Buscar

Avaliando Aprendizado - Teoria das organizações - Estácio de Sá

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.:201804637188)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	No seu primeiro dia de trabalho na empresa Produtos Melhores Ltda , o presidente Você Aluno descreveu aos funcionários o seu modelo de administração da seguinte forma:  "A aceleração do trabalho só poderá ser obtida por meio da padronização obrigatória dos métodos, adoção obrigatória dos melhores instrumentos e condições de trabalho e cooperação obrigatórias. E essa atribuição de impor padrões e forçar a cooperação compete exclusivamente à gerência." A partir desta citação, concluímos que a empresa estava embasada:
		
	
	Na abordagem humanística da organização
	 
	Nos princípios da Administração Científica
	
	Na Teoria Comportamental da Administração
	
	No Modelo Burocrático de organização e controle
	 
	Nos princípios da Teoria Contingencial
	Respondido em 30/05/2019 09:37:39
	
Compare com a sua resposta: Resposta: Forças endógenas e exógenas As forças exógenas provêm do ambiente, como as novas tecnologias, mudança em valores da sociedade e novas oportunidades ou limitações do ambiente (econômico, político, legal e social). Essas forças externas criam a necessidade de mudança organizacional interna. As forças endógenas que criam necessidade de mudança estrutural e comportamental provêm da tensão organizacional. Forças internas como novos produtos ou serviços, exigências dos empregados, decisões e atividades internas. Estas forças de mudança representam condições de equilíbrio já perturbado dentro de uma ou mais partes da organização.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804636478)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Schmidt começou a trabalhar. Durante o dia todo e a intervalos regulares, o homem que o orientava com um relógio na mão lhe dizia: "Agora, levante o lingote e ande. Agora, sente-se e descanse. Agora ande; agora descanse." Este trecho retrata:
		
	
	Administração científica de Fayol
	
	Administração clássica de Taylor
	 
	Administração científica de Taylor
	
	Administração burocrática de Weber
	
	Administração clássica de Fayol
	Respondido em 30/05/2019 09:38:44
	
Compare com a sua resposta: Coleta de Dados - Se decide utilizar o DO, faz-se uma pesquisa sobre o ambiente interno, o clima organizacional e procura-se obter dados sobre problemas comportamentais. Diagnóstico Organizacional - Os grupos formados para analisar os dados elaboram planos e fazem recomendações rumo às mudanças. Ação de Intervenção - Por meio de reuniões de confrontação procura-se o melhor relacionamento inter-grupal. Em função da retroação de dados o processo é avaliado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804636664)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma empresa pública foi organizada de acordo com as características da Teoria Clássica. Foi instituída na forma mais simples, ou seja, organização linear. Os teóricos da administração apresentam vantagens e desvantagens desse tipo de organização. Dentre estas últimas, pode-se afirmar que:
		
	
	a centralização do controle é estável.
	 
	a autoridade pode tornar-se autocrática;
	
	nenhum setor intervém em área alheia;
	
	as opções de comunicação são mínimas e restritas;
	
	as responsabilidades dos órgãos são precisas;
	Respondido em 30/05/2019 09:39:52
	
Compare com a sua resposta: 1- Egoismo provinciano 2- Má compreensão e falta de confiança 3 - Avaliações diferentes 4 - Baixa tolerância à mudança.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804636658)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A teoria de David Mc Clelland sobre o estudo das necessidades do ser humano fora baseado no trabalho de Maslow. Ao se determinar as necessidades do ser humano é possível estabelecer o que pode ou não fazer a diferença quando estimulamos um empregado ao desenvolver as suas atividades. Desta forma é correto afirmar que nas observações feitas por David Mc Clelland as necessidades de poder são aquelas que:
I-Todo ser humano possui quando ingressa em uma nova organização, pois afeta sua necessidade de afiliação.
II- Todo ser humano possui quando é promovido ou mesmo homenageado, pois afeta seu ego.
III- Todo ser humano possui e que afeta seu desempenho no âmbito social, pois o homem é influenciado pelo ambiente.
		
	
	Somente a I e II estão corretas.
	
	Somente a I está correta.
	
	Somente a II e III estão corretas.
	
	Somente a I e III estão corretas.
	 
	Somente a II Está correta.
	Respondido em 30/05/2019 09:47:38
	
Compare com a sua resposta: Temos em Taylor uma visão de baixo para cima, pois começou como operário até chegar a engenheiro. Sua visão era baseada na eficiência e seu foco era nas tarefas. A divisão de trabalho era racional o que levou a criação da fluxogramação. Fayol já era engenheiro e por tanto sua visão era de cima para baixo. Seu trabalho era focado na estrutura. Sua divisão de trabalho era departamental o que levou ao estudo mais apurado dos organogramas e por fim um foco mais apurado na eficácia organizando a empresa no chamado "POCCC" (planejar, organizar, comandar, controlar e coordenar)
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804637566)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Henry Fayol estabeleceu que todas as atividades ou operações de uma empresa poderiam ser divididas em seis grupos. Assinale a alternativa que corresponde a operação de segurança.
		
	
	É a função que trata de captação e da gerência de capitais.
	
	É a função que coordena a sincroniza as demais funções.
	
	É a função relacionada a compra, a venda e a permuta de matéria-prima e produtos.
	
	É a função relacionada à produção de bens ou serviços da empresa (atividade fim).
	 
	É a função que visa proteger os bens e as pessoas de problemas, como roubo, inundações e obstáculos de ordem social, como greves e atentados.
	
	1a Questão (Ref.:201804637205)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O estudo dos movimentos humanos que baseia-se na anatomia e na fisiologia analisado pelo casal Gilbreth, para verificar a produtividade era denominado:
		
	
	Estudo da Linha de Staff
	
	Desenho de Cargos e Tarefas
	 
	Estudo da Fadiga Humana
	
	Estudo de Hawthorne
	
	Produção Customizada
	Respondido em 30/05/2019 10:07:41
	
Compare com a sua resposta: Abordagem contigencial
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804636465)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos participantes. Isto significa que o administrador:
		
	
	É um especialista, assalariado, nomeado por seu superior hierárquico, com mandato por tempo determinado, seu cargo é sua principal atividade, segue carreira dentro da organização e não possui a propriedade dos meios de produção.
	
	É um especialista, assalariado, é escolhido e selecionado pelo seu prestígio social, com mandato por tempo indefinido, seu cargo é sua principal atividade, segue carreira dentro da organização, é um chefe burocrata e possui a propriedade dos meios de produção.
	
	É um especialista, assalariado, nomeado por seu superior hierárquico, com mandato por tempo indefinido, seu cargo é sua principal atividade, segue carreira dentro da organização, é um chefe não burocrata e não possui a propriedade dos meios de produção.
	
	É um especialista, assalariado, é escolhido e selecionado pelo seu prestígio social, com mandato por tempo indefinido, seu cargo é sua principal atividade, segue carreira dentro da organização, é um chefe não burocrata e não possui a propriedade dos meios de produção.
	 
	É um especialista, assalariado, nomeado por seu superior hierárquico, com mandato por tempo indefinido, seu cargo é sua principal atividade, segue carreira dentro da organização e não possui a propriedade dos meios de produção.
	Respondido em 30/05/2019 10:11:17
	
Compare com a sua resposta: T.D.O. nasceu por três razões distintas: ¿ A primeira refere-se aos problemas burocráticos nas organizações.
Para superar suas limitações, quanto dificuldades administrativas, eficiência e lucratividade, empresas com pouco dinamismo concluíram que tinham necessidade de mudar, mudar para crescer e vencer. . A segunda razão foi o conhecimento sistêmico da organização. A partir de uma percepção ampla da organização, o dirigente verificou que o sistema interno precisava adequar-se à realidade do ecossistema: novamente a análise sugeria mudanças. . A terceira diz respeito à tecnologia administrativa que encoraja a mudança.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804637008)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos estudos de Elton Mayo, assinale a opção que NÃO está de acordo com a Experiência de Hawthorne:
		
	
	Mayo realizou estudos sobre a influência da iluminação na produtividade que posteriormente se estendeu ao estudo da fadiga, acidentes de trabalho, estudo das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos operários e a rotatividade de pessoal
	
	Em 1927, o Conselho Nacional de Pesquisas iniciou uma experiência a fábrica de Hawthorne da Western Electric Company, situada em Chicago, para avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção
	
	Com a organização informal, os operários se mantêm unidos através de laços de lealdade. Quando o operário pretende também ser leal à empresa, essa lealdade dividida entre o grupo e a companhia traz conflito, tensão, inquietação e/ou descontentamento
	
	Como uma as consequências da Experiência de Hawthorne está a percepção de que é a capacidade social do trabalhador que estabelece o seu nível de competência e de eficiência, não sua capacidade de executar corretamente os movimentos dentro de um tempo pré-determinado
	 
	Os dados levantados na experiência firmaram que trabalho é uma atividade grupal estando os níveis de produção sujeitos às regras do grupo, porém a produtividade está mais associada à incentivos salariais do que a quaisquer outros tipos de influência ou incentivos
	Respondido em 30/05/2019 10:13:06
	
Compare com a sua resposta: Fatores higiênicos - Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais. Fatores Motivacionais- Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804637002)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Líder que tende a centralizar a autoridade e confiar no poder legítimo, de recompensa e de coerção para dirigir os subordinados.
		
	
	Líder Participativo.
	 
	Líder Autocrático.
	
	Líder Democrático.
	
	Líder Carismático.
	
	Líder Transformacional.
	Respondido em 30/05/2019 10:13:35
	
Compare com a sua resposta: Fatores higiênicos - Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais. Fatores Motivacionais- Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804636843)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma das características da Teoria Neoclássica é o ecletismo que está conceituado corretamente na alternativa:
		
	
	Considera que os fundamentos da administração são critérios flexíveis.
	
	O homem é um ser complexo.
	
	Todas as organizações existem para um fim, para alcançar objetivos e produzir resultados.
	
	As empresas são mecanicistas.
	 
	Ainda que fundamentados na teoria clássica, os autores neoclássicos aceitam e aproveitam conteúdos de outras teorias administrativas.
	
	1a Questão (Ref.:201804637207)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com a Teoria das Relações Humanas, surge uma nova concepção sobre a natureza humana e foram algumas conclusões deste movimento:
		
	
	Importância e existência dos grupos informais
	
	O comportamento social dos empregados é apoiado no grupo
	
	O nível de produção é resultante da integração social
	
	Ênfase nos aspectos emocionais
	 
	Todas as respostas estão corretas
	Respondido em 30/05/2019 10:25:08
	
Compare com a sua resposta: O aluno poderá citar, por exemplo, as características inseridas na ORT. Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Desenho de cargos e tarefas; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de homo economicus; Condições ambientais de trabalho; Padronização de métodos e de máquinas; Supervisão funcional.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804636478)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Schmidt começou a trabalhar. Durante o dia todo e a intervalos regulares, o homem que o orientava com um relógio na mão lhe dizia: "Agora, levante o lingote e ande. Agora, sente-se e descanse. Agora ande; agora descanse." Este trecho retrata:
		
	
	Administração clássica de Taylor
	
	Administração burocrática de Weber
	
	Administração clássica de Fayol
	 
	Administração científica de Taylor
	
	Administração científica de Fayol
	Respondido em 30/05/2019 10:25:52
	
Compare com a sua resposta: Coleta de Dados - Se decide utilizar o DO, faz-se uma pesquisa sobre o ambiente interno, o clima organizacional e procura-se obter dados sobre problemas comportamentais. Diagnóstico Organizacional - Os grupos formados para analisar os dados elaboram planos e fazem recomendações rumo às mudanças. Ação de Intervenção - Por meio de reuniões de confrontação procura-se o melhor relacionamento inter-grupal. Em função da retroação de dados o processo é avaliado.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804636470)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A afirmação "a burocracia é uma organização que se baseia na separação entre a propriedade e a administração" significa:
		
	
	Que os membros do corpo administrativo devem ter a propriedade dos meios de produção.
	
	Que a burocracia é uma organização que se baseia em uma sistemática divisão do trabalho.
	
	Que o capital e o trabalho são sempre incompatíveis entre si.
	
	Que a burocracia se caracteriza pela profissionalização dos participantes.
	 
	Que os membros do corpo administrativo devem estar completamente separados da propriedade dos meios de produção.
	Respondido em 30/05/2019 10:27:59
	
Compare com a sua resposta: R. INTENSIDADE (Integração vertical e horizontal) ¿ Produção integrada, da matéria-prima ao produto acabado e instalação de uma enorme rede de distribuição; ECOMICIDADE ¿ Redução de estoque de matéria-prima e agilização da produção. Contas pagas com maior facilidade. PRODUTIVIDADE
¿ Implantação da linha de montagem e padronização dos equipamentos utilizados, obtendo agilidade e redução de custos.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804637371)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Cada organização deve ser considerada sob o ponto de vista da eficiência e da eficácia, simultaneamente, sendo que: I - A eficácia é uma medida do alcance dos resultados. II - A eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo. Assim sendo, é CORRETO afirmar:
		
	
	Eficiência e eficácias são conceitos evidenciados pelos autores estruturalistas.
	
	A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
	
	Segundo os autores neoclássicos não há necessidade dessa análise simultânea da aplicação dos conceitos de eficiência e eficácia na organização.
	 
	As afirmações I e II são verdadeiras.
	
	As afirmações I e II são falsas.
	Respondido em 30/05/2019 10:29:08
	
Compare com a sua resposta: Métodos e técnicas de trabalho não uniformes; Os gerentes não conheciam os fluxos e tempos de operação; Vadiagem sistemática.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804636622)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Característica básica se dava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia-se do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas Trata-se da característica da:
		
	
	Administração Científica, elaborada por Taylor e seguidores;
	
	Escola Clássica e Teoria Científica da Administração.
	 
	Teoria Clássica da Administração, elaborada por Fayol;
	
	Escola da Administração Científica;
	
	Teoria Humanística;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais