Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO – ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL
1 INTRODUÇÃO
O ato de educar principalmente na atualidade, acontece a todo momento e em todos os lugares, atendendo as necessidades de uma vasta clientela. É realizado por diversos agentes, através de varias técnicas, de acordo com o momento em que está sendo vivenciada, por isso a educação está sempre em constante mudança.
	De acordo com OLIVEIRA, 1992, p.30; “[...] o desenvolvimento infantil se constrói na e pela interação da criança com outras pessoas de seu meio ambiente, particularmente com aquelas mais envolvidas afetiva e efetivamente em seu cuidado”.
	 Dessa forma podemos concluir que o adulto é um mediador que vai apresentar o significado do mundo para a criança, oferecendo condições para o desenvolvimento e a aquisição de conhecimentos vivenciados a partir de crenças, valores, habilidades, capacidades etc.
	Neste contexto, ensinar não é tarefa fácil, para alcançar esse objetivo é preciso uma ação intencional, planejada e direcionada para atingir os fins educativos. 
	Sendo assim, o estágio tem grande importância na formação do futuro professor, pois esta experiência é uma importante preparação profissional, na qual esses profissionais têm a oportunidade de colocar em prática e vivenciar todo seu aprendizado.
	 Para Gomes, 2009, o estágio é:
[...] atividade de aproximação com o campo profissional, por tratar-se de uma forma de inserção do mundo do trabalho e na área específica de atuação, de possibilidades de conexão entre teoria estudada e a prática observada nas instituições que acolhem as estagiárias, configurando-se, assim, como um passo importante na construção das identidades profissionais. (GOMES, 2009, p.67)
	
Ao formar professores, busca-se competência para considerar, compreender, envolver-se e comprometer-se na solução de problemas com os quais se defronte. O professor deve ser capaz de criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos alunos. 
Trata-se de uma proposta que tem como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso.
Podemos então concluir que; o estágio tem por objetivo o desenvolvimento do então aluno e futuro educador no qual ele busca levar o conhecimento teórico para a atuação pratica.
Nesse estágio, a proposta é observar a atuação do pedagogo em espaços educativos escolares, as interações pedagógicas, englobando conhecimentos referentes aos fundamentos da educação, da escola e do ensino. 
Esse estágio foi realizado na Unidade de Educação Infantil, pertencente à rede municipal de ensino.
Este relatório tem por finalidade fazer um estudo de observação e docência na Escola de Educação Infantil.
2 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Unidade de Educação Infantil pauta-se em uma Filosofia sócio-interacionista, pois valoriza tanto os aspectos genéticos como ambientais na formação e desenvolvimento do aluno. Embasada em conceitos de Vygotsky, considera que o desenvolvimento do sujeito ocorre a partir das interações com o meio social em que vive. 
Dessa forma, não podemos falar de aprendizagem sem nos referirmos ao contexto em que o indivíduo está inserido. Escola e família são dois meios de comunicação que devem estar intimamente ligados, pois um é à base do outro.
A família é o primeiro contexto de socialização que um indivíduo vive, sendo determinante para seu processo de desenvolvimento e constituição de suas peculiaridades psíquicas e comportamentais. Porém, devido á complexidade social, a família não dá conta de todo processo de socialização, daí a importância da escola. 
A escola é o ambiente externo no qual a família deposita sua confiança e entrega seus filhos para o aprimoramento educacional. Em sintonia com essa demanda social, a escola precisa centrar-se em teorias de aprendizagem, no ato de aprender, de conhecer, de estar aberto ás modificações e se posicionar com flexibilidade diante delas.
Compartilhar saberes e promover uma prática educativa que valorize as características dos alunos e de seu meio social favorece o diálogo, o respeito e a autocrítica. A família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças; e é pensando nisso que a EMEI busca promover uma interação entre escola e comunidade. 
A sala de aula observada possui uma excelente ventilação, é bem decorada, pinturas diversas e coloridas nas paredes, as mesas e cadeiras são de tamanho adequado a idade dos alunos, 01 quadro negro, 01 armário grande, 01 mesa para professor, 01 cadeira tubular almofadadas e 01 aparelho de som em bom estado de conservação. 
A disposição dos alunos é variável, considerando não só as afinidades, mas possibilitando o intercâmbio entre eles. A socialização é feita principalmente na roda de conversas, onde as crianças falam e discutem a respeito de assuntos variados.
Os materiais didáticos utilizados são diversos: livros, revistas, tintas, giz de cera, papel, giz, lápis de cor, palitos de sorvete, Literatura Infantil, teatro de fantoches, dobraduras de papel, massinhas feitas à base de trigo, CDs, etc.
A escola conta também com uma sala dos professores, com banheiro, possui banheiro par o uso dos alunos para ambos os sexos, contem uma área de lazer para as crianças com parquinho e caixa de areia, cozinha, refeitório, pátio coberto, uma merendeira, uma servente e uma inspetora de alunos.
Para apoio às atividades escolares, a escola dispõe dos seguintes equipamentos em uso: 01 aparelho de TV, 01 retro projeto com tela, 01 computador com impressora na secretaria, 01 aparelho de som, 01 máquina fotográfica digital, 01 aparelho de DVD.
Quanto à organização pedagógica da EMEI, o planejamento é feito em nível de unidade, ou seja, segue-se o referencial da Educação Infantil, porém, com ênfase nas peculiaridades de cada instituição. Isto é, conforme abordado no Projeto Político-Pedagógico da unidade de ensino, dessa forma, o professor prepara seus planos de aula que é supervisionado pela coordenadora da unidade.
A escola acredita que o educando compartilha conhecimentos, cria habilidades e forma consciência. Em si o trabalho já é uma potencialidade pedagógica, e a escola torna-o mais plenamente educativo, à medida que ajudamos nossos educandos a perceber o seu vínculo com as demais dimensões da vida humana.
A concepção pedagógica da instituição tem como foco principal respeitar e valorizar as experiências de vida dos educandos e de suas famílias. Tendo como propósito fortalecer nos educandos, a postura humana e os valores aprendidos: a criticidade, a sensibilidade, a contestação social, a criatividade diante das situações difíceis, a esperança. Querendo de este modo formar seres humanos com dignidade, identidade e projeto de futuro.
	Faz-se necessário salientar, que o Projeto Político Pedagógico dessa instituição é de suma importância, pois, foi elaborado por todos os envolvidos no processo educativo; Direção, Coordenação Pedagógica, Professores e Funcionários.
	Essa proposta organiza o trabalho escolar, atende às características do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos, trabalha as diferenças em sala de aula, inclui as experiências culturais respeitando a vivência dos alunos.
Busca soluções transformadoras em seus espaços de diálogo e reflexões, estimulando seus educadores na ponderação de sua prática pedagógica.

Mais conteúdos dessa disciplina