Buscar

Espanhol - Argentina

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
ARGENTINA
Argentina, oficialmente República Argentina (pronunciado em espanhol:  é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, capital do país. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos.
A região que hoje corresponde à Argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís. 
Sua independência só foi conquistada em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol em 1810. Proclamou sua primeira Constituição em 1853, a qual ainda é vigente, mas com pequenas modificações ocorridas em 1994.
A metade do século XIX foi marcada por conflitos internos entre liberais civis e conservadores militares, destacando-se o início do movimento peronista ao final da Segunda Guerra Mundial. Entre 1955 e 1983, houve uma alternância muito grande no poder, com inúmeros presidentes militares e civis, além de golpes frequentes e instalação de ditaduras violentas.
Além da capital argentina, repleta de restaurantes bacanas e pontos turísticos imperdíveis, como o tradicional bairro de La Boca, o país reserva ótimas surpresas. Aproveite a rica fauna marinha do Atlântico Sul, em Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia, para tirar belos cliques e marcar na memória a paisagem privilegiada da região.
Falando em paisagem, dê um pulo em El Calafate para admirar os picos de granito em El Chaltén e o glaciar Perito Moreno. As cidades de inverno argentinas, aliás, reservam resorts de esqui que encantam com seu charme.
E claro: não podemos esquecer dos ótimos vinhos do país, classificados entre os melhores do mundo. Mendoza é a meca da bebida na Argentina, mas Saltatambém não deve em nada no quesito qualidade. Vinícolas como a Catena Zapata e a Ruca Malen promovem degustações e oferecem almoços saborosos.
CULINÁRIA
Milanesa
A Milanesa é um bife fininho, empanado em ovo e farinha de pão e frita. A versão napolitana, dizem, foi inventada em Buenos Aires, e vem acompanhada de molho de tomate e queijo, mas sozinha também faz sucesso, inclusive em sanduíches. E tem a Suprema, que é uma irmã da Milanesa, só que com frango no lugar na carne bovina. Tão deliciosa quanto, eu te desafio a pedir uma suprema recheada com “jamón y queso” e não amar cada pedacinho dessa maravilha.
Alfajor 
Quando se está de viagem para Buenos Aires, a frase mais ouvida é “traz um alfajor para mim”. E é claro que eu não terminaria a lista sem citar o doce que é o souvenir mais pedido de todos. O bolinho macio recheado com doce de leite e coberto com chocolate ou açúcar refinado é a cara da Argentina, mas tem origem árabe e chegou ao país através dos espanhóis. O mais famoso é o da Havana, mas em qualquer kioske tem uma porção de marcas e sabores, vale a pena experimentar alguns até achar o seu preferido. O meu é o Jorgito de chocolate branco.
Locro
Essa receita típica argentina costuma ter diferentes versões de acordo com a província onde é servida. É um guisado preparado com milho e abóbora, e diversos tipos de carnes, como panceta, mondongo (o estômago da vaca) e chorizo.É um prato muito nutritivo e típico durante o inverno, que se cozinha em fogo lento. Um dos poucos pratos típicos de origem indígena que prevalecem nos costumes argentinos, me disseram que é uma tradição comer o locro no dia 25 de Maio, o Dia da Independência na Argentina.
Empanadas
Receita típica de origem espanhola, a empanada é a iguaria típica mais democrática da Argentina. Primeiro por ser muito barata: custa de 10 a 30 pesos, no máximo. Segundo pela variedade de sabores. A mais pedida é de carne, muito bem temperada. Leva carne moída, pimentão, batata e ovo cozido, tudo picado bem pequenininho. Tem outros sabores, como queijo e presunto, queijo e cebola e provençal (queijo, ervas, azeitona e tomate). Vale também experimentar a de humita, que é a base de milho, e a de verdura, que não é de legumes, mas de hortaliças verdes, como espinafre e escarola.
La Picada 
No terreno das entradas, La Picada é o que chamamos de tábua de frios. Vale a pena porque a variedade e a qualidade de presuntos e queijos da Argentina são excelentes. Além dos fios, também servem azeitonas, ovos e picles. Na verdade é comum misturar tantos ingredientes quanto permitir a sua imaginação, mas o objetivo é sempre de servir algo simples e rápido. E saborear um vinho enquanto o prato principal não fica pronto.
Medialunas 
Conhecido como factura e os biscoitos e rosquinhas são feitos basicamente de massa folhada com manteiga e açúcar, podendo ou não ter recheio de doce de leite, chocolate, creme branco, goiabada ou doce de batata. A factura mais conhecida e apreciada é a medialuna, um rosqinha macia que acompanha o cafezinho nosso de todo dia e que pode ser encontrada em diversas versões: simples, recheadas, com açúcar de confeiteiro e até salgadas, com jamón y queso.
BEBIDA
Suco de pomelo
Conhecido também como cimboa ou laranja-natal, o pomelo é uma fruta natural do sudeste asiático. Apesar de ter surgido lá do outro lado do mundo, foi na Argentina que o pomelo se espalhou.De norte a sul do país, o pomelo é utilizado na fabricação de refrigerantes, doces, geleias e até marmeladas. Mas se você quer provar o real sabor da fruta, é melhor experimentar o suco de pomelo.
Clericó
Os argentinos podem não gostar de vinho suave, mas, com toda razão, são viciados nessa bebida adocicada e cheia de frutas. O clericó nada maia é do que a versão com vinho branco da sangria. A receita é fácil.
Alfajor Argentino
É uma das bebidas mais famosas da Argentina entre os próprios argentinos e aos turistas do mundo inteiro. 
RECEITA
1 lata de Leite condensado;
2 medidas (da lata) de leite gelado;
meia colher (chá) de canela em pó;
2 colheres (sopa) de Chocolate em pó;
1 forma de gelo (16 cubos);
 
MODO DE PREPARO
Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada de Leite condensado e água suficiente para cobrir toda a lata. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 15 minutos, contados após início da fervura. Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Abra a lata e transfira o doce de leite para um liquidificador, acrescente o leite, a canela em pó, o Chocolate em pó e o gelo e bata até ficar homogêneo. Sirva a seguir.
DICAS:
– Se desejar uma bebida quente, utilize leite quente e substitua 1 forma de gelo por 1 medida (da lata) de água.
– Se desejar, adicione 1 xícara (chá) de vinho branco seco ou rum ao bater no liquidificador.
DANÇA
Cuarteto
Cuarteto vem de Córdoba e é uma dança de conjunto que é semelhante ao ritmo do merengue dominicano. Além disso, toma o nome das bandas de quatro peças que tocaram músicas e acompanharam os conjuntos de dança na Itália e na Espanha, que inspiraram a dança cordobesa. Desde então, tornou-se um símbolo cultural de Córdoba na década de 1970. Consequentemente, foi vista como uma alternativa local orgulhosa para a cultura que saiu da capital de Buenos Aires.
Tango
Nenhuma menção de dançar na Argentina seria completa sem celebrar o tango, uma dança que o fez muito além das fronteiras argentinas. O Tango começou no nascente porto de La Boca no final da década de 1880 e desencadeia influência dos ritmos africano e europeu. Desde então, dançado em pares, o tango é atado com melancolia, drama e luxúria. Além disso, embora seja lindo de assistir, é muito, muito difícil de aprender. Como resultado disso, é uma das razões pelas quais é uma das maiores exportações da Argentina. Porque os professores de tango locaisdeixam frequentemente a Argentina para ensinar tango em outras partes do mundo. Afinal, é a demanda por experiência argentina na dança que não pode ser encontrada em outro lugar.
Zamba
O zamba é um gênero de dança típico das províncias do norte da Argentina, sendo dividida em duas seções ou sinopses coreográficas, cada uma sendo um lugar apropriado para dançarinos, mulheres e homens.
Seu ritmo é controverso, porque há alguns músicos que definem como puramente uma dança em 6/8 do tempo , enquanto outros, como o músico Juan Falu pensar que realmente é um ritmo de dança misturada com uma base em 3/4 e uma melodia em 6/8, enquanto há outras, como Adolfo Ábalos ou Hilda Herrera, que afirmam que se trata de uma dança puramente em 3/4.
Zamba Carpera 
Na Argentina é uma variante do Zamba chamado carpera Zamba, o nome dele é porque ele é feito dentro de grandes tendas (tendas) usados para proteger casais de dançarinos durante o carnaval ou Chaya em NOA.
O carpera Zamba tem um ritmo staccato e mais leve que o Zamba comum, sons que lembra a chacarera e, uma vez que a sua música é normalmente feito com bandoneon , também lembra o uso de "acordeonas" feito em chamamé .
Zamba de Vargas
Este zamba é um dos mais lembrados por sua importância histórica. Ela está ligada a reunião do "Montoneros" comandado por Felipe Varela e os irmãos Taboada em frente santiagueños, catamarqueños tucumanos que, embora em menor número, foram os vencedores.
Zamba Alegre
É uma criação crioula que foi dançada na região central do país. De Estero, a versão dada por Andrés Chazarreta (1916) chega até nós.
É dançado por um casal, confrontado, com lenços e com castanholas. Esta dança tem uma particularidade musical, tem dois movimentos, o zamba e o gato, alternando 16 compassos de zamba, 16 compassos de gato e 12 compassos de zamba. É uma dança de namoro de um casal solto e independente.  
 REFERÊNCIAS 
https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/historia-argentina.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Argentina#Cultura
https://viagemeturismo.abril.com.br/paises/argentina-2/
https://guiadonomadedigital.com/comidas-tipicas-da-argentina/
http://brasileirosporbuenosaires.com.br/descubra-as-9-comidas-tipicas-argentinas/
https://www.buenasdicas.com/comidas-tipicas-argentina-637/
https://www.360meridianos.com/especial/comidas-imperdiveis-da-argentina
https://www.brazilian.hostelworld.com/blog/comidas-tipicas-da-argentina/
https://es.wikipedia.org/wiki/Zamba

Mais conteúdos dessa disciplina