Buscar

Relatório de Estágio em Pedagogia

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA 
MICAELLA DE JESUS DESOUZA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LINHARES
2019
MICAELLA de jesus de SOUZA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Nathalia Rosseto Andrade
Tutor de Sala:Franciele 
Cidade
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	7
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA	31
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	42
CONSIDERAÇÕES FINAIS	52
REFERÊNCIAS..........................................................................................................53
INTRODUÇÃO
A possibilidade de realização de um Estágio Curricular Obrigatorio ll em anos iniciais do Ensino Fundamental é a oportunidade de se enserir na realidade escolar,realizando uma obsevação participativa com procedimentos adequados,vivenciando uma pratica docente,ao mesmo tempo em que através da teoria recebida,remete á reflexão,discussão e pesquisa,tornando-nos responsaveis pelo processo de ensinar a aprender e ,de aprender a aprender e aprender a ensinar.
O estagio foi realizado em escola publica municipal de ensino na cidade de Linhares,no periodo de 15/04/2019 á 22/05/2019.Sendo que foram realizadas 52 horas cumpridas na escola a ser estagiada e 48 horas para a realização das atividades. 
Com relação entre teoria apreendida nesta disciplina e a prática vivenciada no Estagio Supervisionado ll,em Anos Iniciais do Ensino Fundamental,evidenciou as buscas para adquirir conhecimento no contexto educacional,vivenciando a realidade que se pode compreender pela qual a educação esta inserida,levando assim aos conhecimentos e a construção da qualidade docente.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O Estágio Curricular Obrigatorio ll em anos iniciais do Ensino Fundamental,foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon,situada na rua Maranhão S/N no Bairro Aviso,inscrito no cnpj sob o nº 01.855.475/0001-22,representado por LEVANILDO SIVA DE OLIVEIRA com o cargo de diretor,o contato da escola pode ser realizado através do telefone (27)3373-3456.
Atualmente funciona em dois turnos,matutino e vespertino
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A Escola foi fundada no ano de 1974 pela professora Eunice dos Santos Silveira e denominava-se inicialmente Escola Municipal Baixada do Pó situada em local de mesma denominação, hoje São Vicente. Iniciou com 49 alunos de 1ª e 2ª série, e funcionava em um cômodo de madeira. Em 1979, o Decreto nº 1.857/79 de 17/01/79, cria a Escola Municipal “Prefeito Roberto Calmon” e dá validade a todos seus atos passados, permanecendo o mesmo endereço, à Rua Wenceslau Braz, Bairro Aviso, Baixado do Pó. No ano de 1985, em novo prédio à Rua Amazonas, s/nº, passa a denominar-se Escola de 1º Grau "Prefeito Roberto Calmon", através do Decreto nº 0035/85 de 12/07/85. No ano 2000, as escolas de 1º Grau – E.P.G. passam a denominar-se Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEF, através do Decreto nº 0348/2000 de 10/10/2000, e assim, muda-se a nomenclatura para EMEF "Prefeito Roberto Calmon". Em 2011, ganha novo prédio e passa a localizar-se à Rua Maranhão, s/nº, Bairro Aviso conforme Decreto nº 632 de 07 de junho de 2011, que dispõe sobre mudança de endereço da escola. No mesmo ano, o Decreto nº 982, de 19 de setembro de 2011, autoriza a EMEF “Prefeito Roberto Calmon” a ofertar as Séries Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental Ampliado para 09 anos.
A escola possui alunos com idade média de 6 a 12 anos de idade, num total de 1124 alunos frequentando distribuídos do 1º ao 9º ano. O perfil socioeconômico da maior parte dos alunos encontra-se situada na renda mínima, 56% são beneficiários do programa bolsa família. A escola apresenta uma estrutura física adequada, em boas condições, assim como os móveis nela contidos, com rampas e banheiros de acessibilidade.
CARACTERÍSTICA DA POPULAÇÃO ATENDIDA E DA COMUNIDADE EM QUE A INSTITUIÇÃO ESTÁ INSERIDA
A escola possui alunos com idade média de 6 a 12 anos de idade, num total de 1124 alunos frequentando distribuídos do 1º ao 9º ano. O perfil socioeconômico da maior parte dos alunos encontra-se situada na renda mínima, 56% são beneficiários do programa bolsa família. A escola apresenta uma estrutura física adequada, em boas condições, assim como os móveis nela contidos, com rampas e banheiros de acessibilidade.
QUADRO DE FUNCIONÁRIOS
Total de funcionários –109 sendo: Professores regentes: 60 (3 trabalham nos dois turnos) ,Monitores efetivos Educação Especial: 02 ,Estagiários da Educação Especial: 28 ,Professores da sala de recurso: 02 ,Coordenadores de turno: 05 Auxiliar de secretaria: 04 ,Serventes: 17 ,Funcionários administrativos:4 , 01Secretária: 01
ESPAÇOS EM FUNCIONAMENTO NA ESCOLA
Direção, Secretaria, Biblioteca, Cantina, Almoxarifado, Supervisão Pedagógica,
Salas de aula – 20, Sala dos professores, Sala de Recurso equipada, Pátio Coberto, 
Pátio Aberto com refeitório, Quadra Coberta, Cozinha devidamente equipada Depósito de Material de Limpeza, Coordenação, Banheiros masculino e feminino – funcionários, Banheiro masculino e feminino – alunos, Banheiro adaptado – masculino e feminino.
O Projeto Político Pedagógico do Colégio obedece às normas e diretrizes da 
LD B 9394/9 6 e das Diretrizes Curriculares Nacionais ema na das do MEC . 
O projeto político pedagógico não é um produto pronto acabado, é um processo de trabalho coletivo da escola em permanente discussão dos problemas, das propostas, organicidade e da intencionalidade da escola. 
Ele será constante mente acompanhado pela equipe pedagógica e profissional da educação para verificar sua viabilidade e execução dentro da nossa instituição escolar. Será avaliado nas reuniões pedagógicas e questionamentos aos pais, alunos e conselhos para as possíveis realizações. 
A Proposta Pedagógica da escola desenvolve um trabalho de construção coletiva, reflexiva e permanente, dando ênfase às questões sociais, valores democráticos não só do ponto da seleção e tratamento do s conteúdos como também da própria organização escolar . 
A organização do currículo se dá por séries, disciplinas e avaliação por semestre. 
As disciplinas estão fundamentas com base na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 instruídas na Base Nacional Comum curricular e Parte diversificada. 
São desenvolvidos projetos complementares voltados para o enriquecimento curricular, o exercício da cidadania de forma interdisciplinar, priorizando interesses e necessidades da comunidade escolar, tornando o ensino mais interessante e significativo para o aluno .
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
	
 
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº 1
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 15/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min.
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus 
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A partir das 07h00min os alunos começam a ser recebida, cada turma em sua fila como de costume. Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia, que foi: tarefa no caderno, de matemática trabalhando as multiplicações, essa matéria durou ate o intervalo, logo após foi utilizado o caderno de Português com questões a serem corrigidas.
Logo quando os alunos entraram na sala de aula as carteiras estavamtodas organizadas em fileiras. 
Cada um sentou no seu devido lugar e assim deram inicio as atividades. A primeira atividade foi corrigir a tarefa na lousa onde a professora perguntava oralmente e os mesmos respondia. Estudo da fabula “O leão e o ratinho”. A pós o término da correção à professora deu continuidade a matéria, nas aulas de português a professora trabalha muito as fabulas com os alunos.
 A professora juntamente com a turma leu a fabula e em seguida foram realizadas atividades de acordo com a fabula dita acima.
Logo em seguida foi utilizado o caderno de historia, a qual o conteúdo foi sobre as expedições exploradoras e as expedições colonizadoras, a professora Marlene, como pediu à turma que pegassem o caderno de historia e colocassem na mesa para assim da inicio a aula, foram escritos todos esses textos na lousa, seguindo de atividades para a complementação dos textos escritos, na duvida os alunos sempre questionava e assim tirando suas duvidas seguiam com as atividades, a turma cumpriu assim com todos os conteúdos ali aplicados em sala de aula.
 
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº 2
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 16/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A entrada acontece ás 07h00min os alunos começam a ser recebidos cada um em sua fila ,neste dia acontece a cantada do hino nacional e em seguida todos cantam o hino de Linhares, após é feito a oração e entram para a sala de aula,juntamente com a professora regente.Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia,que foi: matemática Explorando a multiplicação,e deram inicio as atividades,nesse momento da aula a turma fica bem agitada a matemática para alguns parece coisa de outro mundo de tão agitados que eles ficam ,no momento em que a professora escreve,e para outros a ,matemática seria como disputa,para ver quem terminava primeiro,os alunos então nesse momento não tinha explicação da professora ,a mesma passava as atividades na lousa e deixavam que a turma a resolvessem sozinhos.Nem todos conseguiam,,enfim a aula de matemática termina e logo começa a aula de português ,nesse momento da aula acontece o mesmo ,a turma como sempre agitada ,a professora passa texto na lousa para que todos copiam,em alguns momentos da aula,a aula é interrompida por conta de muita conversa ,a professora regente começa a chamar a atenção da turma ,e pediu para os alunos mais bagunceiros que estavam atrapalhando a aula se retirarem da sala para não atrapalhar aos outros alunos.E assim depois da retirada desses alunos a aula seguia ,continuava com os textos.
Na aula de português a professora trabalha muito a produção textual, estudo das fabulas e etc...
As disciplinas acontecem a cada 40 minutos, já se passaram três aulas, em seguida o recreio, nesse momento a turma começa a gritar de felicidade como se fosse um momento único, a professora pede para que a turma organize a fila, a agitação é tanto que a professora perde 5 minutos somente para organizar a fila, ate que a professora desce com a turma para o pátio.
O recreio começa ás 09h20min e termina ás 09h50min, o sinal toca e a dificuldade de formar a fila continua nesse dia a turma foi uma das ultimas a entrar na sala.
Já na sala de aula a professora da inicio ao novo conteúdo de Geografia com o tema: conhecendo as regiões do Brasil, foi dada pela professora uma folha xerocada explicando quais seriam essas regiões e essa aula durou ate ás 11h30min.
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº 3
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 17/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A entrada acontece ás 07h00min os alunos começam a ser recebido cada um em sua fila, os alunos ficam á espera da professora, assim que ela chega os alunos entram seguidos de uma fila para a sala de aula, juntamente com a professora. A professora aguarda os alunos se sentarem e organizar-se cada um em seu devido lugar, para assim começar a explicar o que ela irá passar durante a aula. Neste dia a professora que ministra a primeira aula é a professora Solange sua disciplina é projeto de leitura, em sala a professora escreve na lousa o cabeçario,e em seguida explica o que ela ira fazer,neste dia ela organizou a turma e deu para cada um aluno um poema , para os mesmo leem no momento da apresentação,a apresentação teve como tema a páscoa .A aula durou 40 minutos.
Em seguida começa a aula de história que quem ministra é a professora Marlene a professora regente, a mesma faz o cabeçalho na lousa e continua a passar o texto na lousa, o tema do conteúdo continua com a primeira expedição exploradora. Essa atividade durou até o recreio que foi no intervalo das 09h30min ás 09h50min. Assim que termina o recreio vem a professora de artes que tem por nome Sara,a mesma leva a turma para a sala ,e aguarda a todos se organizarem ,depois de ter chegado de um recreio,pois é um momento de muita agitação na sala de aula,assim que a turma silencia a professora começa a explicar o conteúdo do dia .
 A aula foi muito produtiva, a mesma explicou o que seria a páscoa e os alunos que teriam opinião deram. Sentados em fileira a mesma pediu que cada um falasse o que seria a páscoa e em seguida falassem uma palavra que representava a páscoa para eles, ainda sentados em seus lugares assim que os alunos falaram o que seria a páscoa e a palavra que representasse a páscoa ela continuou a explicar o sentido da páscoa, e em seguida pediu para que os alunos levantassem e formasse a fila, para assistir uma apresentação que alguns alunos iriam apresentar.
Então todos desceram e foram colocados para sentar no chão do pátio. Aguardando todas as turmas descerem para assim começarem a apresentação, assim que todos chegaram deu-se inicio a uma apresentação que foram duas alunas do 5º ano B, linda apresentação ao som de um louvor com violão e flauta, em seguida foram a turma do 5º ano A, que foi a representação de Jesus, lindo foi essa apresentação, ao término da apresentação o coordenador da escola o Emerson apresentou-se com louvor ao som do violão. Nesse momento os alunos ficaram muito agitados, ao ver os pais aguardando no portão, Os mesmos foram chamados atenção, até que a pedagoga interviu na apresentação e permitiu a entrado dos pais, para assim verem os comportamentos dos filhos. Em seguida todos foram liberados
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº 4
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 22/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus 
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A entrada acontece ás 07h00min os alunos começam a ser recebido cada um em sua fila, os alunos ficam á espera da professora, assim que ela chega os alunos entram seguidos de uma fila para a sala de aula, juntamente com a professora. A professora aguarda os alunos se sentarem e organizar-se cada um em seu devido lugar, para assim começar a explicar o que ela irá passar durante a aula. Neste dia a professora que ministra a primeira aula é a professora Solange sua disciplina é projeto de leitura, em sala a professora escreve na lousa o cabeçalho, e em seguida explica o que ela ira fazer, neste dia ela apresentou um livro para a turma com o tema“ cadê o juízo do menino, em seguidaleu e pediu para cada um comentar. A aula durou 40 minutos.
Em seguida começa a aula de história que quem ministra é a professora Marlene a professora regente, a mesma faz o cabeçalho na lousa e continua com as atividades, o tema do conteúdo continua com a primeira expedição exploradora. Ela passou varias atividades, para os alunos responderem. Essa atividade durou até o recreio que foi no intervalo das 09h30min ás 09h50min. Assim que termina o recreio vem a professora de artes a Sara,a mesma leva a turma para a sala ,e aguarda a todos se organizarem ,depois de ter chegado de um recreio,pois é um momento de muita agitação na sala de aula,assim que a turma silencia a professora começa a explicar o conteúdo do dia .O conteúdo aplicado foi os tipos de sons instrumentais,a mesma explicou o conteúdo ,tirou duvidas e passou atividades,a aula durou por 40 minutos.
Em seguida troca de professor, a disciplina a ser abordada é a educação física com a professora Ingrid, ao chegar porta da sala a professora vê a turma toda agitada aguardando os mesmos a se silenciarem, enfim alguns dão conta de que a professora esta na porta aguardando o silencia deles e começam a falar “gente a professora esta aqui, fiquem quietos, se não nós não vamos para a educação física” a sala toda vira e vê a professora na porta, e cada um se ajeitam em seus devidos lugares, ao vê-las que a turma se silencia a professora entra na sala e faz a chamada, em seguida explica a atividade a ser desenvolvida no dia. A aula vai até às 11h30min. 
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº 5
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 23/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
Apartir das 07h00min os alunos começam a ser recebida, cada turma em sua fila como de costume. Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia, que foi: tarefa no livro, de matemática resoluções de problemas, essa matéria durou ate o intervalo, logo após foi utilizado o caderno de Português, na lousa a professora escreve um texto “A mulher e o balde de leite”. A aula durou 40 minutos.
Logo quando os alunos entraram na sala de aula as carteiras estavam todas organizadas em fileiras. 
Cada um sentou no seu devido lugar e assim deram inicio as atividades relacionadas ao tema do texto dito acima.
Logo em seguida foi utilizado o caderno de historia, a qual o conteúdo foi sobre as expedições exploradoras e as expedições colonizadoras, foram escritos todos esses textos na lousa, seguindo de atividades para a complementação dos textos escritos, na duvida os alunos sempre questionava e assim tirando suas duvidas seguiam com as atividades, a turma cumpriu assim com todos os conteúdos ali aplicados em sala de aula. Em seguida a professora pediu para que os alunos pegassem o caderno de geografia, para dar inicio a outro conteúdo, e assim foi, o conteúdo a ser trabalhada a região sudeste, a professora escreveu na lousa a sua localização e deu para cada aluno um mapa xerocado, para que eles pudessem realizar as atividades propostas.
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº6
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 24/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A entrada acontece ás 07h00min os alunos começam a ser recebido cada um em sua fila. Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia, que foi: ciências, os estados físicos da matéria, foram passadas textos na lousa para que todos copiassem, no conteúdo de matemática Explorando a multiplicação, a professora deu inicio as atividades, nesse momento da aula a turma fica bem agitada a matemática para alguns parece coisa de outro mundo de tão agitados que eles ficam, no momento em que a professora escreve, e para outros a matemática seria como disputa, para ver quem terminava primeiro, os alunos então nesse momento não tinha explicação da professora, a mesma passava as atividades na lousa e deixavam que a turma a resolvessem sozinhos. Nem todos conseguiram realizar a tarefa, enfim a aula de matemática termina e logo começa a aula de português, nesse momento da aula acontece o mesmo, a turma como sempre agitada, a professora passa texto na lousa para que todos copiem, em alguns momentos da aula, a aula é interrompida por conta de muita conversa, a professora regente começa a chamar a atenção da turma, e pede o silencio da turma para tentar ministrar sua aula.
Na aula de português a professora trabalha muito a produção textual, estudo das fábulas e etc.
As disciplinas acontecem a cada 40 minutos, já se passaram três aulas, em seguida o recreio, nesse momento a turma começa a ficar mais agitada a professora pede para que a turma organize a fila, a agitação é tanto que a professora perde tempo somente para organizar a fila, até que a professora desce com a turma para o pátio.
O recreio começa ás 09h20min e termina ás 09h50min, o sinal toca e a dificuldade de formar a fila continua nesse dia a turma foi uma das ultimas a entrar na sala.
Já na sala de aula a professora continua com a matéria de português em seguida da inicio ao conteúdo de Geografia com o tema: A região norte essa atividade durou até ás 11h30min.
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº7
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 25/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus 
