A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL 2 História Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental NOTA 100

Pré-visualização | Página 2 de 2

MEC /SEF, 1998, p. 33. 
Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, o uso de documentos históricos é importante para a pesquisa histórica e para o ensino de História. A esse respeito, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
I. ( ) O texto didático e o documento histórico complementam o ensino da História.
II. ( ) Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais importantes do que um registro oficial, dependendo da situação.
III. ( ) A leitura de documentos históricos produzem uma reconstrução do passado.
IV. ( ) Os documentos históricos são capazes de falar por si mesmos, sendo desnecessária sua interpretação.
V. ( ) O prazer da descoberta pode ser experimentado pelo aluno ao se aproximar de documentos que trazem vestígios do passado.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – F – V
Você acertou!
Depoimentos orais, fotografias, desenhos podem ser considerados mais importantes do que um registro oficial, dependendo da situação. O texto didático e o documento histórico são complementares. Toda leitura de documentos, produz uma reconstrução do passado pela imaginação humana. O documento pode propiciar prazer da descoberta por meio de uma maior proximidade do aluno com os vestígios do passado (livro-base, p. 76,77).
	
	B
	V – V – F – F – V
	
	C
	F – V – F – V – F
	
	D
	V – F – V – V – V
	
	E
	V – F – F – V – V
Questão 5/5 - História: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia a passagem de texto a seguir:
“[Segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, a] proposta de História para o ensino fundamental apresenta reflexões amplas para estimular o debate da área. Objetiva levar os educadores a refletirem sobre a presença da História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf>. Acesso em 07 jun. 2017. 
Tendo em vista essa passagem de texto e conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História com relação aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de História, é correto afirmar que, ao longo do Ensino Fundamental, os conteúdos relativos à disciplina de História deverão ser conduzidos de modo que, dentre outros aspectos, os alunos venham a:
Nota: 20.0
	
	A
	Estudar o patrimônio sociocultural independentemente da diversidade dos povos.
	
	B
	Utilizar e impor métodos de pesquisa positivista, aprendendo a pesquisar a distância.
	
	C
	Questionar e impor sua realidade, atuando politicamente em instituições e organizações não partidárias.
	
	D
	Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
Você acertou!
Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia (livro-base, p. 74,75).
	
	E
	Construir teorias históricas originais para explicar questões da modernidade sem levar em consideração outros tempos e espaços.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.