no sistema;  
	
	D
	Diminui a quantidade de NH4OH, por retirar do sistema íons OH-.