Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

*
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
REFERÊNCIAS
CONCLUSÃO
Estas instruções tem como objetivo auxiliar os autores a preparar e apresentar o pôster para o XI Simpósio de TCC da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI. A área útil máxima do painel para apresentação dos pôsteres será de 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, solicitando que seja obedecida rigorosamente essa forma para evitar que o pôster ultrapasse a área individual (AUTOR, ANO).
Neste elemento, os pesquisadores devem responder às questões da pesquisa correspondentes aos objetivos, sendo breves, exatos e concisos. A conclusão é fruto decorrente da pesquisa.
Descreva neste elemento o objetivo geral do estudo. Não utilize marcadores ou tópicos para descrição deste conteúdo. O texto do pôster deve ser legível a uma distância de, pelo menos, 2 metros.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
KAUARK, F. S; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: um guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
Durante a construção do pôster, o estudante deverá respeitar os direitos autorais de todo o conteúdo que é exposto no trabalho, citando de forma correta os autores utilizados para construção do texto (utilizar a norma da ABNT 10.520). Para elaboração das Referências, utilizar a norma ABNT 6023.
Para pesquisa quantitativas, resultados apresentados sob a forma de gráficos ou tabelas são muito mais efetivos do que blocos de texto. Use legenda para símbolos, e incluía a interpretação dos resultados abaixo de cada gráfico.
Seja qual for a técnica (ou técnicas) de coleta de dados, o objetivo deste elemento é responder, do melhor modo possível, ao problema de investigação formulado e verificar a(s) hipótese(s) elaborada(s). Frequentemente, trabalhos interessantes perdem-se por não alcançarem nível satisfatório de elaboração nessa fase. Um dado não fala por si mesmo. Ele deve ser interpretado à luz de outros dados. Bons trabalhos relacionam informação, não apenas repetem o que outros disseram; devemos realizar as confrontações bibliográficas e apresentar as sugestões encontradas ou definidas na revisão realizada (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 115-116).
MATERIAIS E MÉTODOS
Os elementos essenciais que deverão constar no pôster são: título, autores, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências (referenciar somente os autores que foram citados no pôster). A fonte utilizada para digitação do texto do pôster é Arial (tamanho que permita a leitura a pelo menos 2 m de distância, sugerimos um tamanho mínimo de 36) de modo a facilitar a leitura pelos participantes. A utilização de pano de fundo fica a critério do autor, mas o sugerimos em branco. Para cada trabalho estará reservado, no dia de sua apresentação, um painel para fixação, identificado com o número do pôster. É importante verificar com antecedência, junto a Coordenação de Pesquisa da sua unidade, a data e horário da sua apresentação para que atrasos e intercorrências sejam evitadas.
O autor do trabalho deverá permanecer junto ao pôster durante todo o tempo da sessão para responder às questões dos interessados. O estudante terá o tempo de 10 minutos para apresentação oral; em seguida, os avaliadores terão mais 10 minutos para considerações e questionamentos. As sugestões/solicitações de correção deverão ser apresentadas ao orientador para discussão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO DO ARTIGO CIENTÍFICO
1-Acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI.
2-Professor da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna – FASI.
Carlos Pereira da Silva Neto1; Fernanda de Souza Vasconcelos1; Adriano de Abreu Silva2
XI Simpósio de TCC