Buscar

ED 2 - NUT E DIETÉTICA

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – MODULO 2 – MICRONUTRIENTES – 1/2019 – PROFa. MARIANA SARTO
ALUNA: EDUARDA FERNANDES DE LIMA
1- Quais seriam as principais carências nutricionais de micronutrientes encontradas no Brasil?
A deficiência de micronutrientes afeta cerca de um terço da população mundial e está fortemente relacionada à carência de ferro, iodo e vitamina A. Entretanto, desde o final da última década, outros componentes passaram a ter destaque no âmbito da saúde pública, incluindo vitamina D, zinco e ácido fólico.
2- O que é biodisponibilidade e como ela pode ser afetada?
	Biodisponibilidade é a porção do nutriente inferido que será de fato absorvida e utilizada pelo organismo para suprir as necessidades. Pode ser afetada pela forma de preparação do alimento (cru, cozido, processado), a fonte do nutriente (natural, fortificado ou sintético), a interação com outros componentes da própria refeição, estado nutricional prévio do indivíduo e problemas de má absorção (desordens gastrointestinais).
3- Quais são as vitaminas lipossolúveis? Descreve como ocorre a absorção
e transporte delas.
	São vitaminas lipossolúveis: A, D, K e E. De forma geral, a absorção ocorre na circulação linfática (sangue) e o transporte é feito por lipoproteínas. 
Vit A: é ingerida geralmente como éster de retinol, que é liberado na digestão proteolíticas do estomago (libera também carotenóides agregados a outros lípidios, que vão sofrer ação da retinal redutase pra virar retinal, ou continuar como carotenóide) pela lectina retinol acil transferase. Segue para o duodeno onde vão ser hidrolisados, liberando o retinol e sendo absorvido por difusão facilitada pra se ligar ao CRPB II. São transportados via linfa para o fígado, através dos quilomícrons e capturados por endocitose, e hidrolisados posteriormente afim de liberar o retinol. Já os carotenóides são transportados pela VLDL até os tecidos periféricos e tecido adiposo para armazenamento.
Vit D: a absorção intestinal necessita de sais biliares e ocorre no jejuno e/ou íleo. É absorvida pela mucosa intestinal e transportada até o fígado via quilomícrons, assim como o colesterol e triglicerídeos. É liberada no fígado pela ptn DBP e sintetizada pelo fígado para circulação no plasma e estoque. A vit D originária da dieta é estocada no tecido adiposo e uma porção desta é hidroxilada no fígado e circula no sangue ligada a uma alfa2-globulina. Após a ativação, ela é metabolizada e excretada via bile, podendo 3% ser perdido pela urina.
Vit K: é sintetizada pelas bactérias intestinais e sua absorção necessita de bile e gordura na dieta para ocorrer. É absorvida no intestino delgado e transportada via quilomícrons, até o fígado. Onde é distribuída para os tecidos via lipoproteínas. 
Vit E: é absorvida em conjunção com os ácidos graxos e glicerídeos, necessitando de alguma gordura na dieta e ação de sais biliares. São inicialmente distribuídos do intestino, via linfa, como parte dos quilomícrons. No fígado, segue via lipoproteínas (VLDL e LDL) para o tecido adiposo e para membranas intre e extracelular, onde vai necessitar de um ptn de transferência (A-TTP) para se incorporar na VLDL. Como resultado, é amplamente distruibuida pelo corpo e possui alta concentração no plasma, fígado e tecido adiposo,
4- Quais são as vitaminas hidrossolúveis?
	Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3,B5, B6, B7, B9, B12) e vitamina C.
5- Quais são os principais micronutrientes que atuam com os antioxidantes?
	Vitaminas A, C e E, e minerais selênio e zinco.
6- Descreva como atua o sistema antioxidante e as principais enzimas que
regulam esse sistema.
	Atua reduzindo o efeito da maior circulação das EROs (O2,H2O2, OH, NOO) através da regulação do balanço redox com neutralização pelos mecanismos antioxidantes (SOD, GPX, CAT), a fim de evitar o estresse oxidativo.
7- Diferencie interação direta e interação indireta que podem ocorrer entre
os minerais
	As interações diretas são geralmente fenômenos competitivos que ocorrem durante a absorção intestinal ou utilização tecidual. Já as interações indiretas ocorrem quando um mineral está envolvido no metabolismo do outro, de modo que a deficiência de um acarreta num prejuízo de função do outro.
8- Cite 5 funções principais dos minerais.
	Funcionam como componentes de enzimas dos hormônios e também podem ser encontrado combinado com outras substâncias (ferro-heme) ou isoladamente (cálcio livre no líquidos corporais). Desempenham também função saúde óssea, sanguínea, balanço hidroeletrolítco, metabolismo energêtico e antioxidante. 
9- De acordo com o metabolismo do ferro:
Qual e ́a forma mais biodisponível (ferroso ou férrico)? Justifique
A forma férrica, Fe3+ é mais presente como ferro inorgânico na natureza, sendo fornecida por vegetais e cerais. Todavia, é insolúvel e pouco absorvida, sendo a forma mais biodisponível o Fe2+, forma ferrosa, pois a mesma é captada diretamente pelas células, correspondendo a 1/3 do total da dieta e proveniente da quebra de Hb e mioglobina contidas na carne vermelha.
 
