Buscar

Anatomia do eixo hipotálamo hipófise - Cris

Prévia do material em texto

Anatomia do eixo hipotálamo-hipófise
Prof. Cris 28/09/17
A hipófise está presa ao hipotálamo por uma curta haste (infundíbulo), está na sela turca do esfenóide. Ela é composta por duas partes: a AH e a NH, que é levemente maior que a AH. Elas tem origem embrionária distinta, um de origem nervos e um glandular. A NH é originada por um crescimento caudal do assoalho do diencéfalo no terceiro ventrículo e a AH de um crescimento cranial do ectoderma do teto da boca.
A NH não tem células próprias, os neurônios dela são secretores, como se fizessem sinapse direto no vaso, um contato. Entretanto, os neurônios não são mesmo da NH, são hipotalâmicos, o que tem na NH são os axônios desses neurônios. A NH secreta hormônios hipotalâmicos, o ADH e a ocitocina.
Os núcleos hipotalâmicos relacionados à NH estão na frente e os núcleos relacionados à AH estão atrás, eles cruzam. O ADH e a ocitocina são produzidos pelos núcleos supraóptico e paraventricular, respectivamente. A AH não tem conexão com o tecido nervoso. Eles se conectam apenas pela circulação. Os axônios param no infundíbulo e secretam seus hormônios no plexo que drena até as células da AH. As células da AH vão produzir os hormônios e liberar eles na corrente sanguínea.
A hipófise recebe perfusão de duas artérias, ambas chegam pela NH, as artérias hipofisárias superior e inferior. A superior cai no infundíbulo, que se abre num plexo de vasos que vão formar um sistema porta hipofisário, que drena todos os hormônios hipotalâmicose os leva até a AH, pega os hormônios da AH e sai. Os vasos do sistema porta HH são fenestrados para conseguirem drenar com eficiência esses hormônios. A inferior cai direto na NH, pega os hormônio secretados e sai. A NH recebe perfusão arterial, a AH não, recebe só perfusão venosa, porque quando a superior chega, já vira o sistema porta. A AH não tem barreira HE por causa disso, já que essa barreira só existe em artérias. A barreira HE evita entrada de substâncias no sistema nervoso e a AH não é, só NH. 
Vários fármacos, como escopolamina (no buscopam tem metil escopolamina), bloqueia o sistema colinérgico, bloqueando a peristalse, mas pode bloquear colinérgico no cérebro também. Entretanto, com metil, a escopolamina não atravessa barreira HE.
Existe um tecido intermediário que fica entre a NH e a AH, que é a pars intermédia. A tuberalis está no infundíbulo, é a parte da AH que abraça a NH, ela não tem função hormonal, apenas de ligação mecânica da AH com a NH. É sem grânulos. A distal é a AH. A pars intermédia produz um hormônio melanotrófico, que estimula os melanócitos, aumentando a pigmentação da pele.

Continue navegando