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A entrada acontece ás 07h00min os alunos começam a ser recebido cada um em sua fila. Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia, que foi: Matemática resoluções de problemas, uma quantidade significativa de alunos demonstrava alguma dificuldade na leitura e escrita de números, acontecendo o mesmo no domínio da tabuada. No que diz respeito aos algoritmos da divisão e subtração, verificavam-se também algumas dificuldades, à resolução de problemas, considerou-se que as dificuldades sentidas por alguns alunos poderiam estar relacionadas com a interpretação dos mesmos. Realça-se ainda o fato de ter sido diagnosticado que, em alguns casos, os alunos não atentavam nas respostas ficando confusos no conteúdo. Em seguida inicia a aula de ciências, a professora da continuidade a atividade anterior com o tema: os estados físicos da matéria foram passadas textos na lousa para que todos copiassem, professora regente começa a chamar a atenção da turma, e pede o silencio da turma para tentar ministrar sua aula. Até que ela consegue da continuidade a aula.
Na aula de português a maior fragilidade detectada relacionava-se com a produção de textos pelos alunos. Relacionada com esta, surgiu outra fragilidade, relativa à falta de revisão e reescrita das produções apresentadas à turma, o que diminuía a consistência e qualidade dos textos produzidos pelos alunos. Etc...
As disciplinas acontecem a cada 40 minutos, já se passaram três aulas, em seguida o recreio, nesse momento a turma começa a ficar mais agitada a professora pede para que a turma organize a fila, a agitação é tanto que a professora perde tempo somente para organizar a fila, até que a professora desce com a turma para o pátio.
O recreio começa ás 09h20min e termina ás 09h50min, o sinal toca e a dificuldade de formar a fila continua nesse dia a turma foi uma das ultimas a entrar na sala. Já em sala a professora da continuidade ao conteúdo de português, a, um númerosignificativo de alunos que revelava algumas dificuldades nas classes de palavras bem como no trabalho dos verbos. Os problemas de ortografia eram gerais à maioria da turma, nuns casos por distração, a turma se distraia com muita facilidade A dificuldade da turma seria, por falta de hábitos de leitura, ainda que a maioria dos alunos tivesse um desempenho satisfatório, alguns realizavam uma leitura ainda demasiado silábica e pouco ritmada. A maioria dos alunos revelava uma boa expressão e compreensão do oral, apesar de existirem algumas dificuldades na compreensão escrita, que se refletia na elaboração das respostas, assim como se referiu relativamente à resolução de problemas na Matemática.
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº8
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 26/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A entrada dos alunos acontece ás 07h00min os alunos começam a ser recebido cada um em sua fila. Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia, que foi: Matemática estudo da tabuada, trabalhando as multiplicações, uma quantidade significativa de alunos demonstrava alguma dificuldade no domínio da tabuada. No que diz respeito aos algoritmos da multiplicação, verificavam-se também algumas dificuldades, a turma ainda tem muita dificuldade, considerando-se que as dificuldades sentidas por alguns alunos poderiam estar relacionadas com a interpretação dos mesmos. Em alguns casos, os alunos não atentavam nas respostas ficando confusos no conteúdo. 
Na aula de português a maior fragilidade detectada relacionava-se com a produção de textos pelos alunos. Relacionada com esta, surgiu outra fragilidade, relativa à falta de revisão e reescrita das produções apresentadas à turma, o que diminuía a consistência e qualidade dos textos produzidos pelos alunos, Etc...
As disciplinas acontecem a cada 40 minutos, já se passaram três aulas, em seguida o recreio, nesse momento a turma começa a ficar mais agitada a professora pede para que a turma organize a fila, a agitação é tanto que a professora perde tempo somente para organizar a fila, até que a professora desce com a turma para o pátio.
O recreio começa ás 09h20min e termina ás 09h50min, o sinal toca e a dificuldade de formar a fila continua nesse dia a turma foi uma das ultimas a entrar na sala. Já em sala a professora da continuidade ao conteúdo de português, a, um número significativo de alunos que revelava algumas dificuldades nas classes de palavras bem como no trabalho dos verbos. Os problemas de ortografia eram gerais à maioria da turma, nuns casos por distração, a turma se distraia com muita facilidade A dificuldade da turma seria, por falta de hábitos de leitura, ainda que a maioria dos alunos tivesse um desempenho satisfatório, alguns realizavam uma leitura ainda demasiado silábica e pouco ritmada. 
Na aula de ciências, a professora da continuidade a atividade anterior com o tema: os estados físicos da matéria foram passadas textos na lousa para que todos copiassem, professora regente começa a chamar a atenção da turma, e pede o silencio da turma para tentar ministrar sua aula. Até que ela consegue da continuidade a aula.
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº9
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 29/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus 
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A partir das 07h00min os alunos começam a ser recebida, cada turma em sua fila como de costume. Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia, que foi: livro de matemática estudando a Probabilidade, essa matéria durou até o intervalo, logo após foi utilizado o caderno de Português trabalhando a ortografia, classificando o uso do V e F. Logo quando os alunos entraram na sala de aula as carteiras estavam todas organizadas em fileiras. Cada um sentou em seu devido lugar e assim deram inicio as atividades. A professora passou na lousa texto para completar usando ortografia dita acima. Em seguida passou outras atividades relacionadas ao conteúdo aplicado. Muitos não conseguiram interpretar o que a atividade proposta pedia e então começou a agitação, então a professora pediu o silencio da turma para esta explicando o que eles não haveriam entendido, depois de ter explicado a turma e assim tirado suas duvidas á professora deu um tempo para que os alunos terminassem as atividades e foi até a lousa para responder as questões e assim passar para o próximo conteúdo.
Logo em seguida foi utilizado o caderno de historia que deu continuidade ao conteúdo sobre a terceira expedição exploradora, foram escritos textos na lousa, seguindo de atividades para a complementação dos textos escritos, na duvida os alunos sempre questionava e assim tirando suas duvidas seguiam com as atividades, a turma cumpriu assim com todos os conteúdos ali aplicados em sala de aula.
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº10
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 30/04/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A partir das 07h00min os alunos começam a ser recebido cada um em sua fila. Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia, que foi: Matemática continuação do estudo da tabuada, trabalhando as multiplicações, os alunos continuavam demonstrando dificuldade no domínio da tabuada considerando-se que as dificuldades sentidas por alguns alunos poderiam estar relacionadas com a interpretação dos mesmos. 
Na aula de português apesar das dificuldades dos alunos os mesmos demonstrava interesse em realizar a tarefa proposta pela professora. As disciplinas acontecem a cada 40 minutos, já se passaram três aulas, em seguida o recreio, nesse momento a turma começa a ficar mais agitada a professora pede para que a turma organize a fila, a agitação é tanto que a professora perde tempo somente para organizar a fila, até que a professora desce com a turma para o pátio.
O recreio começa ás 09h20min e termina ás 09h50min, o sinal toca e a dificuldade de formar a fila continua nesse dia a turma foi uma das ultimas a entrar na sala. Já em sala a professora da continuidade ao conteúdo de português, a maioria dos alunos teve um desempenho satisfatório. Já na aula de ciências, a professora escreve na lousa: Estudo sobre saneamento básico foram passadas textos na lousa, sobre o mesmo, onde é encontrado o saneamento básico, para que todos copiassem em seguida várias atividades referentes ao texto citado acima. A aula de ciências durou até às 11h30min.
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº11
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 02/05/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro :Aviso
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A entrada acontece ás 07h00min os alunos começam a ser recebido cada um em sua fila, os alunos ficam á espera da professora, assim que ela chega os alunos entram seguidos de uma fila para a sala de aula, juntamente com a professora. A professora aguarda os alunos se sentarem e organizar-se cada um em seu devido lugar, para assim começar a explicar o que ela irá passar durante a aula. Neste dia a professora que ministra a primeira aula é a professora Solange professorade projeto de leitura, em sala a professora escreve na lousa o cabeçalho, e em seguida explica o que ela ira realizar na aula ,neste dia ela apresentou e fez a leitura do livro:O menino que aprendeu a ver de Ruth Rocha,após a leitura a professora pediu a cada um para escrever no caderno e expressa se seus sentimentos pela leitura .A aula durou 40 minutos.
Em seguida começa a aula de história que quem ministra é a professora Marlene a professora regente, a mesma faz o cabeçalho no quadro e continua a passar o texto na lousa, o tema do conteúdo a segunda expedição exploradora. Essa atividade durou até o recreio que foi no intervalo das 09h30min ás 09h50min. Assim que termina o recreio vem à professora de artes que tem por nome Sara, a mesma leva a turma para a sala, e aguarda a todos se organizarem, depois de ter chegado de um recreio, pois é um momento de muita agitação na sala de aula, assim que a turma silencia a professora começa a explicar o conteúdo do dia.
 A aula foi muito produtiva, a mesma explicou o que seria trabalhado no dia, e pediu que os mesmos afastassem as mesas para o canto para trabalhar em circulo, e assim foi trabalhando a arte forma de expressar o corpo, a aula foi muito divertida e todos participaram com muita animação. Em seguida troca de professora a matéria a ser executada é educação física dada pela professora Ingrid, nesse momento da aula a professora realiza a chamada, explica qual será a atividade a ser realizada e em seguida desce com a turma para realizar a tarefa na quadra da escola. 
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº12
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 03/05/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A entrada dos alunos acontece ás 07h00min os alunos começam a ser recebido cada um em sua fila. Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia, que foi Matemática tema: estudando a probabilidade no livro.
Na aula de português, mesmo surgindo dificuldade, relativa ao conteúdo a turma em si cumpria com o que lhe é passado. As disciplinas acontecem a cada 40 minutos, já se passaram três aulas, em seguida o recreio, nesse momento a turma começa a ficar mais agitada a professora pede para que a turma organize a fila, a agitação é tanto que a professora perde tempo somente para organizar a fila, até que a professora desce com a turma para o pátio.
O recreio começa ás 09h20min e termina ás 09h50min, o sinal toca e a dificuldade de formar a fila continua nesse dia a turma foi uma das ultimas a entrar na sala. Já em sala a professora da continuidade ao conteúdo de português, nem todos os alunos conseguiram realizar toda a tarefa. 
Já na aula de ciências, a professora deu continuidade á atividade anterior com o tema: Saneamento Básico foram passadas mais textos na lousa para que todos copiassem, e em seguida atividades referentes ao conteúdo proposto, para que todos compreendesse o que seria em seguida passou textos e atividades referente á água, onde encontramos a água e o que fazer para não desperdiçar tanto água ,esse momento foi de muita conversa, de interação entre aluno e aluno,aluno e professor e professor e aluno,essa aula durou até as 11:30. 
	
