Estratégia de Remuneração - aula 2
3 pág.

Estratégia de Remuneração - aula 2


DisciplinaPolíticas e Estratégias de Remuneração12 materiais105 seguidores
Pré-visualização1 página
Usuário
	Vitória Tavares Jardim
	Curso
	Estratégia de Remuneração (NDC.0064_2 / NDC.0064_40)
	Teste
	Parada para a Prática \u2013 Aula 02
	Iniciado
	27/05/19 11:00
	Enviado
	27/05/19 11:02
	Data de vencimento
	27/05/19 23:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	1 em 1 pontos  
	Tempo decorrido
	2 minutos
	Instruções
	Responda de acordo com o conteúdo visto no capítulo 2.
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas
Pergunta 1
	
	
	
	No mercado de trabalho, é possível encontrar pessoas que não fazem o gerenciamento de sua carreira. Um grande número de profissionais acredita que a organização em que trabalham é a única responsável pelo desenvolvimento dos colaboradores. Neste contexto, muitos deles não se sentem estimulados para planejar e organizar seu futuro profissional.
Segundo França (2014), os profissionais que possuem essa visão tendem a guiar suas carreiras pelos seguintes motivos:
FRANÇA, A.C.L. Práticas de Recursos Humanos \u2013 PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
 
I. As questões monetárias
II. O status que o cargo oferece
III. As oportunidades que aparecem
IV. Desafios propostos por elas mesmas.
V. Foco em preferências pessoais atreladas à carreira.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Somente as afirmativas I, II e III.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Atualmente, a organização que não consegue se adaptar às mudanças no cenário empresarial, acaba perdendo espaço no mercado e a concorrência ganha vantagem. Como o papel dos colaboradores tem sido visto como crucial nesse processo, valoriza-los através de políticas de RH, como por exemplo, o plano de carreira estruturado, acabou se tornando um bom investimento para as empresas. Dessa forma, as empresas obtêm uma mão de obra qualificada por um tempo médio, oferecendo benefícios que podem contribuir para o crescimento do negócio.
 
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados no texto-base, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. As empresas buscam o empregado mais competente, alinhado e engajado aos seus objetivos. Como contrapartida, o colaborador busca por melhores oportunidades que a organização pode oferecer.
Porque
II. Ao ofertar plano de carreira, as organizações buscam atrair e manter os talentos atuantes em seu negócio, oferecendo oportunidades para que o trabalhador possa se desenvolver. Para isso, elas preferem realizar e garantir a formação exclusiva desses profissionais como forma de garantir a atender as suas necessidades internas.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	A rotatividade de empregados pode ser mapeada em suas causas e ser representada através de indicadores a partir de seus custos e impactos na organização. Segundo Chiavenato (2009), esses custos podem ser dispostos em três categorias: primário, secundário e terciário. Um deles, o secundário, é difícil de mensurar, pois trata dos efeitos colaterais e imediatos da rotatividade.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
 
Vimos no texto-base que é possível identificar os reflexos da rotatividade na empresa e classifica-los nos níveis expostos no texto acima. Em relação aos custos secundários descritos a seguir, analise-os e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
I. (  ) custo na produção representa a perda de produção durante o tempo de seleção.
II. (  ) custo na atitude do pessoal, como reflexo da imagem que o funcionário desligado transmite aos colegas.
III. (  )  custo extra laboral que significa o aumento dos custos do serviço de manutenção, devido à imperícia do novo empregado.
IV. (  ) custo extra operacional, devido ao aumento no risco de acidentes.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
V, V, F, V.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Muitas empresas se orgulham de dar importância ao ser humano, mas na verdade focam apenas nas lideranças, motivo pelo qual há grande rotatividade na área administrativa e de produção. As organizações deveriam estar preocupadas em determinar as causas de seus problemas e atuar para solucioná-los, mas geralmente os programas de melhoria da satisfação no trabalho demoram ou inexistem. Um dos elementos importantes no planejamento de Recursos Humanos é o índice de rotatividade de pessoal. A rotatividade envolve custos de diversas naturezas.
 
Considerando os conteúdos abordados no texto-base, podemos afirmar que os custos relativos a recrutamento e seleção dizem respeito a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
despesas internas de processos admissionais.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	A remuneração funciona como um complemento para a contrapartida entre a organização e seu corpo produtivo. A escolha de componentes da remuneração favorece o clima interno e estabelece uma relação de troca entre a organização e os colaboradores, no sentido de tornar mais efetivas as relações produtivas de trabalho. Objetivando manter os funcionários na empresa por um período prolongado, busca-se alterar um componente da remuneração, concedido sob a forma de seguro de vida, por exemplo.
 
Considerando as informações anteriores e os conteúdos abordados no texto-base, podemos afirmar que essa concessão agregada ao componente salarial é chamada de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
benefício.