Buscar

Educação Brasileira: Mudanças e Desafios

Prévia do material em texto

O Brasil, desde o ano de 1838, vinha apresentando um ensino mecanicista que privilegiava a transmissão de informações. A participação dos alunos era apenas responder aos questionários e às provas. No final da década de 50, o Brasil realizou grandes mudanças no currículo escolar, graças à ação do Instituto Brasileiro de Educação, Ciências e Cultura (IBECC). Quanto ao importante papel do IBECC na educação brasileira, analise as sentenças a seguir: 
I- O IBECC teve como uma das finalidades a melhoria da qualidade do ensino de ciências, adotando um ensino experimental, com o intuito de promover a formação científica nos alunos.
II- Isaías Raw assumiu como líder do instituto do IBECC. Reconhecendo a dificuldade apresentada no ensino, ele elaborou vários projetos renovadores.
III- Um dos problemas enfrentados pelo IBECC foi a falta de equipamentos para laboratórios e de treinamento de professores.
IV- Os professores de Ciências não recebiam materiais didáticos, nem livros explicativos para a realização dos experimentos no laboratório. Isso dificultou o ensino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 
	 
	2.
	Uma atividade quando voltada para uma prática investigativa, pode ser uma estratégia interessante e motivadora para ser utilizada com os alunos. Essa estratégia de ensino possibilita que o aluno seja protagonista na construção das respostas. Quanto ao ensino por investigação, analise as sentenças a seguir: 
I- O futuro docente durante a formação inicial deve ter contato com a investigação e com a pesquisa, para conseguir produzir conhecimentos científicos com seus alunos.
II- O trabalho docente por meio da investigação dá possibilidades ao professor de romper com o ensino tradicional e formar alunos pesquisadores.
III- O papel do professor de ciências é produzir conhecimentos com os alunos e não apenas apresentar conhecimentos acumulados.
IV- A universidade não necessita modificar sua forma de formar os futuros professores, somente o docente deve modificar a sua prática.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	3.
	O IBECC e o Ministério da Educação prepararam os professores com treinamento para utilizar os livros e os materiais para os laboratórios das escolas. Esses centros também contam com recursos vindos da  Fundação Ford e da Fundação Rockefeller. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Uma das ações para o ensino de ciências foi a produção de kits de ciências, contendo componentes de química e folhetos explicativos para realizar o experimento.
II- O objetivo dos experimentos era possibilitar aos alunos equipamento simples para a realização de um ensino experimental de ciências.
III- Os projetos desenvolvidos foram também destinados ao ensino de física, química e biologia. Esta nova fase do ensino de ciências priorizava menos conteúdo e mais ciência, incentivando a investigação.
IV- A Fundação Ford trouxe para o Brasil cientistas norte-americanos para conhecer projetos do IBECC. As visitas realizadas nas escolas brasileiras não surtiram efeitos positivos para o ensino.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 
	 
	4.
	O Brasil na década de 60, com a ditadura militar, passou por mudanças políticas. Essas mudanças, de certa forma, influenciaram o papel da escola, impondo um regime repressor para reforçar as reformas institucionais. Diante disso, quanto aos acordos estabelecidos com os Estados Unidos para a garantia dessas mudanças, analise as sentenças a seguir:
I- Os EUA influenciaram muito no setor industrial e educacional, por meio de acordos estabelecidos com a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional).
II- O principal objetivo do Brasil nesta época foi a modernização do país para melhorar a vida da população.
III- A educação brasileira foi considerada uma das áreas em que o governo mais priorizou para garantir melhores mudanças para a sociedade.
IV- Os acordos estabelecidos tinham o intuito de modernizar o Brasil, oferecendo bons salários aos brasileiros para atender ao progresso do país.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.

Continue navegando