DIARIO DE
OBSERVAÇÃO
Nº13
	Instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
	
	Data: 06/05/2019
	
	Local: Rua: Maranhão S/N, Bairro: Aviso.
	
	Hora de inicio e termino da aula: 07h00min ás 11h30min 
	
	Professor (a) regente: Marlene Francisco de Jesus 
	
	Nível/Ano: 4º ano
	
	Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
A partir das 07h00min os alunos começam a ser recebido cada um em sua fila, neste dia acontece a cantada do hino nacional e em seguida todos cantam o hino de Linhares, após é feito a oração e entram para a sala de aula, juntamente com a professora regente. Em sala a professora escreve na lousa a pauta do dia, que foi: matemática Explorando a multiplicação e adição, e deram inicio as atividades, nesse momento da aula a turma fica bem agitada, a professora passou as atividades na lousa e deixou que eles a resolvessem sozinhos. Nem todos conseguiam, enfim a aula de matemática termina e logo em seguida começa a aula de português, nesse momento da aula acontece o mesmo, a turma como sempre agitada, a professora passa texto na lousa para que todos copiem, em alguns momentos da aula, a aula é interrompida por conta de muita conversa, a professora regente começa a chamar a atenção da turma, e o silencio da turma para dar, continuidade com os textos.
As disciplinas acontecem a cada 40 minutos, em seguida o recreio, nesse momento a turma começa a se ajeitar para lanchar, a professora pede para que a turma organize a fila, a agitação é tanto que a professora perde alguns minutos somente para organizar a fila, ate que a professora desce com a turma para o pátio.
O recreio começa ás 09h20min e termina ás 09h50min.
Já na sala de aula a professora da inicio ao novo conteúdo de Geografia com o tema: As regiões brasileiras, estados e capitais foram passadas textos sobre os mesmos e em seguida atividades avaliativa. Essa aula durou ate ás 11h30min
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
O mosquito transmissor da dengue
O Aedes aegypti é um mosquito de origem africana que teve sua primeira descrição realizada no Egito (daí a origem de seu nome). Ele provavelmente chegou aos outros continentes graças às embarcações saídas da África transportando negros, os chamados navios negreiros. Com ampla distribuição pelo globo, o mosquito-da-dengue é adaptado ao ambiente urbano, onde encontra vários reservatórios ideais para sua fase larval. No Brasil, o Aedes aegypti foi identificado pela primeira vez em 1898 e atualmente é encontrado em todos os estados.
Sua característica principal é a presença de listras e manchas brancas em seu corpo de coloração preta. No que diz respeito aos seus hábitos, o mosquito destaca-se principalmente por possuir hábitos diurnos e ser encontrado em cantos escuros das casas, como embaixo de camas e escondido atrás de armários.
Conhecido popularmente como mosquito-da-dengue em virtude da capacidade de transmitir os quatro sorotipos da doença, o Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela, da febre chikungunya e da zika. O mosquito transmite doenças ao homem quando a fêmea contaminada pica um indivíduo, fato que ocorre normalmente ao amanhecer e ao entardecer.
Apenas as fêmeas do Aedes aegypti são capazes de transmitir doenças, uma vez que somente ela se alimenta de sangue, sendo esse tipo de alimentação fundamental para que ocorra o amadurecimento do folículo ovariano. É importante frisar que o macho não pica, alimentando-se apenas de néctar.
O mosquito-da-dengue apresenta ciclo dependente da água, que, segundo pesquisas, pode ser limpa ou até mesmo com altos graus de poluição. Inicialmente os ovos são colocados pela fêmea em locais próximos à água, como na parede de alguns recipientes. Ali esses ovos podem ficar por até dois anos e ainda permanecerem viáveis. Eles eclodem quando os níveis de água aumentam e eles estão contato com ela, iniciando assim sua fase larval. Depois de larva, o Aedes Aegypti torna-se pupa e, por fim, adulto.
O ciclo de vida desse inseto está intimamente relacionado com a temperatura e os regimes de chuva de uma determinada região. Em locais em que as estações secas e chuvosas são bem definidas, é comum que a dengue tenha seus picos de transmissão, que acontecem normalmente no verão.
Até o momento não existem vacinas que forneçam proteção contra a dengue. Sendo assim, a única forma de prevenção é a luta contra o mosquito. Para isso, a eliminação dos criadouros e a utilização de larvicidas e inseticidas fazem-se necessárias.PLANOS DE AULA DAS REGÊNCIAS
PLANO DE AULA Nº 1 
 
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de Souza
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data: 09/05/2019
Tema da aula: O perigo que o mosquito da dengue transmite. 
 
