Buscar

apol 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Prática Profissional: Matemática e Tecnologia - Projetos Educacionais
Leia a afirmação: 
Segundo o ditado popular, a necessidade é a mãe da invenção. Movidas pela necessidade, as primeiras sociedades humanas desenvolveram aparatos tecnológicos intimamente ligados aos recursos providos pelo seu meio ambiente e, desde as longínquas ferramentas de pedra lascada, da descoberta do fogo e da agricultura, o fazer matemático sempre esteve presente, ainda que estivesse muito distante da teorização. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão. 
Conforme a afirmação e os conteúdos do livro-base Tecnologias e educação matemática: projetos para a prática profissional, leia as seguintes afirmativas e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. ( ) No início da história da humanidade, o desenvolvimento de produtos e processos materiais e imateriais não se relacionavam com o desenvolvimento tecnológico porque não havia registro matemático desses fazeres.
II. ( ) A observação é parte palpável no processo de criação de uma ferramenta para a sobrevivência.
III. ( ) Considera-se que o desenvolvimento tecnológico da Matemática começou com a criação e o aperfeiçoamento de objetos rudimentares necessários à sobrevivência humana.
IV. ( ) O desenvolvimento tem relação com a criação de processos e produtos e também com a organização desses processos e produtos, culminando no fazer matemático. 
Agora, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – F – V – V
Você acertou!
A afirmativa I é falsa porque, embora não houvesse teoria matemática na pré-história, já existia um desenvolvimento tecnológico para criação e produção de ferramentas. Do contrário, aquelas sociedades não teriam evoluído. A afirmativa II é falsa em razão de a observação ser algo impalpável. A afirmativa III é verdadeira, pois destaca que as sociedades primitivas se desenvolveram graças à criação de utensílios ao para a sobrevivência. A afirmativa IV também é verdadeira, pois o desenvolvimento da criação e organização da invenção dos processos e dos produtos resulta no fazer matemático (livro-base , p. 15).
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – V – F – F
Questão 2/5 - Prática Profissional: Matemática e Tecnologia - Projetos Educacionais
Considere o excerto de texto: 
“Como vimos, há duas espécies de virtude, a intelectual e a moral. A primeira se deve, em grande parte, sua geração e crescimento ao ensino”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARISTÓTELES. Ética a Nicômano. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret Ltda., 2001. p. 31. 
 Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Tecnologias e educação matemática: projetos para a prática profissional, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso. :
I. (.) A responsabilidade pelo desenvolvimento profissional docente é de caráter individual, coletivo, institucional e político.
II. (.) Os entes responsáveis pela formação do professor são: o próprio indivíduo, a categoria e a instituição, em seus contextos sociais, políticos e econômicos.
III. (.) O desenvolvimento é interrompido quando o docente atinge o patamar profissional almejado.
IV. (.) A formação continuada tem validade quando ocorre em universidades, caso contrário não garantirá saberes apropriados ao professor. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V – V – F – F
Você acertou!
As afirmativas I e II são verdadeiras, pois, de acordo com o livro-base, a responsabilidade pelo desenvolvimento profissional docente é do próprio professor, ou seja, de caráter individual, mas também é de caráter coletivo, institucional e político. Todos os entes (indivíduo, categoria e instituição em seus contextos sociais, políticos e econômicos) são responsáveis por esse desenvolvimento que ocorre durante toda a carreira, tendo em vista que carrega em si um caráter de formação permanente. As afirmativas III e IV são falsas, pois a formação continuada ocorre após a graduação e continuamente e pode se referir a cursos que ocorrem até na própria escola (livro-base, p.91-93).
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	V – F – V – F
Questão 3/5 - Prática Profissional: Matemática e Tecnologia - Projetos Educacionais
Atente para a afirmação: 
“Em certa época tive a oportunidade de estudar por três meses em Seattle, Washington, EUA. Uma funcionária da companhia Boeing, fabricante de aeronaves, me convidou para conhecer uma das unidades de fabricação na cidade de Everett. Fiquei muito impressionada com o gigantismo do lugar, das peças, do maquinário e da quantidade de operários, técnicos e engenheiros e, por outro lado, com o preciosismo dos detalhes de todo o processo”. 
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão 
Considerando os conteúdos do livro-base Tecnologias e educação matemática: projetos para a prática profissional sobre tecnologia e técnica, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Um aparato que melhora a qualidade de vida do ser humano pode ser chamado de tecnologia ou de técnica.
	