Como ocorre o transporte e armazenamento do ferro no organismo?
O conteúdo de ferro do corpo é altamente consevado quando em homeostase, sendo seu transporte feito pela transferrina. O ferro dos alimentos entram em contato com as células da mucosa do intestino que armazenam o excesso de ferro na ferritina da mucosa, a partir daí se o corpo não precisar de ferro, ele é excretado em células intestinais que são eliminadas; ou, caso o corpo precise, a ferritina da mucosa libera ferro para a transferrina da muscosa que, por sua vez, o envia para outra transferrina que transporta ferro do sangue para os tecidos.
Qual o papel do HCL no estomago na absorção do ferro?
Atua no estômago removendo a ptn de ligação do ferro por desnaturação, solubilizando o ferro pela redução de Fe3+ (férrico) para Fe2+ (ferroso).
Diferencie ferro heme e ferro não heme.
Heme é um grupo prostético que consiste de um átomo de ferro no centro de um anel orgânico heterocíclico chamado protoporfirina. O ferro exerce função de ligação com o O2 nas células sanguíneas. Ferro heme é captado diretamente pelas células, tendo maior biodisponibilidade, enquanto o ferro não heme é insolúvel e pouco absorvido.
Qual o papel do ácido ascórbico na obsorção do ferro não-heme?
Atua como potencializador na absorção intestinal do ferro. 
Cite 4 fatores que inibem e 4 fatores que facilitam a absorção de ferro.
Inibidores: cálcio, fibra, oxalatos, fitatos.
Facilitadores: vitamina C, frutose, ptn animal, lisina. 
Quais seriam os efeitos clínicos da deficiência de ferro?
Diminuição de hemoglobina e saturação de transferrina; Diminuição da performance física; Atraso do desenvolvimento físico e cognitivo; Prejuízos na gestação; Anemia.
10-Descreva as funções estruturais, enzimáticas e reguladoras do zinco. 
11-Quais fatores interferem na biodisponibilidade de Zn e quais são as fonts
alimentares?
12- Quais são as características da deficiência de zinco?
13-Quais são as principais funções do Iodo?
14-Diferencie iodato e iodeto.
15-Quais são as causas da deficiência de Iodo e doenças associadas? 
16-Quais são as principais fontes de iodo?
17-Quais são as principais função do cálcio?
18-Quais são os tecidos que participam da homeostase do Ca e como
ocorre a absorção do Ca a nível intestinal? O que pode interferer na
absorção de Ca ou aumentar a excreção renal?
19-Numa situação de hipocalcemia descreva como está o PTH e seus
efeitos nos tecidos periféricos sobre o metabolismo do Ca.
20-Em situações de aumento do Ca e P circulantes, quais seriam os efeitos
biológicos da calcitonina?
21-Quais as funções do Fósforo?
22-Quais são as principais funções do Selênio e quais as principais fontes
alimentares?
23-Como a vitamina A se apresenta nos alimentos de origem animal e vegetal?
24-Quais fatores podem levar a oxidação dos carotenoides?
25-Quaisas funções da vitamina A e o que sua deficiência pode causar? 
26-Descreva como ocorre a ativação da vitamina D?
27-Quais são as funções e as principais fontes de vitamin D?
28-Quais são as causas da deficiência de vitamina D?
29-Quais são as funções e as principais fontes de vitamin E?
30-Quais são as causas da deficiência de vitamina E?
31-Descreva o papel da vitamin K na cascata de coagulação sanguínea e
alimentos fontes desta vitamina.
32-Quais são as vitaminas do complexo B, suas funções e deficiência? 
33-Quais são as funções e as principais fontes de vitamin C?
34-Quais são as causas da deficiência de vitamina C?

Continue navegando