OBJETIVOS 
Discutir e explicar sobre a transmissão do vírus da dengue,
Compreender que se trata de uma doença perigosa que pode até levar a morte. 
 Debater sobre o que fazer para prevenir a reprodução do vírus.
Ao termino da aula o aluno deverá ser capaz de, relatar a importância da prevenção; entender que é importante o trabalho coletivo e Participar de ações de prevenção contra a dengue.
SÍNTESE DOS PROCEDIMENTOS 
1) Introdução a o tema que iremos trabalhar em nossos encontros, juntamente com o conteúdo textual a ser e aplicado . 
2) A presentar vídeos de pessoas infectados pelo inseto; 
3) Questionar os conhecimentos da turma, se tem conhecimento de alguém que já teve a doença e se sabem quais as formas de prevenção; 
4) Após questionar o conhecimento da turma, mostrar no quadro como evitar a proliferação do inseto e assim como prevenir, destacando que o trabalho coletivo é muito importante; 
5) Será realizado uma atividade com os alunos, onde o professor ira distribuir pelo pátio objetos que juntam água parada. Em seguida os alunos irão ser divididos em dois grupos. O grupo que recolher mais objetos vence. A ideia é mostrar que o trabalho em grupo nos ensina que, independente da sua função dentro da equipe, devemos reconhecer o valor de cada pessoa, afinal, é com a contribuição de cada um que podemos enfrentar os obstáculos, e vencer as dificuldades e assim eliminar o foco do mosquito em nossos bairros. 
RECURSOS UTILIZADOS 
 Vídeos, retroprojetor, quadro, caderno, lápis, borracha, objetos . 
AVALIAÇÃO 
A avaliação é feita durante toda a execução da regência, na participação individual e em grupo, na interação e participação em todas as atividades.
 
REFERÊNCIAS 
https://escolaeducacao.com.br /plano-de-aula-sobre-a-dengue
PLANO DE AULA Nº 2 
 
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data: 10/05/2019 
Tema da aula: Higiene 
 
OBJETIVOS
Estabelecer relação entre homem e o meio ambiente onde podemos relacionar a dengue com a falta de higiene ambiental. Ao termino da aula o aluno deverá ser capaz de, Reconhecer possíveis recipientes que possam estar acumulando água parada e entender que ao jogar o lixo no seu devido lugar se evita o acumulo de água parada nos recipientes; Promover a mudança de comportamentos da comunidade, levando assim a tomar atitudes concretas no combate a doença . 
 
SÍNTESE DOS PROCEDIMENTOS 
1) Leitura de um breve texto sobre o que é higiene; 
2) A presentação de imagens das fases do desenvolvimento da larva até sua fase adulta e de ambientes onde possam ser encontrados o inseto; 
3) Explicação sobre a falta de coleta do lixo e saneamento, fatores de risco para a saúde pública. 
4) Conversar com os alunos sobre o nível de conhecimento dos mesmos sobre a dengue. 
5) Pesquisar junto aos responsaveis /familiares os seguintes dados: 
Nº de focos da dengue encontrados em 2018 e 2019. 
Nº de casos suspeitos, de dengue, em 2018 e 2019. 
Nº de casos confirmados, de dengue , em 2018 e 2019 . 
 
RECURSOS UTILIZADOS 
 Imagens, quadro, caderno, lápis,retroprojetor. 
 
AVALIAÇÃO 
A avaliação é feita durante toda a execução da regência, na participação individual e em grupo, na interação e participação em todas as atividades.
 
REFERÊNCIAS 
https://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/04 /dengue.html 
 
 
 
PLANO DE AULA Nº 3 
 
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto
Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data: 15/05/2019
Tema da aula: Analisando o perigo que a dengue transmite. 
 
OBJETIVOS 
Os grupos deverão elaborar uma tabela contendo os dados coletados da aula anterior que foi pedido uma pesquisa. 
Ao termino da aula o aluno deverá ser capaz de, Identificar o período que houve mais focos de dengue, casos suspeitos e confirmados entre os anos 2018 e 2019; Ler, compreender e montar as tabelas com os dados da pesquisa; Participar de pesquisa; 
SÍNTESE DOS PROCEDIMENTOS 
1)Retomada dos assuntos abordados nas aulas passadas, sobre saneamento,lixo e higiene ambiental; 
 2) Explorar sobre a realização da pesquisa; 
3) Recolher os dados da pesquisa e analisar junto aos alunos; 
4) Construir tabelas contabilizando o total de dados da pesquisa feita com responsaveis/familiares. 
RECURSOS UTILIZADOS 
 Quadro, giz, caderno, lápis.
AVALIAÇÃO 
A avaliação é feita durante toda a execução da regência, na participação individual e em grupo, na interação e participação em todas as atividades. 
 
REFERÊNCIAS 
http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/04 /dengue.html 
 
PLANO DE AULA Nº4 
 
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto
Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data:16/05/2019
 Tema da aula: Combate contra a dengue.
OBJETIVOS 
Observar a realidade, e a necessidade de tomar atitude para a limpeza assim eliminando o mosquito da dengue, observando características do local onde mora e ao seu redor, destacando assim que este aprendizado ele deve levar para casa e para seu dia a dia. 
Ao termino da aula o aluno deverá ser capaz de, Conhecer o trabalho de prevenção que é feito na sua cidade e no seu bairro ; Aprender a realizar gráficos; Aprender a pesquisar e analisar fatos; 
 
SÍNTESE DOS PROCEDIMENTOS 
1) Analise de conhecimento e dialogo de prevenção que é feito na sua cidade e no seu bairro; 
2) Construção de gráficos através da atividade realizada; 
3) Pedir para que os alunos relatem sobre a prevenção que é feito em seu bairro; 
4) A partir dos conhecimentos adquiridos, construir um gráfico onde esta marcando as áreas que designa o perigo; . 
 
RECURSOS UTILIZADOS 
Quadro, caderno e lápis. 
 
AVALIAÇÃO 
A avaliação é feita durante toda a execução da regência, na participação individual e em grupo, na interação e participação em todas as atividades.
REFERÊNCIAS 
http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/04/dengue.html 
 
PLANO DE AULA Nº 5 
 
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data: 21/05/2019
Tema da aula: Informações sobre a dengue
 
OBJETIVOS 
Fixar os conhecimentos adquiridos durante as ultimas aulas ; 
Relembrar principais fatores de risco ; 
Ao termino da aula o aluno deverá ser capaz de: Aprender sobre o mosquito transmissor da Dengue e seus perigos;reconhecer as formas de transmissão da Dengue; identificar os cuidados que devemos ter para evitar a transmissão da Dengue; construir panfletos com informações adquiridas nas aulas anteriores sobre a dengue; 
SÍNTESE DOS PROCEDIMENTOS 
1) Informar sobre a falta de conhecimento que algumas pessoas não tem, então podemos sempre expor nossos conhecimentos sobre o assunto, estimular o aluno e abordar o tema em família e comunidade ; 
2) A importância dos panfletos, o auto conhecimento sobre a doença e sua prevenção; 
3) Interpretar as informações e dados nos quais os alunos irao levar para a sala de aula ; 
4) Desenvolver interesse em ler panfletos em areas hospitalares e em demais 
estabelecimentos, para assim ficar melhor informado; 
5) Aprimorar a interação, e troca de experiências entre a turma; 
 
RECURSOS UTILIZADOS 
 Cartolina, lousa, caderno, lápis, canetas,lapis de cor, canetinha. 
 
AVALI AÇÃO 
A avaliação é feita durante toda a execução da regência, na 
participação individual e em grupo, na interação e participação em todas as atividades. 
 
REFERÊNCIAS 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54780 
 
PLANO DE AULA Nº6
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto
Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data:22/05/2019
 Tema da aula: teatro sobre a dengue. 
 
OBJETIVOS 
Realizar uma pequena aula teatral onde os alunos iram confeccionar fantoches e transmitir os conhecimento adquiridos nas aulas anteriores. Apresentar um vídeo sobre o tema dengue e assim estabelecer momentos lúdicos de fixação no encerramento dos encontros com a turma; Ao termino da aula o aluno deverá ser capaz de transmitir o conhecimento de uma forma lúdica e rápida; relembrar as ações necessárias para combater e prevenir ao mosquito; Interagir com os colegas e com a professora de forma apresentar o que aprendeu; 
 
SÍNTESE DOS PROCEDIMENTOS 
1) Apresentação dos textos das aulas anteriores; 
2) Ler e compreender o texto; 
3)Pedir para que os alunos formem grupos onde vão estar lendo e confeccionando os fantoches; 
4. Apresentar a síntese do texto para que os alunos possam desenvolver os fantoches. 
5. Desenvolvimento de cartazes para expor nos murais da escola. 
6. Organizar a turma para uma palestra sobre a dengue; 
7. A comodação da turma na sala e explicação do conteúdo estudado de forma ampla e interativa, apresentação do vídeo sobre a dengue ; 
8. Em sala de aula da se inicio a palestra sobre a dengue,
Após a palestra e a apresentação do video, os alunos fizeram uma roda de conversa e puderam debater a respeito do assunto. 
 
RECURSOS UTILIZADOS 
Quadro, papel, EVA, cola, tesoura, caneta, TV, pendriv, retroprojetor,lápis,lápis de cor. 
 
AVALIAÇÃO 
A avaliação é feita durante toda a execução da regência, na participação individual e em grupo, na interação e participação em todas as atividades. 
 
REFERÊNCIAS 
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula =23556 
https://www.youtube.com/watch?v=e wFxLZtm0Ow 
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
 
REGÊNCIA N°1
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data: 09/05/2019
Tema da aula: O perigo que o mosquito da dengue transmite. 
Os alunos começam a chegar a partir das 7:00 hs. Neste dia foi realizada a reapresentação da estagiária, agora como professora regente, que ministrou seis aulas para a turma com o tema combate a dengue. Assim abrindo explicação do conteúdo preparado, destaquei a importância do trabalho em equipe para a prevenção do inseto. Este foi um momento em que ocorreu bastante interação entre os alunos e professora.
Em seguida foi feito a Introdução ao tema que iremos trabalhar em nossos encontros, juntamente com o conteúdo textual a ser aplicado,nessa aula foram apresentadas vídeos de pessoas infectado com vários estágios da doença. Esta aula possibilitou o diálogo e nos proporcionou a reflexão e questionamento sobre a realidade da população. Podemos perceber que o maior problema não seja a falta de conscientização, vimos que juntos temos grande conhecimento em respeito ao tema o que falta é que sejam postas em prática as atitudes de prevenção e cuidados, pois se jogam lixo na rua podemos mais afrente sofrer com as consequencias e assim aumentando os focos da dengue. Em seguida foi o momento de questionar sobre os conhecimentos da turma, se conhece alguém que teve a doença e se sabem as formas de prevenção, logo após apliquei na lousa como evitar a proliferação do mosquito e assim como prevenir, destacando que o trabalho coletivo é muito importante e que é dever de todos a prevenção.
Foi realizado uma atividade com os alunos, em que o professor distribuiu pelo pátio da escola objetos que juntam água parada. Em seguida os alunos foram divididos em dois grupos. O grupo que recolheu mais objetos foi o vencedor. A ideia era mostrar que todos devem reconhecer o valor de cada pessoa, afinal, é com a contribuição de cada um que podemos vencer os obstaculos e as dificuldades e assim eliminar o foco do mosquito em nossos bairros. 
 
REGÊNCIA N°2
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data: 10/05/2019
Tema da aula: Higiene. 
Os alunos começaram a chegar a partir das 7:00 hs. Nesse segundo encontro, foi apresentado aos alunos a relação entre homem e o meio ambiente e qual o relacionamento com a dengue com a falta de cuidado com o ambiente. 
Os alunos demostraram bastante interesse em conhecer os possíveis recipientes que possam estar acumulando água parada e entender que ao jogar o lixo em seu devido lugar evita o acumulo de água parada nos recipientes,levando assim a comunidade a mudança de comportamentos,levando-as a tomar atitudes no combate a doença. 
Utilizamos na sala de aula, um pequeno texto sobre o que é higiene ao seu redor sendo este é um assunto relevante no aspecto do ambiente de reprodução e crescimento do mosquito a água parada, onde abordamos o assunto da higiene, da coleta de lixo e do saneamento básico como fatores importantes para qualidade da saúde pública. Foi aberto diálogo com a turma, momento em que os alunos se sentiram bem à vontade para contar sobre suas vivencias a respeito, dos acontecimentos visto perto decasa e também na própria casa, enfim. A turma conseguiu assimilar a realidade com o conteúdo da aula. Por último como tarefa de casa, foi pedido para que fizessem uma pesquisa com familiares e responsaveis para assim colher algumas informações na qual sera para trazer na próxima aula . 
 
 
REGÊNCIA N°3
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data: 10/05/2019 
Tema da aula: Analisando o perigo que a dengue transmite. 
 
