Buscar

RELATÓRIO GRANULOMETRIA

Prévia do material em texto

Antônio Tiago 
Rafael Chaves 
Lemuel
Lucas 
Luziano 
Taynna
RELATÓRIO DE ANÁLISE GRANULOMÉTRICA 
BARRA DO GARCAS, 05 DE MAIO DE 2019. 
ENSAIO GRANULOMÉTRICO 
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Materiais de Construção, no Curso de Engenharia Civil, na Faculdade Cathedral, sob orientação Do Prof. Mestre Wagner Mendonça Alves Aguiar.
BARRA DO GARCAS, 2019.
INTRODUÇÃO: 	 O conhecimento das propriedades dos agregados é fundamental para o estudo de muitas operações unitárias como a fragmentação, o peneiramento, a fluidização, a mistura, o armazenamento, as separações mecânicas, o escoamento de fluidos através de leitos granulares e a adsorção. 
A análise granulométrica da amostra de partículas sólidas é obtida classicamente através de um conjunto de peneiras compreende a determinação do tamanho das mesmas, bem como da frequência com que ocorrem em uma determinada classe ou faixa de tamanho. O peneiramento é, muito possivelmente, o método de análise mais frequentemente usado, pois o equipamento, o procedimento analítico e os conceitos básicos são simples. Na peneiração as partículas encontram uma série de aberturas iguais que constituem uma sequência de gabaritos do tipo passa/não passa.
A necessidade de separar os agregados prende-se a duas finalidades:
- Dividir o sólido granular em frações homogêneas; 
- Obter frações com partículas de mesmo tamanho. 
O estudo dos agregados tem por finalidade o conhecimento das matérias primas que estão se utilizando na sua obra, a determinação da qualidade e especificações da sua composição ou da sua estrutura, estudo este que pode ser feito através de análises químicos ou físicos.
No caso deste ensaio feito, vamos verificar a sua estrutura através do ensaio de granulometria. A análise granulométrica ou ensaio de granulometria promove a determinação das dimensões das partículas do solo e das proporções relativas em que se encontram na massa total do solo ensaiado. 
OBJETIVO: Este ensaio tem por objetivo, determinar a composição granulométrica do agregado 
miúdo, conhecer o módulo de finura e a dimensão máxima característica do 
agregado, bem como analisar a curva granulométrica fundamentado na NBR 7217.
MATERIAIS UTILIZADOS: 
- Balança de preciso de 0,1% da massa da amostra; 
- Peneiras da série normal; 
- Escova para limpeza das malhas;
- Fundo avulso de peneiras;
- Agitador mecânico;
- Estufa;
DESENVOLVIMENO DO EXPERIMENTO: As peneiras foram colocadas, umas sobre as outras, na ordem crescente de abertura das malhas, ou seja, a peneira com maior abertura 4,75 mm fica no topo e a de menor abertura 0,75 mm é a última. Abaixo da última peneira há um fundo das peneiras a qual recolhe a fração que contém as partículas mais finas do material e não é retida por nenhuma peneira. Após isso se acrescenta 300 gramas do resíduo que foi pesada na balança, no topo da sequência das peneiras, em seguida, é adicionado ao vibrador e este é ligado por cerca de três minutos para sofrer o processo de peneiramento. Ao final do ensaio pesa-se a massa da amostra retida em cada peneira e no fundo, somam-se as massas para obter a massa total da amostra, sendo possível assim calcular as frações mássicas ou porcentagens retidas nas peneiras que será feito os cálculos e será mostrado adiante na tabela 01.
ANÁLISE DE DADOS: A seguir veremos na tabela 1 para analise dos resultados obtidos com o ensaio: 
	PENEIRA (mm)
	MASSA RETIDA (g)
	% SIMPLES
	% ACUMULADO
	4,75
	0
	0
	0
	2,36
	0
	0
	0
	1,18
	5,8
	1,74
	1,74
	0,600
	9,3
	2,80
	4,54
	0,300
	49,2
	14,8
	19,34
	0,150
	163,5
	49,8
	69,14
	0,75
	70,7
	21,29
	90,43
	Fundo
	33,7
	10,15
	100,58
	TOTAL
	332,2
	100,58
	100,58
Modulo de Finura:1,85
O módulo de finura é muito importante para saber das dimensões dos grãos (superfície especifica). Sua determinação serve para determinar a quantidade de:
 Cimento necessário para envolver os grãos; 
 Necessidade de água de molhagem e está relacionado com a área superficial alterando a água de amassamento para certa consistência.
Através dos dados construídos na tabela acima e de tabela 2 à frente iremos determinar o tipo de resíduo com o qual foi feito o teste e assim poder determinar as especificações deste resíduo podendo assim chegar a uma conclusão a respeito deste agregado e verificar a sua utilização na construção civil.
CONCLUSÃO: 
A análise dos dados obtidos a partir da massa ensaiada demonstrou claramente as características de granulometria e a partir disso foi possível classificá-la, podendo ser classificada como um agregado miúdo. A curva de distribuição mostrou que as dimensões destes agregados são contínuos e graduados.
Notou-se que a análise pode ser avaliada como representativa, haja vista que a diferença entre a massa alimentada nas peneiras e soma das massas pesadas em cada peneira foi nula, uma vez que o valor da diferença foi menor que 0,3%. 
BIBLIOGRAFIA: 
SAMPAIO Et A. L. Análise granulométrica a seco de materiais cerâmicos. 2007 
GOMIDE, R. Operações unitárias 2º ed. v. 1. São Paulo: Gomide, 1991
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 7181 - Análise Granulométrica de Solos. Rio Janeiro, 1984.
CAPUTO, Hometo Pinto. Mecânica dos Solos e suas aplicações, volume I:Fundamentos /Homero Pinto Caputo.  6. Ed. Rio de Janeiro: LTD, 2008

Continue navegando