	B
	A técnica contém elementos intangíveis, relacionados aos sentimentos dos indivíduos.
	
	C
	Técnica e tecnologia são sinônimos, indicando exclusivamente os processos na fabricação de produtos.
	
	D
	Tecnologia é o processo para fabricação de um determinado aparato e técnica é o aparato em si.
	
	E
	A técnica tem em si os elementos do como fazer, desenvolver, produzir e ainda as teorizações resultantes da prática.
Você acertou!
A resposta correta é a letra e, pois a técnica é o conjunto dos conhecimentos e procedimentos para fazer, desenvolver e produzir, e nela se encontram as teorias provenientes da prática, dos testes e da manipulação (livro-base, p. 24-27).
Questão 4/5 - Prática Profissional: Matemática e Tecnologia - Projetos Educacionais
Leia o fragmento de texto: 
“A necessária renovação do ambiente educacional, incorporando a relação do homem e da tecnologia, requer uma redefinição importante da profissão docente, de tal forma que se assumam novas competências profissionais no âmbito da construção do conhecimento pedagógico, cientifico e cultural”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em NAVARRO, E. R.; KALINKE, M. A. O uso da lousa digital em aulas de matemática. Disponível em: http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPTEM/I_EPTEM/paper/view/895/614. Acesso em: 22 abr. 2019. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Tecnologias e educação matemática: projetos para a prática profissional sobre as consequências do uso de tecnologias digitais de acordo com Oleg Tikhomirov, leia as alternativas e assinale a correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O computador substitui a mente criativa humana.
	
	B
	As tecnologias digitais reorganizam o pensamento humano.
Você acertou!
A alternativa b é a correta, pois, segundo o livro-base: “Tikhomirov [...] desenvolve a teoria da reorganização do pensamento. Para o pensador russo, nós estamos sendo confrontados não com o desaparecimento do pensamento, mas com a reorganização da atividade humana e o aparecimento de novas formas de mediação na qual o computador como ferramenta da atividade mental transforma essa mesma atividade” (livro-base, p. 75-76).
	
	C
	Sem o computador, o ser humano não consegue mais aprender.
	
	D
	As variadas tecnologias digitais possuem a capacidade de suplementar os pensamentos humanos.
	
	E
	O uso de tecnologias digitais facilita o conteúdo.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Matemática e Tecnologia - Projetos Educacionais
Observe a imagem abaixo:
 
Após esta avaliação, caso queira acessar a imagem, ela está disponível em https://pixabay.com/pt/anatomia-biologia-c%C3%A9rebro-1751201/. Acesso em 24 abr. 2019. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Tecnologias
e educação matemática: projetos para a prática profissional sobre o uso de TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) na escola, assinale a alternativa correta:  
Nota: 20.0
	
	A
	A natureza das TIC é a mesma dos materiais didáticos, por isso são apropriadas no ambiente escolar.
	
	B
	Os professores realizam um trabalho técnico e intelectual para a apropriação destas tecnologias, ‘didatizando-as’ para o uso na escola.
Você acertou!
A resposta correta é a letra b porque percebendo a importância destas tecnologias na aprendizagem, os educadores trabalham técnica e intelectualmente para adaptar estas tecnologias com eficiência para a educação. Quanto à natureza, as tecnologias digitais têm natureza distinta dos materiais didáticos e boa parte não foi pensada primordialmente para a área educacional, mas seu uso auxilia os estudantes na concretização de conceitos matemáticos, por exemplo, sendo um caminho indicado. (livro-base, p. 68-69).
	
	C
	A maior parte das tecnologias digitais foi concebida para uso educacional e intelectual.
	
	D
	Uma vez que as TIC são voltadas para a educação, os professores têm facilidades pedagógicas ao usar estas ferramentas.
	
	E
	Didatizar as TIC para uso na escola não é o caminho mais indicado, pois nem todas as escolas possuem equipamentos adequados à aplicação prática destas tecnologias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais