Buscar

avaliação final discursiva (varias questoes) - contexto historico filosofico da educação) UNIASSELVI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Com São Tomás de Aquino, a Igreja Cristã desenvolveu uma teologia e uma filosofia que se fundem numa síntese definitiva: fé e razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus. Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou também que não pode haver contradição entre fé e razão. Disserte sobre a influência de São Tomás de Aquino na cultura religiosa cristã.
São Tomás de Aquino foi teólogo e filósofo influente no pensamento da Igreja Católica. A sua obra Suma Teológica se constitui numa das bases do catolicismo para questões econômicas, culturais e sociais. São Tomás de Aquino foi o principal teólogo da escolástica, que tentou conciliar as dimensões da fé e da razão. Contribuiu consideravelmente para o método de ensino dos jesuítas com base na dimensão religiosa.
2. Nas últimas décadas, a sociedade brasileira convive com novas perspectivas democráticas, advindas com o fim da ditadura militar. Duas legislações são fundamentais para compreendermos a Educação da Nova República, período que se inicia em 1985 e se estende até o presente: a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases. As leis a respeito da educação estão sendo cumpridas no país? Quais os agentes sociais envolvidos no processo educativo? Esses agentes são os responsáveis por tornar realidade os avanços propostos pelas referidas leis?
As leis indicavam um melhor futuro para a educação brasileira. No entanto, este futuro não se concretizou, vide as avaliações internacionais sobre a qualidade de ensino no Brasil. Pode-se afirmar que as leis do Estado apenas podem ser cumpridas se os agentes responsáveis pelo cumprimento se incumbirem de tal função. Deste modo, a Constituição e a Lei de Diretrizes e Bases apontam a família, o Estado e a escola como os principais agentes responsáveis pela tarefa educacional. Neste sentido, muitas das indicações legais dependem das ações dos pais, professores e dos agentes públicos (políticos) para que venham a ser cumpridas. A democracia, enquanto sistema de governo, é dependente da participação dos cidadãos. Somente com ampla priorização da educação pelos três agentes citados, ela poderá ter uma melhora de qualidade no país.
3. O filósofo Sócrates é considerado um "divisor de águas" na história da filosofia grega e um marco de referência no pensamento pedagógico. Procurando inverter a prática habitual de ensino na qual o aluno pergunta e o professor responde, Sócrates desenvolveu um método que levava seus alunos ao questionamento. Partindo desse pressuposto, disserte sobre a proposta pedagógica de Sócrates chamada "maiêutica". 
A filosofia socrática tinha por fundamento o método de ensino que valoriza o autoconhecimento. Assim, o indivíduo, ao perceber a sua falta de conhecimento ou ignorância sobre algum assunto, prepara-se, motiva-se a aprender mais e a se superar, pois quem acha que já sabe tudo se fecha para novos aprendizados. O método socrático chamado de maiêutica era uma analogia com a atitude da parteira para as mulheres. O objetivo era fazer um “parto de ideias", no qual o educador ajuda o educando a ter suas próprias ideias ou ser agente do seu próprio desenvolvimento. Sócrates compreendia seu papel como um parteiro, cuja finalidade era dar à luz novos conhecimentos e desenvolver a capacidade intelectual. O modelo da maiêutica quebra a lógica de que o professor sabe tudo e transmite o conhecimento. O que ocorre é que nesse modelo o aluno se torna agente participante em seu desenvolvimento intelectual.
4. A educação nas sociedades ágrafas pode ser melhor compreendida pelo poder difuso e a ausência de instituições. Isso não significa liberdade total dos indivíduos, pois as relações e a mentalidade dos membros destas sociedades é marcada pelos mitos. Os mitos assim possuem uma função pedagógica fundamental para a compreensão das sociedades tribais. Disserte sobre as funções dos mitos em uma sociedade ágrafa.
Os mitos se constituem como uma transmissão de conhecimento ancestral. Entre suas funções encontram- se explicações da gênese do humano, da natureza, do tempo, dos comportamentos e condutas. Portanto, os mitos têm função explicativa, bem percebida nas explicações do surgimento do universo, onde estabelece - se a relação co m os de uses. Nas explicações do surgimento humano, estabelece - se a relação destes co m a natureza e com os deuses. Esta função explicativa e seus elementos conduz à uma visão sacralizada da natureza. Deste modo, os mitos estabelecem condutas, e suas limitações, individuais no interior das sociedades tribais.
5. Os mitos, como narrativa com função explicativa, é u ma produção sociocultural que revela muito sobre a formação e o desenvolvimento das sociedades. Um foco especial em que os mitos se revelam eficientes em uma sociedade é no pensamento educacional desta sociedade. Assim como os gregos, os romanos também possuíam sua mitologia, sendo ela muito próxima da mitologia dos gregos. Disserte sobre a mitologia romana, explicitando suas características principais. 
Quando falam os sobre a mitologia romana, primeiramente podem os citar o mito da fundação da cidade imperial. Aqui aparece a lenda de Rômulo e Remo, que foram criados por uma loba. Além disso, podem os citar as várias versões dos deuses romanos que na verdade eram basicamente versões dos deuses da mitologia grega. Um aspecto central da mitologia romana está em sua forma de culto aos fogos nos lares, que revelava o status e o prestígio social, sendo o critério a manutenção do fogo aceso sem nunca se apagar.
6. A Revolução de 1930 é considerada por muitos historiadores o movimento mais importante da história do Brasil. Neste período, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças, acelerou-se o processo de urbanização, e a burguesia começou a participar mais efetivamente da vida política nacional. Além disso, a revolução contribuiu muito para as mudanças da realidade educacional do país. Partindo desse pressuposto, disserte sobre as efetivas mudanças ocorridas no campo educacional brasileiro a partir da Revolução de 1930.
A Revolução de 1930 serviu como marco inicial na criação de um sistema nacional de educação sólida. No ano de 1932ocorre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a partir do qual se propõe que a educação nacional seja pública,obrigatória e laica. Criou-se, a partir da revolução de 1930, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação dos estados. Em 1934 surge a Universidade de São Paulo (USP). A revisão da Constituição estabelece o direito de todos à educação e define as obrigações do Estado e da família no que diz respeito à educação. 
7.A educação difusa, observada entre as sociedades tribais, é característica das sociedades ágrafas em que o conhecimento não tem tradição escrita ou formal , mas se constitui através da tradição oral. Nesse contexto, descreva e exemplifique como ocorre o aprendizado das crianças nesse modelo de sociedade . 
O objetivo desse modelo era adaptar a criança ao ambiente físico e social. As crianças aprendem dos adultos por imitação, observando o trabalho, as cerimônias, os desenhos e o cotidiano. Não frequentavam a escol a no sentido formal , pois o aprendizado ocorria nas atividades como caça, pesca e subsistência. As tradições religiosas eram transmitidas e repetidas oralmente para as novas gerações. O ritmo e os erros de aprendizagem eram compreendidos com naturalidade e tolerância.
___
______
_____
__________

Continue navegando

Outros materiais