Buscar

Atividade Discursiva

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE – RONDONÓPOLIS MT
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
ATIVIDADE DISCURSIVA
Projetos e Detalhes Construtivos de Alvenaria Estrutural
Rondonópolis
Maio, 2019
Atividade Discursiva
	Assim como no concreto armado, nas estruturas em alvenaria são utilizadas as barras de aço CA-50. Estas, tem por objetivo promover maior resistência quanto as tensões de tração e cisalhamento, e evitar o surgimento de fissuras na peça. Para o dimensionamento das peças em alvenaria parcialmente armada a NBR 15961-1 (ABNT, 2011) adota diversas considerações.
Descreva pelo menos 5 dessas considerações.
As cincos considerações da referida norma são:
Ações permanentes onde as cargas que estarão permanentemente aplicadas sobre a peça que foi projetada com suas cargas definidas no início do projeto e de acordo com peso próprio do material e carregamentos conforme norma.
Ações variáveis que possuem variação significativa da carga aplicada, em torno de seu valor médio, importante observa-las para não termos surpresas principalmente nas montagens.
Ação do vento onde a carga aplicada pelo vento sobre a peça que foi projetada sofre com ação da mesma onde se deve observar o gráfico de isopleta e se atentar pelas características da região conforme considerações de norma.
Ações excepcionais onde as ações imprevisíveis de carga sobre a estrutura, decorrente de aspectos como sinistro de explosões, incêndios etc.
Cargas acidentais onde as cargas provocadas sobre a estrutura em decorrência de sua utilização, como passagem de pessoas, indivíduos e deslocamento de objetos com cofres sem consultar as recomendações de projeto.

Continue navegando