Os alunos são recebidos, a partir das 7:00 hs. Deinício e como parte da rotina da turma fizeram o cabeçalho com nome da cidade e data, em seguida foi perguntado a turma sobre a pesquisa que foi mandada para casa. Trata-se de uma pesquisa em que relatariam a situação da dengue nos anos 2018 e 2019 na cidade, assim mostrariam os focos, casos, supeitos e confirmados que teve. Assim por meio da pesquisa toda a turma interagiram, iniciamos assim a nossa aula,pedindo a construção de uma tabela contendo todos os dados coletados. Os dados apresentados pela turma mostrou ter encontrado recipientes com acumulos de água e lixo jogado em local inadequado.
Logo após o intervalo eles elaborarm uma tabela com os dados coletados, analizando quai foram os locais que foram mais encontrados o foco do mosquito, em seguida foi realizada a coreção desses dados apresentados. Nesse dia foi trabalhado a troca de informações, tornando assim a aula mais prazerosa, dinamizada e pratica.
. 
REGÊNCIA N°4
Dados de Identificação
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l
Período: Matutino
Número de alunos: 28
Data: 15/05/2019
Te ma da aula: Combate contra a dengue.
Os alunos são recebidos a partir das 7:00hs. Nessa aula abordamos a necessidade de tomar atitude para a limpeza para assim eliminarmos o o mosquito e seus ovos,pedi para que eles observassem as características do local onde mora e lugares proximos, destacando assim que este aprendizado deve ser levado para casa e para seu dia a dia. Logo de inicio realizei uma explicação a respeito da analise dos conhecimentos adquiridos e dialogamos sobre qual a forma de prevenção que é feita na cidade e no seu bairro a construção de tabelas através das pesquisas realizadas.
Foi aberto o dialogo com a turma sobre a tabela realizada e os locais de grande foco do mosquito, os alunos interagiram muito sobre o assunto abordado. Após o intervalo pedi para que os alunos escrevessem com suas proprias palavras quais seriam as prevenções e cuidados tomados na cidade, no seu bairro e em sua casa e a partir dos conhecimentos adquiridos, construíram um gráfico apontando as áreas que trazem riscos com o acumulo de agua e que possam ter riscos tambem de foco do mosquito. E por fim foram listados os dados do nosso estudo realizados.
REGÊNCIA N°5
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data: 21/05/2019 
Tema da aula: Informações sobre a dengue
Os alunos são recebidos a partir das 7:00hs. A proposta desta aula é relembrar os conteúdos dos nossos encontros já realizados, assim relembrar quais os principais fatores de riscos, o mosquito que transmite a dengue os perigos e quais são as formas de transmissão da dengue, identificando os cuidados que devemos tomar para evitar a transmissão da dengue e eliminação dos focos. Sempre alertando a turma que devemos sim falar sobre o assunto e assim estimular as atitudes de prevenção contra o mosquito. Diante das informações divulgada para a turma, eles possam tomar consciencia dos fatos e assim ajudando com a preveção, e sempre havendo importância de se falar sobre o que se aprendeu e ensinar as outras pessoas, contribuindo com os devidos cuidados.
Devemos sempre expor os nossos conhecimentos sobre o assunto, estimulando aos alunos para estar abordando o tema em família e em comunidade.
Foi apresentado um panfleto onde nele continha informações e foi entregue para cada aluno para que os mesmos conhecesse e observasse a forma de como seria feito, como seria elaborado o material no qual eles confeccionaram. Após o intervalo os alunos realizeram as confecções dos panfletos, contendo nformações sobre a doença e suas formas de prevenção, contendo desenhos e mensagens;de significancia. Construir panfletos com informações adquiridas nas aulas anteriores. A importância dos panfletos é desenvolver o interesse em ler e colaborar com a prevenção trocando assim experiências adquiridas durante as aulas.
REGENCIA N°6
Dados de Identificação 
Nome da instituição: Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto
Calmon 
Diretor (a): Levanildo Silva de Oliveira
Estagiário (a): Micaella de Jesus de souza 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Marlene Francisco de Jesus
Nível: 4 °A no do Ensino Fundamenta l 
Período: Matutino 
Número de alunos: 28 
Data:22/05/2019
 Tema da aula: teatro sobre a dengue. 
Os alunos são recebidos a partir das 7:00hs. Nesse último encontro encerramos com muita brincadeira, diversão e também para frisarmos os conteúdos estudados.
Foi realizado uma pequena peça teatral onde os alunos confeccionaram fantoches para a realização do teatro, o intuito dessa apresentação é transmitir os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores.
Ao apresentar um vídeo sobre a dengue, os alunos estabeleceram momentos de grande aprendizado. Logo em seguida foi distribuido materiais para que os alunos confeccionase os fantoches e construção do cenario para a apresentação do teatro. Após tudo pronto foi a hora de fazer a apresentação ao demais alunos, em sala de aula iniciou a apresentação do teatro onde os alunos de forma lúdica apresentaram o conteúdo aos demais alunos, usando assim os fantoches produzidos para explicar como prevenir a dengue, não deixar agua parada para a produção do focos. Após a apresentação os alunos puderam debater sobre o assunto, encerrando assim o ultimo dia de regência.
Assim que tudo terminou,agradeci a participação e colaboração de todos ali envolvidos...
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Está clara a importância do estágio supervisionado para a nossa formação, os conhecimentos, as vivencias o aprendizado adquirido é grandioso, é de suma importância, para termos conhecimento de como funciona o da a dia do docente.
Pimenta e Lima (2004) afirmam que o estágio é o “eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia [...].É atividade teórica de conhecimento,fundamentação, diálogo e intervenção na realidade”(p.44-45), indispensável à formação do futuro docente.
A teoria que aprendemos em sala não só fazem parte do dia-a-dia dentro da instituição como de fato faz todo o sentido, desde o que aprendemos sobre teoria do desenvolvimento, as políticas educacionais, o currículo, o referencial teórico, a didática, a ludicidade, a alfabetização e letramento, ou seja, exatamente todas essas disciplinas que estudamos em sala de aula se fazem presentes e importantíssimas no cotidiano escolar, aonde o estágio vem para fazer a diferença e termos uma visão diferente e aprimorada, sempre buscando os melhores conteúdos, e atividades relacionadas a faixa etária . 
E especialmente as observações acerca do modo como os profissionais já atuantes da área realizam seu trabalho, sejam exemplos positivos ou negativos, onde nós estudantes que sejamos observadores para tomarmos para nós tudo aquilo que encontramos de melhor para nos inspirar. 
Quanto às experiências vivenciadas, podemos afirmar que de início causa certo nervosismo justamente pela falta de conhecimento prático, mas em pouco tempo nos habituamos adquirindo auto confiança no trabalho desempenhado juntamente com agregação da pequena e enriquecedora experiência temos um grandioso sentimento de gratidão pela acolhida na instituição. 
Nas aulas lecionadas descobriu-se a necessidade de dar atenção ao uso das ideias dentro dodiscurso da sala de aula e não somente o modo de lidar com os estudantes. Nesse ponto destaca-se a aprendizagem que foi sendo construído, tornar os conteúdos significativos para os alunos e apresentá-los de forma prazerosa. 
O estágio supervisionado constitui-se como relevante tanto para a escola, quanto para alunos e professores da disciplina pesquisa e prática pedagógica uma vez que contribuiu para um repensar das práticas pedagógicas dos professores de modo a garantir o efetivo sucesso dos alunos no contexto escolar. 
REFERÊNCIAS
CAETANO VIEIRA DA SILVA, Mônica. O estágio no curso de Pedagogia vol. 1. Curitiba: Ibpex, 2009. 
http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/04/dengue.html
https://escolaeducacao.com.br/plano-de-aula-sobre-a-dengue 
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/o-mosquito-dengue.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54780 
Projeto Político Pedagógico da EMEF Prefeito Roberto Calmon
https://www.youtube.com/watch?v=e wFxLZtm0Ow

Continue navegando